Após passar por várias experiencias não satisfatórias, decidi que nunca mais peço o menu degustação (1) de um restaurante.
Os bons restaurantes, sobretudo os restaurantes que entram na categoria gastronômicos, possuem com frequência esta opção. Abrimos o cardápio e lá está, antes mesmo das outras escolhas, o famoso menu. Às vezes ele apresenta uma versão simples, somente os pratos, e outras vezes a versão completa com a harmonização dos vinhos.
Mas do que se trata?
Com esta proposta, o restaurante deseja apresentar as melhores receitas do chef. O objetivo é mostrar ao cliente uma gama variada de sabores e texturas e seduzi-lo com o que o restaurante tem de melhor. Este menu propõe um número elevado de serviços, duas ou três entradas, pratos principais e sobremesas.
Teoricamente a proposta é excelente. Mas na realidade ela é decepcionante por duas principais razões.
Com seis ou mais serviços, a quantidade de cada prato é imperativamente pequena. Do início até o fim da refeição temos uma série de pequenas porções. Um desfile de pequenas entradas, de pequenas pedaços de carne ou peixe e, para finalizar, mínimas porções de sobremesas.
Este é o primeiro defeito desta proposta. No final da festa, eu não tenho mais fome mas não estou satisfeita. A sucessão de pequenas quantidades não consegue substituir o prazer de uma boa entrada, um bom prato principal e de uma boa sobremesa.
Todas as vezes que pedi o menu degustação, o primeiro serviço já foi acompanhado pelo desejo do “quero mais”. Este sistema nos impede um real mergulho no sabor do prato através de várias e gourmandes garfadas. Ficamos ali ciscando pedacinhos.
E, para agravar a situação, o tempo é longo demais. Este é o segundo defeito. Os inúmeros pratos pedem um tempo mais dilatado que o da tradicional refeição francesa. E nada pior do que uma refeição que se eterniza.
Esta opinião reflete meus gostos e manias. Imagino que a maioria goste, visto que encontramos esta opção com frequência.
(1) Este menu pode adotar vários nomes. Com frequência ele se chama degustação, mas pode ser apresentado de acordo com a imaginação do chef.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias à venda no site Minha Viagem Paris. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
sandra
O menu degustazione è para comensais de ottimo e altissimo paladar… e tem que ter paciença. Nao è adapto a pessoas que muita fome de comer com pressas. http://labirosca.blogspot.it
Paula
Eu também odeio menu degustação….Sempre saio passando mal; dizem que as porções são pequenas, mas aí vem amuse bouche, pré sobremesa, pós sobremesa etc… e sempre tem algum no meio que não apetece, isso claro como você mesma disse pode demorar horas e chega um ponto que acaba a fome, o assunto e o jantar vira tortura!
Marcos
Parabens pelo trabalho, sempre leio esses posts com enorme prazer. No caso desse, eu não concordo, tenho a impressão que essa noção de “ficar satisfeito” tem muito de uma tradição alimentar luso-brasileira. Como são restaurantes que não irei diversas vezes, a degustação me permite um passeio pela cozinha. Tive boas experiências em diversas grandes cidades, certamente em Paris algumas. Mas o ponto onde eu acho que você tem razão é na harmonização dos vinhos. Nunca encontrei um conjunto satisfatório dentro de uma expectativa de preços razoável. Depois de diversas tentativas acabei decidindo ficar num vinho só, escolher uma boa garrafa, ou, no máximo, pedir uma taça em separado para um certo prato. Acabo gastando menos e termino mais feliz.
eymard
Marcia e Daniel,
isso é para provar que há espaço também para o menu degustação, claro! Quando é bem executado (e, Daniel, voce esta falando de um 3* michelin. Obrigação de ser perfeito).
Entendo a Lina e compartilho com ela é o exagero. Fomos, na Italia, em um excelente menu degustação (Combal zero, chef David Scabin). Ao final o chef nos convidou para irmos a cozinha. E, lá, perguntou (e anotou): qual prato nós manteríamos; qual prato nós tiraríamos; o que mais gostamos, etc…Enfim, no caso de menu degustação o chef tem mesmo que estar atento para equilibrar sem torna-lo enfadonho. E o serviço há de ser leve. Sem afetação.
Fala sério, Márcia, Per se é covardia! Voltemos juntos.
Marcello Brito
Concordo inteiramente com o post.
Como toda a regra, existe a exceção. Mas na média os menus degustação, mesmo em restaurantes estrelados, são a coroação do excesso: sempre desiguais e sempre longos demais. A partir do quarto serviço nao há obra-prima de textura, sabor e apresentaçao que resista ao singular.
Mauricio Christovao
Je suis Lina!!! Menu degustação pode ser bom para ficar com os amigos numa mesa grande, sem a menor pressa, curtindo tudo, a bebida,as comidinhas(tem que ser pequenas, claro!), e a companhia. Fora isso, prefiro o tradicional entrada, prato principal, sobremesa, um expresso et l’addition, s’il vous plaît!!!
Luciana Rodrigues - Turismo em Roma
Já fiz a seguinte coisa: pedi que acrescentassem um prato principal completo ao menu degustação. Foi uma ótima solução para provar muitas coisas e não ficar “ciscando” no prato.
Marcia Lube
Daniel Reynaldo
Interessante o seu comentário.
Anotei o nome do hotel e quando for possível, estando em Paris, irei conhecer o lugar onde você estagiou.
Marcia Lube
Realmente é o gosto de cada um !
Tive experiências interessantes, diferentes.
Em algumas acertei, em outras não gostei.
Se no restaurant Da Hélène Darroze e no Véfour o menu fechado foi um sucesso, o mesmo não diria para o L’Asperge .
Entrée.Plat.Dessert: perfeito no Septime por 30E.
E apenas Plat et Dessert no Les 110 de Taillevent.
O sucesso da escolha sempre depende do momento!
E fala sério Eymard, sabe que adorei o funcionário de terno, com o cabelo engomado, fazendo mesuras, recitando os pratos e nos servindo lá no Per Se. Foi um almoço glorioso !!!
Alessandra Gabino
Acho que as opiniões contra e a favor refletem, justamente, a questão do gosto de cada um e a ocasião. Acho que se você vai a um restaurante para viver “uma experiência única”, o menu degustação se encaixa perfeitamente! Acredito que a comida, neste caso, é a atração principal, onde ela vem se apresentando como “canções em um show”! Porém, como experiências únicas, não é uma coisa que a gente faça todos os dias, tem o seus momentos e ocasiões especiais, comemorações, viagens etc. Agora pra quem sai pra jantar com frequência, experimentar um prato preferido, ou curtir um clima de romance, acho que um jantar tradicional, com entrada, prato principal e sobremesa combina mais 🙂