Dia 19 de julho 1870 Napoleão III declarou guerra à Prussia. Três meses mais tarde os parisienses se viram bloqueados pelo exército prussiano e famintos.
Prevendo dificuldade de abastecimento, o governo tinha feito um estoque de cereais e carnes salgadas na Opéra Garnier. Com o bloqueio o estoque desapareceu rapidamente e a população se encontrou diante de armazéns vazios.
A primeira solução foi vender peixes pescados no Sena e nos lagos do Bois de Boulogne.
Em seguida, dia 7 de novembro, na frente do Hotel de Ville no centro de Paris, foi instalado um mercado de ratos: 60 centavos o rato estrangulado na hora ou 75 o rato já limpo e pronto para ser assado.
Os membros da Academia de Ciências degustaram o roedor e consideraram a sua carne superior à carne do cavalo, do cachorro e do gato.
Um grande chef da época, Choron, criou uma receita de rato ao pistache, perfumado com champagne Napoléon e servido com uma salada de cresson.
O Zoo do Jardin des Plantes forneceu durante algum tempo carne fresca.
O mesmo chef serviu no Natal de 1870, consommé de elefante, terrine de antílope, civet de canguru, lombo de lobo e pés de elefantes cozidos com cebola, alho e vinho do Porto.
O artigo acima é um resumo de um artigo escrito por Gérard Cagna, chef e jornalista francês. Nas minhas divagações, após a leitura do artigo, fiquei pensando na extraordinária capacidade deste povo de transformar qualquer produto em prazer gastronômico
Leia o artigo de Gérard Cagna publicado no Nouvel Obserbateur aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
Beth
Maurício Critovão
Risosssssss
José Rodrigues
Olha, no desespero, em época de fome, tudo bem!
Mas, na minha opinião, acho um absurdo o que tem gente que paga, e caro, para comer.
Mas, como o estômago é de cada um, que sejam felizes.
Maria das Graças
Taí, fiquei com água na boca. Lembrei-me do delicioso preá cearense, salgado, assado e cheiroso, acompanhado de macaxeira cozida ou farinha d’água. A fome ensina a comer.
Pati Venturini
“Transformar qualquer produto em prazer gastronômico”… na verdade é isso que mais me chama a atenção no artigo, essa habilidade incrível dos franceses. Carnes “exóticas” e alimentos abomináveis são consumidos em qualquer parte do planeta, mas acho que somente na França eu me atreveria a prová-las!
Adriana Pessoa
Ratos, biscoitos de terra….a fome é algo terrível.
Thais
Acho que não encaro rato nem com champanhe ou pistache…kkkk
Como cavalo, mas rato eu acho que não desce!
Quem sabe em outro contexto eu poderia pensar em comer (em caso de escassez de comida), mas podendo escolher fico com a velha carne bovina ou um franguinho.
Tenho pânico (extremo) de rato, essa é a verdade
Carol
César, pare de ser preconceituoso… Eu odeio essa mania de falar de turista no ‘genérico’. E daí que o visitante está passeando sem se ater à história????? Até parece que a nossa história, a brasileira, é pautada somente por bons momentos. Afinal de contas, por acaso não há fome no Brasil?
Maurício Christovão
Isso é que é comer rato por lebre…
Rosalia Velloso
Lina, está aí a solução pra infestação de ratos em Paris. Rato ao pistache, perfumado com champagne, como é que os chefs parisienses não pensaram nisso ainda? Paris tem açougues especializados em carne de cavalo, por que não em rato gordo e bem nutrido?
Cesar Aragão
É curioso como a grande maioria dos turistas que,deslumbrados,visitam hoje Paris, desconhecem as histórias difíceis pelas quais os habitantes da cidade,passaram através da História.É bacana,estar em Paris e pensar nisso.Quantas massacres sangrentos tingiram as águas do Sena ?Quanta fome,o povo passou,até chegando a comer ratos ,ou mesmo farinha de ossos humanos?
O Glamour nos ilude ,mas não apaga a História.