A crise parece iminente!
Uma associação ultra-reacionária organiza um movimento contra a exposição de Murakami em Versailles. O argumento principal: ” ...nós não somos adeptos do choque de culturas e o espírito francês é mais comedido que o americano-japonês. Nós não gostamos dos falos em série fabricados pelo senhor Murakami nem dos seus pequenos personagens que ejaculam”.
Anotado.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
Beth
Jorge
Risossss
Jorge Fortunato
Assim como Eymael que sonha chegar ao segundo turno, eu também sou otimista!
e o que isso tem a ver com a nossa discussão aqui? Nada, mas não pude resisitr ao entusiasmo do Eymael, o democrata cristão!
Eymard
Hugo, em geral concordo com os seus comentarios. Mas acho um exagero dizer que Vesailes é um lugar sagrado! Nao! Versailles, definitivamente, é bem profano! As peças nao desrespeitam o lugar. Apenas contrastam. Nao vejo ato de “incivilidade”. Voce jogou pesado no comentário (risos).
Beth
Eymard
Esse seu comentário sobre Maria Antonieta me lembrou o filme cult das meninas de hoje, risos. Laurinha adorou o tenis “all star” misturados com os sapatinhos de época. Sem falar nos doces do Ladurée. E eu adorei o som do filme, maior balada. S. Coppola sabe das coisas….
Eymard
Marcelo Mod, dá para imaginar o erotismo de Maria Antonieta? Ela adoraria Hello Kitty; madona, Lady Gaga…(risos).
Estou com Marcello Brito, Beth e os que se manifestaram aqui no sentido de relativizar o impacto.
Normalmente nao gosto de arte(?) contemporanea. Do tipo: entrar em um iglu para ver uma latinha de coca cola (sim, ja me aconteceu no Pompidou).
Mas gosto desse tipo de transgressao da curadoria do Versalles. Da o que falar. Tira o pó! Gera polemica. Gostemos ou nao das peças do Murakami. Isso é outra coisa. Viva a liberdade de expressao!
Beth
Hugo
Já que a exposição do Murakami está lá, não tem porque deixar de visitar o Palácio. Afinal, foi uma decisão da Curadoria do Patrimônio, que é das mais eficientes, caso contrário o monumento não estaria tão bem conservado até hoje….
Quando estive lá este ano havia outra exposição de um escultor contemporâneo que não interferiu em nada no meu prazer em revisitar o castelo. Assim como, uma vez, visitando o Museu Rodin, também lá encontrei uma exposição de esculturas contemporâneas italianas. Aliás, este ano vai ter uma exposição do Henry Moore no Rodin, vi o anúncio esses dias. Combinar arte contemporânea com o acervo da casa é um hábito tradicional na França.
Eu fui contra a construção da Tour Montparnasse (participei até de passeata contra) que continua lá apesar da minha vontade, risos. Mas não é por isso que eu vou deixar de ir a Paris sempre que puder…
Um abraço.
HUGO DE CARVALHO
Olá Beth
Respeito a sua opinião, assim como a todos os demais que aprovam as exposição do Murakami em Versailles. Entretanto, como seu fã de caderninho, sempre acompanhando seus bons comentários aqui no Conexão Paris, confesso que fiquei surpreso com seu comentário não vendo “nada demais na interferência das obras de Murakami no palácio de Versalhes”.
Os franceses podem até gostar, mas Versailles está além do entretenimento dos franceses. Não é um local de simples entretenimento, é um monumento histórico. Pessoas atravessam oceanos para conhecer Versailles de Luiz XV, da Revolução Francesa, de Maria Antonieta. A maioria só tem oportunidade de fazer isso uma vez na vida, quando muito. Não é justo que, ao chegarem para realizar um sonho, se deparem com o palácio transformado em um parque de pokemons
Lugares como Versailles não são apenas bonitos; não são apenas para serem vistos como uma tela na parede. São quase sagrados; são monumentos da humanidade. Versailles, particularmente, está ligado a grandes eventos, Seus cômodos e salões evocam histórias de muito sofrimento, de muito sangue. É emocionante ver o quarto de Maria Antonieta, imaginar os bailes no salão de espelhos. Não poderia ser maculado dessa forma. É paradoxal que um dos países mais cultos do mundo de um exemplo de tamanha incivilidade.
Eduarda
Não tomem como provocação, pois é sincero :-passado o susto inicial, não acho que o ESPÍRITO dessas esculturas verdadeiramente se choque com o ESPÍRITO de Versailles. Para mim há entre eles uma verdadeira concordância no âmbito dos seus ditames estéticos. Hoje, Maria Antonietta pode não estár por lá, mas vemos essa “bonequinha de luxo” siliconada como seu fantasma com “vestes” de nossa época…Aquela outra “monstrinha-robô” faria no presente as vezes das intriguentas cortesãs da rainha? rsrs Enfim, para mim a exposição cumpre, sim senhores, um papel bem interessante!
Marcelo "Mod"
O apelo erótico da boneca da segunda foto, ficaria bem no museu do sexo em Amsterdam. Ah, tá bom… em Nova Iorque também. Mas no Château de Versailles? Rsrsrs.
Carla B.
Marco Antônio,
Você citou o Romero e vou lembrar também do Aldemir Martins igualmente talentoso. Gosto muito de ambos. Eles brincam muito com cores vibrantes.