A crise parece iminente!
Uma associação ultra-reacionária organiza um movimento contra a exposição de Murakami em Versailles. O argumento principal: ” ...nós não somos adeptos do choque de culturas e o espírito francês é mais comedido que o americano-japonês. Nós não gostamos dos falos em série fabricados pelo senhor Murakami nem dos seus pequenos personagens que ejaculam”.
Anotado.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
98 Comentários
eidia
Foi assim com o Centro George Pompidou, com as Pirâmides do Louvre, com a Biblioteca Miterrand. Não é fácil esta mistura do tradicional com o moderno. Mas, no fundo, o povo sabe muito bem separar o joio do trigo. E sobrevive o que é bom.
Jose Mauricio
O que é arte? Essa é a pergunta de um bilhão de euros… Confesso a minha quase total ignorância no assunto, apesar de frequentar museus, exposições, bienais, etc. Mas gosto de ver contrastes como o embate Murakami x Versailles. Quem ganha? Acho que nós ganhamos, por vermos Versailles com um “olhar de estranhamento”, que pode enriquecer nossa percepção. E daqui a pouco Murakami vai embora e Versailles ficará…
Marcello Brito
Arte nao é só o divino, a beleza , o belo e a harmonia.
Primeiro ela se libertou de deus, do divino, ali pelo renascimento.
depois ela incorporou a brutalidade no barroco com mil cabeças cortadas e esguichos de sangue.
Depois no romantismo ja foi a vez do sublime e do horror.
A invenção da fotografia, do cinema e o impressionismo, separou definitivamente a arte da reprodução do que se via a frente.
A arte se tornou livre então para discutir questões ligadas a propria arte.
A arte de Murakami, neste caso, esta mais exatamente na violencia do contraste que suas peças fabricam do que nas proprias peças.
E o objetivo é alcançado plenamente com toda essa repercussão.
O rei estave nu em versailles antes da revolução e Murakami sublinha esse fato, dessacralizando o espaço.
Por fim, a arte e o homem precisam de liberdade e espaço para brilhar, para criar e mesmo que a atual politica da frança deporte ciganos e queira padronizar o vestuario, essa terra ja foi o espaço da igualdade, fraternidade e liberdade.
jorge fortunato
Bom dia!
É lamentável tudo isso. Atualmente existe um vale-tudo em nome da arte. Até animais morrerem de fome. Lembram do episódiodo cachorro? Até gosto de contrastes, mas a produção deste artista, não agrada mesmo. Se estivesse em Paris fugiria até Versailles e iria protestar também. Não sou contra às intervenções mas acho que certos lugares deveriam ser respetiados pelo seu contexto histórico. Versailles é um palácio de sonhos e encanta os olhos dos visitantes não precisa de mais nada. Apoio o protesto.
LUCIANO MELO
Hoje em dia é ¨politicamente correto¨ chamar tudo de arte, inclusive pinturas feitas por chimpanzés que receberam ótimas críticas de especialistas. Desculpem minha ignorância sobre o tema…
Cláudia Oiticica
Eu gosto de intervenções contemporâneas, mas a obra do Murakami chocou demais com Versailles, ao contrário da do Xavier Veilhan e do Jeff Koons nos anos anteriores.
Mariana,
com trinta anos morando em Paris, a Lina vez por outra mistura os idiomas e até inventa palavras.A gente já se acostumou. Um charme a mais,rrss.
Wally
Lá por nao gostarmos não quer dizer que não seja arte….
LucianaZ
Em nome da liberdade de expressão, as pessoas estão permitindo cada coisa horrorosa, tipo expor esses bonequinhos de “animê” no lindo Palácio de Versailles.
Viviane
Realmente essa segunda foto não parece ser de uma obra de arte!!!
Mariana
o correto seria crise EM Versailles
conexaoparis
Obrigada Mariana
Vou corrigir.