Prova do ecletismo culinário deste país, o couscous, de origem árabe, é o segundo prato preferido dos franceses. Ele se tornou popular nos anos 1960 quando os franceses, que moravam na África do Norte, voltaram para a França.
Um cozido com legumes, carnes diversas – carne de cordeiro, almôndegas de carne moída, linguiças – e acompanhado pela semoule. Bem feito é absolutamente delicioso. Ideal para muitos convidados e para almoço familiar dominical.
O suplemento do jornal Le Figaro, o Figaroscope, publicou tempos atrás a lista dos melhores coucous de Paris.
Entre eles indico:
Restaurant 404: 69 rue de Gravilliers, 75003 Paris. Aberto todos os dias – tel. 01 42 74 57 81. Clique aqui para reservar uma mesa.
La Corniche: 77 boulevard de Courcelles, 75008 Paris. Fechado aos domingos – tel. 01 42 27 38 97
L’Atlas: 12 boulevard Saint Germain, 75005 Paris. Fechado segunda e terça no almoço – tel. 01 44 07 23 66. Clique aqui para reservar uma mesa.
A título de curiosidade, o primeiro prato preferido dos franceses é a blanquette de veau, carne de vitelo cozida com cenouras, alho poró, cebolas. No final, o prato é envolvido por um molho branco tradicional.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’Or para o inverno
- Vinho quente
- Coquilles Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morangos temperados com pimenta
- Como preparar os aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Vivian Mara Côrtes Camargo
Sueli OVB
que tentação esta sua receita, adorei o corte da cenoura!
Assim que consiga o microscópio, vou experimentar…brincadeiras à parte, deve ficar uma delícia!
Sueli OVB
Meninas, estou adorando essa troca de figurinhas! E você, JANE CURIOSA, a cada dia me deixa mais encantada e “curiosa” com a sua pessoa.
Também preparo um couscous para o dia a dia bem interessante, quase prato único, servido normalmente com filé de frango grelhado.
Meio parecido com o seu: Douro a cemolina num fio de azeite e a hidrato com caldo de frango. Refogo em um pouco de azeite meia cebola bem picadinha e agrego uma cenoura microscopicamente picada. Isso é rápido, não é para cozinhar e ficar mole. Reservo. Faço o mesmo com uma abobrinha sem semente. Junto tudo ao couscous hidratado, agrego passas (mas não as hidrato), damascos picadinhos, amêndoas laminadas torradas ou castanha-do-pará picadinha, bastante tomilho, cebolinha verde e tempero quatre épices.
Rende muito e é um prato rápido e delicioso. O filé de frango acompanho com um creme de damasco.
Aqui em casa adoramos o contraste doce/salgado, quente/frio.
Mais trabalhaso e completo é uma outra receita que não faço com frequência, mas é mais rica e tradicional, também com frango, mas aí são as coxas e sobre coxas refogadas. Fica bom!
Francy
Jane Curiosa Quem ficou curiosa fui eu com esta sua receita, estou louca para testar . As amendoas que você usa no couscous tostadas, eu faço o mesmo por cima do ratatuille, e fica uma delícia. Lina , me perdoe, mas você conseguiu criar neste espaço uma verdadeira rede social , que a cada dia se alarga mostrando que ao fazer um blog sério e respeitando a opinião de cada um, o respeito sempre é mantido , e as trocas de informações se dão num ambiente descontraído e divertido, coisa difícel de se conquistar, daí a liberdade de usar seu espaço para conectar Paris e muito mais! abs
Jane
Jane Curiosa
Obrigada por dividir a receita e explicar tudo bem direitinho.No próximo assado farei o couscous como acompanhamento.Depois te conto se acertei.
Abraço
jane curiosa
Me importo nada,Jane.Tudo o que sei é por alguém ter dividido o conhecimento um dia.
Antes,Lina,amamos o arroz feito com alecrim.
Jane
Misturo o couscous com canela em pó,um pouquinho de sal e um pouquinho de açúcar.Prefiro sem mel,pois acho seu sabor muito marcante, e vou dourando em uma frigideira de base larga,para maior contato.Enquanto assim procedo,deixo uvas passas sem sementes
hidratando em um pouco de martini ou conhaque.
Assim que está tudo tostado na medida(cuidado para não queimar,seja sutil),escorro a s passas ,misturando bem e finalmente acrescento
lascas de amêndoas brancas e tostadas.
Pode ser açúcar mascavo.
As amêndoas,eu já as compro em lascas,apenas douro uma parte.
Se gostar pode acrescentar mais um pouco de canela em pó,depois de pronto.
Boas pegadas:1)usar pimenta cayena,também moída. 2)uma pitadinha,
daquela porçãozinha entre o polegar e o indicador,de cravo em pó.
Gosto de o apresentar em uma travessa rasa,com uma fecho de canela em rama bem grandão em cima de tudo.
Sempre o faço para acompanhar algum assado.
Jane
Jane Curiosa
Fiquei pensando sobre o couscous que você faz com canela, mel e amêndoa…você se importa em dividir a receita?
Adriana
Oi! Lina, eu adoro cuscuz. Como nordestina, nao pode faltar na minha mesa.
Abracos.
Juliana Amorim
Lina;
o La Mosquee pode até não ter o melhor couscous, mas aqueles azulejos dão um toque todo especial à refeição! Achei super familiar! Fomos à noite.
jane curiosa
Mas nós gostamos de comer,hein?
Suely
Lina
Fiz o arroz do seu jeito,ficou ótimo,leve e gostoso,e muito mais fácil de preparar.Obrigada.bj