A crise parece iminente!
Uma associação ultra-reacionária organiza um movimento contra a exposição de Murakami em Versailles. O argumento principal: ” ...nós não somos adeptos do choque de culturas e o espírito francês é mais comedido que o americano-japonês. Nós não gostamos dos falos em série fabricados pelo senhor Murakami nem dos seus pequenos personagens que ejaculam”.
Anotado.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
Viviane
Paris não se resume a Versailles, se os malditos bonecos aparecerem nas fotos utilizem o photoshop para retira-los.
LUCIANO MELO
O problema é que o artista está utilizando um público que não é dele e na grande maioria não quer ser seu público. Perguntem na entrada de Versailles quantas pessoas estão indo lá para a exposição. É facil alavancar um artista e depois dizer que ele fez uma esposição que foi vista por dezena de milhares de pessoas.
Luiz Junior
Pessoal, o tema é, no mínimo, perturbador. A função da arte sempre foi, e é, instaurar a dúvida, movimentar a alma de quem a vivencia. Esbarrar com obras do porte que vejo nas fotos acima éaterrador. Indo a um dos lugares mais tradicionais da França – senão do mundo, pelo papel político que representou até o século XVIII – e encontrar essas esculturas me faz pensar exatamente no que um museu representa: um emaranhado de artigos de valor histórico, ou um local de interação de culturas, um mergulho na diversidade humana. Sou fiel à curadoria de Versailles, creio que eles devem ter pensado muito no que fariam, até chegar a essa conclusão. Está certo, ver uma boneca de acrilico (será esse o material?) ao lado de um busto sacralizado é reprovador. Mas não seria a arte uma reprovação aos padrões pré-estabelecidos?
Fica a pergunta…
Will
Considero que todos que estão defendendo essa exposição de gosto duvidoso (para os outros, pq para mim não tenho dúvidas de que é uma exposição horrorosa) é porque não tiveram o desprazer de, justamente quando fizeram a tão sonhada viagem para a França se depararam com esses malditos bonecos com cara de capeta bem no meio de TODOS os ambientes do lugar (inclusive os jardins). Eu sonhava em conhecer Versalhes desde que vi uma imagem do castelo num livro de história da 5ª série, aí vc planeja, faz a viagem e aí a maioria das fotos do lugar são “premiadas” com essa exposição. Lamentável, é o mínimo que posso dizer.
Respeito todas as formas de arte, mas numa cidade com inúmeros museus (inclusive de arte moderna e contemporânea), para quê “misturar os assuntos”? Acho que se alguém estivesse com vontade de ver esse tipo de arte, se dirigiria para o Georges Pompdou ou coisa que o valha. Ou mesmo em Versalhes, que tem dezenas (pra não dizer centenas) de cômodos que estão vazios, poderia-se concentrar os trabalhos de qualquer exposição paralela e abrir aquele espaço só para isto. Então, quem comprasse o ingresso para Versalhes e tivesse interesse em conhecer tal “anexo”, visitaria, sem custo adicional. Agora, misturar? Em Versalhes NÃO. Fica meu protesto veemente!
Adalgisa
Fico feliz em ver que as pessoas estão se posicionando contra essa exposição. Eu fui a Versailles na semana passada e achei muito ruim ver esses bonequinhos horrorosos misturados aos objetos de arte, quadros e relíquias do Castelo. Fui lá para ver o “passado” como bem disse um amigo anteriormente e me deparei com essas coisas que atrapalharam minha contemplação de Versailles como ele é realmente. Os bonecos estão espalhados por todo os cantos, inclusive na sala dos epelhos, nos aposentos reais, enfim…. uma discrepância total. Passei o dia lá e presenciei o descontentamento da maioria das pessoas que visitavam o local. Registro aqui minha indignação!
LUCIANO MELO
Se a exposição tem o objetivo de agredir e se propõe a isso, ela está totalmente inadequada ao lugar. A grande maioria das pessoas que vâo à Versailles (como eu) nâo vai lá para ser “agredidas” e sim para ver a cultura de um outro período. Quem quiser contemplar as obras desse tipo de artista deve ir para galerias e museus com estas características, assim como quem quer praia, mar e sol vá para o Rio de Janeiro e não para Paris.
Priscilla N.
Concordo com a Carla B.
As pessoas que vão a Versailles estão querendo ver o passado, se encantar com um estilo de vida, a arte, a história, o brilho de uma época.
Acho que esse tipo de exposição deveria ir pra outro lugar. Versailles definitivamente não é pra isso.
katya leitzke
Depois que escrevi fui ler os comentários!
Hugo,
Voce disse TUDO o que eu penso!
katya leitzke
Não pude deixar de opinar.
Há vários tipos de arte. Essa não me agrada, mas é gosto próprio.
O que eu acho que realmente não tem nada a ver é inserir essa arte ultra conteporânea dentro de Versailles!! Acho que o objetivo foi chocar, mas ficou de muito mal gosto, no meu poto de vista.
Pra mim, Versailles é intocável! Esas inserções eventuais – mesmo a carruagem do ano passado no portão, que eu achei muito bonita – pra mim agridem – mais do que a arte exposta lá – a própria história que o lugar representa.
Afinal, quem vai a Versailles vai pra ver o local, os ambientes, as coleções, e não o que eventualmente possa estar exposto temporáriamente mas não diz respeito ao local.
Novamente “na minha opinião”, seria como colocar o zé colmeia na basílica de São Pedro.
E pelo jeito dessa vez veremos uma nova Journé em Versailles!
Katya
Carla B.
Marcelo,
Se há opção em apreciar ou não tal exposição, está perfeito. Quanto à política cultural impecável eu discordo sem conhecer o artista em tela porque, apesar de ser efetivamente uma política cultural, para mim está longe de ser impecável quando em prol dela permitimos eventos dissociados do lugar e público que frequenta o palácio. Repita-se que não conheço o artista e me refiro apenas ao modo alternativo de atrair interessados em visitar um patrimônio cultural dessa natureza, visto que a polêmica é essa. Abraço,