A crise parece iminente!
Uma associação ultra-reacionária organiza um movimento contra a exposição de Murakami em Versailles. O argumento principal: ” ...nós não somos adeptos do choque de culturas e o espírito francês é mais comedido que o americano-japonês. Nós não gostamos dos falos em série fabricados pelo senhor Murakami nem dos seus pequenos personagens que ejaculam”.
Anotado.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
josé rodrigues
Fico pensando, qual a proporção de visitantes de Versailles é de turistas que visitam o local pela primeira e talvez única vez, ou então que demorem anos para retornar.
Imagino que os turistas sejam a maioria absoluta e não os locais e pessoas interessadas neste tipo de exposição.
Parto daí para considerar um absurdo a escolha do local pois gera uma situação prejudicial para um número enorme de pessoas que auxiliam na manutenção do local com o pagamento dos ingressos e a propaganda para futuros turistas.
Outra coisa, ainda que se queira fazer a exposição no local, que tal fazer de um modo que permita aos não interessados ao menos apreciar alguns itens importantes ou espaços essenciais de forma livre ou talvez, quase livre com a possibilidade de desviar das peças.
Alguém que esqueci o nome sugeriu aplicar o photoshop nas fotos para apagar a exposição, é esse o absurdo que me refiro, que tal colocar de uma forma que os que não querem fotografar as peças possam fazê-lo a partir de certos ângulos.
Quanto à comparação com a pirâmide do Louvre, a considero infinitamente menos invasiva e prejudicial para a visitação do que o pouco que vi desta exposição sendo possível contornar sua presença para aqueles que não querem que ela apareça nas fotos, apesar de ser inevitável caso fotografada do páteo em frente ás Tulherias.
A polêmica desejada foi atingida mas às custas de muitos visitantes prejudicados, será que vale a pena?
Luciana Albuquerque
Tem uma coisa de mundo ideal em alguns comentários que também me incomoda. Chato ou não Versailles assim como tudo na vida terá variações de acordo com uma série de fatores, inclusive esses artísticos. Eu por exemplo, pela profissão, professora, já fui no inverno e certamente sempre voltarei nessa época. Não é o palácio florido, com tudos os monumentos descobertos como eu gostaria, mas amei, foi como era pra rolar naquele momento e isso também é hístória de um percurso que fez parte do imprevisível assim como quase tudo nas viagens.
Nem sempre é o ideal e é por isso que fica tão interessante.
Viva o imprevisível, e nesse caso, gostando o não do japonês, é inegável, surpreende, bem ou mal.
Priscilla N.
Espero de coração que ao visitar Versailles pela primeira vez em minha vida, em janeiro/11, não me depare com nenhuma exposição desse tipo. Quero ver o palácio na íntegra, quero mergulhar na história do local, no encanto de uma época. Versailles me fascina e eu definitivamente odiaria ver essas obras misturadas aos clássicos do château! Nada, absolutamente nada contra a arte moderna, aprecio bastante, mas “cada um no seu quadrado” !
Jose Mauricio
Vocês lembram da exposição(Leviatan Thot) do artista brasileiro Ernesto Neto no Pantheon, em 2006? Acho que para os franceses, ele(o Pantheon) é mais sagrado que Versailles, pois lá repousam vários heróis e vultos importantes da França. Aquilo foi uma “intervenção” no sentido mais radical do termo, com enormes sacos brancos recheados de bolinhas plásticas, pendurados nas estruturas do edifício. Deu um toque surreal a um local tradicionalíssimo. Agora vou ter que voltar ao Pantheon para fotografar o Pêndulo de Foucault sem nada na frente, por favor!!!
HUGO DE CARVALHO
BETH E EYMARD
Beth você falou em “revisitar” o Palácio com a exposição. Eu também não. Mas nós somos privilegiados por podermos visitar Paris com uma certa frequência e, sobretudo, já conheçemos Versailles sem os adereços do Murakami-Pokemon. E aqueles que estão indo pela primeira e talvez última vez? Não teriam direito de conhecer o palácio como ele é ? Não haveria outro lugar em toda Paris para expor os Pokemons ?
Eymard: Usei a expressão “sagrado” no sentido figurado, como lugar a ser respeitado pelo seu significado histórico – um templo da humanidade. Continuo acreditando que a exposição é uma agressão incivilizada ao conjunto arquitetônico, artístico e histórico de um palácio relacionado a eventos históricos que mudaram o mundo.
Como foi dito por varios comentaristas acima “A exposição dos pokemons passa; Versailles fica”. É verdade, porém fica para os parisienses e franceses em geral, mas não para os visitantes que cruzaram o ocenado para ver o palácio da corte de Luiz XVI e acabaram vendo uma espécie de disneylândia.
Jorge Von Ah
Estes bonequinhos não fariam parte do visual da minha sala, hehe… Por mais moderna que ela seja (tenho um pouco de toy art estrategicamente posicionada e alguns moveis desconfortaveis, admito). Mas sou um pouco humilde quando penso neste mini-debate. Não tive o trabalho de procurar qualquer tipo de argumento da curadoria para justificar o artista estar presente em um local especial como este. Por outro lado, sou leigo para me colocar numa perspectiva critica e pagar alguns euros pelo ingresso não me daria o direito de exigir os ambientes intocados e decorados conforme o senso comum presume. Volto para Paris na semana que vem e Versailles não vai fazer parte do roteiro, mesmo tendo gostado da minha primeira visita. Se fosse inevitavel, curtiria o momento, levando pro lado de que uma loucura dessas seria um privilegio, uma pequena parcela dos visitantes do palacio teve a oportunidade de contemplar algo tao insolito e surreal (imaginem uma foto sua ao lado de um boneco desses daqui 20 anos – quanta historia não renderia). Mas esta abordagem funciona apenas para os que enxergam todos os atropelos da vida como algo positivo. Infelizmente, somos poucos.
Luciana Albuquerque
Vão-se as exposições, fica Versailles.
A associação ladra e as exposições passam.
Já que é pra apoiar a liberdade de expressão, me permiti tamanhas bobagens! Aprendi a lição: Falem mal, mas falem de mim!
Beth
Madá
No início eu fiquei chocadíssima com a construão das pirâmides!
Mas com o tempo acabei me conformando e até gostando, risos.
E o Louvre saiu ganhando….
Faiga
Concordo plenamente com a posição da associação.
Não é que não seja arte, mas Versailles não é o lugar apropriado para esta exposiçao.
Abs a todos!
Madá
O que dizer das pirâmides bem no meio do pátio do Louvre ?