Dia 19 de julho 1870 Napoleão III declarou guerra à Prussia. Três meses mais tarde os parisienses se viram bloqueados pelo exército prussiano e famintos.
Prevendo dificuldade de abastecimento, o governo tinha feito um estoque de cereais e carnes salgadas na Opéra Garnier. Com o bloqueio o estoque desapareceu rapidamente e a população se encontrou diante de armazéns vazios.
A primeira solução foi vender peixes pescados no Sena e nos lagos do Bois de Boulogne.
Em seguida, dia 7 de novembro, na frente do Hotel de Ville no centro de Paris, foi instalado um mercado de ratos: 60 centavos o rato estrangulado na hora ou 75 o rato já limpo e pronto para ser assado.
Os membros da Academia de Ciências degustaram o roedor e consideraram a sua carne superior à carne do cavalo, do cachorro e do gato.
Um grande chef da época, Choron, criou uma receita de rato ao pistache, perfumado com champagne Napoléon e servido com uma salada de cresson.
O Zoo do Jardin des Plantes forneceu durante algum tempo carne fresca.
O mesmo chef serviu no Natal de 1870, consommé de elefante, terrine de antílope, civet de canguru, lombo de lobo e pés de elefantes cozidos com cebola, alho e vinho do Porto.
O artigo acima é um resumo de um artigo escrito por Gérard Cagna, chef e jornalista francês. Nas minhas divagações, após a leitura do artigo, fiquei pensando na extraordinária capacidade deste povo de transformar qualquer produto em prazer gastronômico
Leia o artigo de Gérard Cagna publicado no Nouvel Obserbateur aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
Roberto Corrêa Gomes
Conheço esta loja, fica no Les Halles, próxima ao Arco dos Inocentes. A vitrine é de arrepiar…
Lilian
Que achado esse website! Ao ler esses textos, estou ainda mais empolgada com a mudança para a Cidade Luz, programada para o fim do mês. Imagino que esteja ocupada, mas adoraria tomar um café com você um dia, Lina.
Lina
Lilian
Será um prazer. Aguardo o contato.
ricardo s.
A fome é o maior e melhor tempero para uma comida, mas confesso que prefiro um churrasquinho de gato a encarar o seu inimigo roedor.
Tatyana mabel
Joe, somos conterrâneos… Papa-jerimuns… Melhor que papa-ratos… Rsss um dia quem sabe encaro um preá… E uma lembrança meio assombrosa da minha infância nas ferias no interior ainda nao superada…. Um dia viro gente grande e aiiiii…. Em tempo: Joe, tomei nota das suas sugestões de leitura! Obrigada!
Tania Baiao
A fome deve realmente ser o melhor tempero.
Minha avó, veio fugida da Ucrânia, logo depois da grande fome por lá, e contava cada história…
Luciana Rosa
Esse ratos dão uma má impressão…
Eliana Barbosa
Lina…os bichos são de verdade?
Lina
Eliana
Esta vitrine pertence à uma loja que vende raticidas. Os bichos são de verdade.
clau spitz
Luciano,Madá..se não estiver enganada esta é a vitrine da Aurouze,em Les Halles,uma loja especializada na eliminação de animais nocivos e que existe há mais de 130 anos.
Quando levei meus filhos a Paris pela primeira vez ,levei-os lá por conta do filme Rattatoille(rsrs).
Eliana Barbosa
Joe, concordo que é fascinante a história desse povo. Além de a A história Secreta…que já comentei, também li Paris a Biografia de uma cidade, Próxima Estação, Paris, Os Franceses, Casados com Paris, Paris não tem Fim. E concordando com o último título ainda tenho um a infinita lista de indicações de leitura sobre o tema que irei degustar ao longo do ano e da vida.
Luciano Melo
Continua a dúvida… a foto do post é uma montagem?
Lina
Luciano
Como disse Clau, a foto é da loja que vende venenos para animais urbanos e nocivos. Ela está na rua Les Halles, no centro de Paris.