Prova do ecletismo culinário deste país, o couscous, de origem árabe, é o segundo prato preferido dos franceses. Ele se tornou popular nos anos 1960 quando os franceses, que moravam na África do Norte, voltaram para a França.
Um cozido com legumes, carnes diversas – carne de cordeiro, almôndegas de carne moída, linguiças – e acompanhado pela semoule. Bem feito é absolutamente delicioso. Ideal para muitos convidados e para almoço familiar dominical.
O suplemento do jornal Le Figaro, o Figaroscope, publicou tempos atrás a lista dos melhores coucous de Paris.
Entre eles indico:
Restaurant 404: 69 rue de Gravilliers, 75003 Paris. Aberto todos os dias – tel. 01 42 74 57 81. Clique aqui para reservar uma mesa.
La Corniche: 77 boulevard de Courcelles, 75008 Paris. Fechado aos domingos – tel. 01 42 27 38 97
L’Atlas: 12 boulevard Saint Germain, 75005 Paris. Fechado segunda e terça no almoço – tel. 01 44 07 23 66. Clique aqui para reservar uma mesa.
A título de curiosidade, o primeiro prato preferido dos franceses é a blanquette de veau, carne de vitelo cozida com cenouras, alho poró, cebolas. No final, o prato é envolvido por um molho branco tradicional.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’Or para o inverno
- Vinho quente
- Coquilles Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morangos temperados com pimenta
- Como preparar os aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Sueli OVB
JANE CURIOSA,
Que belo esquema de trabalho em família! Parabéns pelo marido!
O meu não cozinha, mas lava uma louça!
Meu trabalho é duplo, nas panelas e na decoração, que adoro.
Porém nos finalmentes tenho sempre a ajuda dele.
Francy
Jane Curiosa :este lance de coscous rendeu uma fita banana, como diz o XEXÉO ,mas uma coisa é certa ,já descobri que a SUELI OVB e você curtem uma cozinha como eu ,mas não posso deixar de mencionar minha secretária Lady, que é uma baiana de maõs de fada ,e uma verdadeira Lady na cozinha! vamos combinar que este tempinho nublado aqui no Rio , nos convida a cozinhar. Abcs a todos.
jane curiosa
Beth
Não,não tenho.A minha família é pequenina. Aqui em casa somos três.
Meu filho é ainda mocinho,nem namorada ainda tem.Pelo menos para trazer em casa….
Quando recebemos amigos ou parentes,quem vai para a cozinha é meu marido.Aquela coisa de até vinte pessoas,eu não encaro,não.
Até porque,gostamos de oferecer pratos elaborados e eu não daria conta,sei disso.Pelo menos ,enquanto ele fica na cozinha agitado entre as panelas,eu cuido do entôrno,o que já é bastante trabalhoso.
Fora o fato de dar atenção aos convidados,etc.e tal.
O fato é que existe um fator limitante,que é o tempo de cada um.
Assim,no dia a dia,(aqui,seria adequado dizer na noite a noite)é meio simbiótico:quem tem mais disponibilidade,faz.
Eu invento mais,ouso mais.Gosto de surpreender meu paladar.
Então faço porções experimentais,pequenas.E sempre no jantar,que é quando nos reunimos os três,e enquanto “botamos o dia em dia”,
vamos degustando coisinhas juntos.
E no mais,self-service,que não temos empregada.
Beth
Gente
Estou estupefata!
Mas como vcs entende de cozinha e de couscous, seja o marroquino ou lá dos lados da Bahia…
Jane Curiosa, vc também tem família grande, tipo filhos, noras, genros e netos? Sabe cozinhar para uma mesa bem grande, com toda a família em volta?
Abs.
Sueli OVB
JANE CURIOSA, escrevemos juntas, e você sabe mesmo das coisas.
Eu também não gosto muito de fazer comida para muita gente. Já foi o tempo. Mas agora somos dois, no máximo três para as refeições. Acho que a comida fica diferente quando é feita em pequenas porções.
Tenho me enrolado quando tem muita gente para comer. Vai longe o tempo de meus três filhos, mais os três da minha cunhada, mais os dois da minha irmã e os respectivos namorados/as para almoçar e era tudo muito bom. E olha que não era churrasco, não! Bons tempos!
Sueli OVB
JANE CURIOSA
Não, a cenoura e a abobrinha não são raladas, mas picadas e quanto mais miudinho melhor.
Vou te confessar uma coisa: Tive essa mesma tentação sua, num dia de preguicinha, e não deu certo. Não é que fique ruim, mas o resultado, tanto estético, quanto de textura, não é igual. O gosto não muda, mas muda aquilo que você mesma citou acima, o resultado.
Essa quantidade que falei dá para quatro pessoas.
Uma caixa de damascos refogados com um pouco de manteiga e cebola e depois batidos no liquidificador dão um belo molho. Se quiser use manjericão fresco e hortelã no couscous, são refrescante.
Mas a receita original só tinha cebola e ciboulete colocada depois de pronto.
jane curiosa
Ai,ai,ai.
E não é que a cenoura não é ralada? É picadinha,mesmo!
O pior é que eu sei a diferença de sabor que acontece entre os vários tipos de cortes.
Pena que eu sei também da dor de dedos cortados…
jane curiosa
Sueli OVB
A cenoura é ralada,certo?
Eu sei que vou gostar de comer e de fazer esse prato.E vou tentar fazer para receber os amigos. Eu não sou boa de fazer grandes quantidades
de comida.Mas esse eu sei que vou dar conta.É quase como uma farofa!
E peço para o meu marido fazer os filés de frango,que ele manda bem.
Mas as cenouras serão raladas…
Sueli OVB
VIVIAN, é por aí mesmo!
Quando estou com muuuuuuuuuuuita paciência e tempo corto quase do tamanho do grão de semolina hidratado. Já viu, né? Do contrário fica um pouquinho maior.
Você corta, tanto a cenoura como a abobrinha em lâminas, depois em palitos e depois em micro brunoise. Eu assisti essa aula e depois degustamos o prato. Fiquei impressionada com o corte dos legumes. Só não sei se quem o fez usou algum recurso que não tenho.
Para uma cenoura de tamanho médio, use uma abobrinha média, uma cebola média e uma xícara de couscous. Não use muito azeite para refogar, deixe para usá-lo cru, no fim do preparo, é mais saudável e fica mesmo uma delícia. Ah, não se esqueça de dar seu toque pessoal e acrescentar temperos que lhe agradem, se quiser.
jane curiosa
Francy
Ratatuille com amêndoas laminares tostadinhas por cima? Pronto! Já fiquei com fome.
Eu até então usava pimenta vermelha ou biquinho com salsinha e cebolinha,azeite e vinho branco, na finalização.
Daqui pra frente,tudo vai ser diferente….amêndoas nêle!