Prova do ecletismo culinário deste país, o couscous, de origem árabe, é o segundo prato preferido dos franceses. Ele se tornou popular nos anos 1960 quando os franceses, que moravam na África do Norte, voltaram para a França.
Um cozido com legumes, carnes diversas – carne de cordeiro, almôndegas de carne moída, linguiças – e acompanhado pela semoule. Bem feito é absolutamente delicioso. Ideal para muitos convidados e para almoço familiar dominical.
O suplemento do jornal Le Figaro, o Figaroscope, publicou tempos atrás a lista dos melhores coucous de Paris.
Entre eles indico:
Restaurant 404: 69 rue de Gravilliers, 75003 Paris. Aberto todos os dias – tel. 01 42 74 57 81. Clique aqui para reservar uma mesa.
La Corniche: 77 boulevard de Courcelles, 75008 Paris. Fechado aos domingos – tel. 01 42 27 38 97
L’Atlas: 12 boulevard Saint Germain, 75005 Paris. Fechado segunda e terça no almoço – tel. 01 44 07 23 66. Clique aqui para reservar uma mesa.
A título de curiosidade, o primeiro prato preferido dos franceses é a blanquette de veau, carne de vitelo cozida com cenouras, alho poró, cebolas. No final, o prato é envolvido por um molho branco tradicional.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’Or para o inverno
- Vinho quente
- Coquilles Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morangos temperados com pimenta
- Como preparar os aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Beth
Lina
Eu acho que a LuciaC também!
Risos e abs.
LuciaC
MARIA DAS GRAÇAS,
preciso ir a Mosquée!
Como você gosto muito de semoule, do charme das tajines, dos aromas que exalam dos temperos exóticos, do ritual do serviço e também como HELENA sou doida com couscous. Estou querendo lembrar o nome de um restaurante que bem pode fazer parte da lista indicada por LINA mas não lembro o nome!.
Fica na rue Monsieur le Prince pertinho da rue Racine.
O couscous bem feito e bem servido é realmente delicioso.
JOSE MAURICIO,
a rue Stanislas é muito charmosa! É a rua do Chez Marcel, um restaurante especial que faz questão de prestigiar quase todos os pratos que HELENA cita acima.
É como se fosse a casa da vovó francesa que eu não tive!
É também a rua do Le Six um hotel estiloso deste pedaço encantador do 6eme. Impossível que seu subsolo meio suspeito não seja também especial. Veja se lembra o nome, porque do meu restaurante marroquino ficou um branco! Mas garanto era ótimo!
Mariana
Qual é o primeiro prato preferido? fiquei curiosa… adoro couscous… mas gosto mais ainda de tajine quando abricot, pruneaux…etc…
Merguez é uma linguiça picante bem vermelha, um clássico nos churrascos franceses…
conexaoparis
Mariana
Também gosto de Couscous. Estamos aqui fora das receitas refinadas da alta gastronomia. Mas um couscous bem feito é delicioso. Me lembra o cozido brasileiro. Aquele com bananas.
jane curiosa
Deixando a brincadeira de lado,no Brasil eu conheço duas formas de fazer cuscuz:salgado,com farinha de fubá,ovos,azeitonas e peixe;e outra,
doce,feita com côco e que se pode acrescentar leite condensado.
Bem feitas,como de ambas.
O couscous marroquino,vamos abrasileirando.Esse eu não como fácilmente,pois acho seu preparo delicado,fácil,fácil,se tem um prato
pretensamente internacionalo( feito à moda de…) e feio.
No Marrocos,eu comi couscous feito de farinha de amêndoas.Adorei,foi marcante.
Recentemente,comi um feito com canela,mel e amêndoas em lascas,em que o couscous era torrado ao invés de cozido.Tem sido a minha forma preferida de consumi-lo e também de fazê-lo.É bem prático e saborosíssimo.Quem não aprecia o doce com sal pode não utilizar o mel.
Sou bem exigente quanto ao que como,e isso inclui não apenas o sabor,mas também a sua apresentação na qual considero temperatura,textura,grau de cozimento e por aí vai.
A sofisticação de um prato,para mim,não está apenas no uso de ingredientes caros,mas na elaboração adequada de seus ingredientes.E claro,na inventividade de quem se aventura na empreitada.
Jane
Helena Bäuerlein
Não Helena,não está…não conheço todos os pratos que você aprecia…me interessei pelas informações…
Helena Bäuerlein
Eu estou com os franceses: gosto tanto de um couscous à la francesa, quanto de um Blanquette de Veau.
O couscous marroquino, ainda é o meu preferido.
Da culinária francesa, aprecio muuuuuuito também, o Fillet de Poisson Bonne Femme, Boeuf Bourguignon, Coq au Vin, Steak au poivre e o acompanhamento que não dispenso: Pommes Dauphines ( que é preparado com base na Pâte à choux).
Estou chovendo no molhado, não é?
Bjos.
Juliana Amorim
Adoro! Mas sinto falta do La Mosquee na indicação
http://www.la-mosquee.com
conexaoparis
Juliana
Nunca provei o couscous da Mosquée.
Um dia irei.
Beth
Madá
Meu prato predileto na França é o Gigot d’Agneau…E bem rosé!
Madá
Eu também gosto do couscous. Aprendi com o Edu Luz, la no DCPV, virtualmente, a fazer um couscous de camarao delicioso.
Fui ao Atlas e gostei muito, tanto da comida, como do ambiente e serviço. Achei também muito farto. Se alguem for lá, vale a pena dividir.
Devo confessar que também adoro um blaquette de veau. De fato não tem nada de mais, porém acho aquele molho muito gostosinho. Às vezes peço esse prato em bistrôs só para comer com arroz, acho que é o acompanhamento típico da blanquette.
conexaoparis
Madá
Cheguei à conclusão que você conhece todos os restaurantes de Paris.
Walter F Leite
Gostei dessa. Alguns acham que comer cuscuz é coisa de Nordestino. Eu adoro e também sei fazer. Aos domingos sempre tem na nossa mesa com pouca mistura, lógico, em respeito a minha idade.
conexaoparis
Walter
O couscous faz parte das receitas familiares, universais e generosas.
Qual cozinha não tem o seu prato preparado com carnes e legumes cozidos?
Nós temos no Brasil o delicioso cozido com carne de vaca, frango, legumes e banana.
E viva a cozinha nordestina.