Prova do ecletismo culinário deste país, o couscous, de origem árabe, é o segundo prato preferido dos franceses. Ele se tornou popular nos anos 1960 quando os franceses, que moravam na África do Norte, voltaram para a França.
Um cozido com legumes, carnes diversas – carne de cordeiro, almôndegas de carne moída, linguiças – e acompanhado pela semoule. Bem feito é absolutamente delicioso. Ideal para muitos convidados e para almoço familiar dominical.
O suplemento do jornal Le Figaro, o Figaroscope, publicou tempos atrás a lista dos melhores coucous de Paris.
Entre eles indico:
Restaurant 404: 69 rue de Gravilliers, 75003 Paris. Aberto todos os dias – tel. 01 42 74 57 81. Clique aqui para reservar uma mesa.
La Corniche: 77 boulevard de Courcelles, 75008 Paris. Fechado aos domingos – tel. 01 42 27 38 97
L’Atlas: 12 boulevard Saint Germain, 75005 Paris. Fechado segunda e terça no almoço – tel. 01 44 07 23 66. Clique aqui para reservar uma mesa.
A título de curiosidade, o primeiro prato preferido dos franceses é a blanquette de veau, carne de vitelo cozida com cenouras, alho poró, cebolas. No final, o prato é envolvido por um molho branco tradicional.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’Or para o inverno
- Vinho quente
- Coquilles Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morangos temperados com pimenta
- Como preparar os aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Sueli OVB
Obrigada, ADRIANA!
Beijão
Adriana Pessoa
Sueli,
adorei a sua dica de ontem, ao sugerir que anotássemos as novas sugestões de restôs nas últimas páginas do Guia CP2.
Já coloquei sua idéia em prática!
Bjs
Sueli OVB
Que boa dica!
Sou fã incondicional de um couscous e, modéstia a parte, o preparo muito bem. Mas gosto do couscous com carne de frango, o cordeiro não me agrada muito. Nunca comi couscous em Paris, prefiro a culinária francesa, quando estou por lá.
E como disse a KATIA MATOS, o prato não é pesado, muito pelo contrário, viu VIVIANE? Costumo comparar esse prato com um belo cozido português, cujo princípio é semelhante, muitos legumes e muitas carnes, alguns levam feijão branco. Já o cozido madrilenho leva grão de bico. São pratos que apesar da grande quantidade de carne, fazem digestão muito rápido, por causa das fibras dos legumes.
Aos moradores do Rio de Janeiro: o restaurante Antiquárius tem um ótimo cozido, servido apenas um dia da semana, não lembro se é sábado ou domingo. Meu marido, que tem esse prato como seu favorito, diz que o meu é melhor. Hoje eu estou demais!
O restaurante JASMIN que a Lina citou ontem é famoso pelo seu blanquette de veau. Vejam os comentários feitos num programa gourmet da TV5: “…sans oublier sa fameuse blanquette de veau. Retour en cuisine, où Suzanne nous livre sa recette. Une blanquette à sa façon, sans œuf et sans crème. La viande est revenue à l’huile d’olive, la sauce liée à la fécule… du thym, laurier, persil et un peu d’ail. Lorsque la blanquette est prête, on vous l’assure : on a les papilles en éveil.”
KATIA MATOS
Que coincidência Lina!!!! passei o Carnaval no Marrocos e pude provar varios pratos típicos deles como o Tejine e o Couscous. Ao contrario da aparência é um prato leve e muito nutritivo, eles servem com muitos legumes ( cenoura, abobrinha, grão de bico, vagem etc.. ) o que é uma delicia e pode ser com ou sem carne. Eles tem o francês como segunda língua e pra minha surpresa estava cheio de turistas franceses!!!
Chris
Nossa, verdade!!!
eu ja gostava, mas nunca imaginei que o povo aqui gostasse tanto de couscous…. =P
Jane
Viviane
É exatamente essa a minha sensação,inclusive visual.
Jane
Sério?Gosto demais de cozido de legumes com carne de boi (peito)…mas torço o nariz para excesso de misturas…pode ser falta de treino do paladar…
Viviane Santana
È bom mas acho muito “pesado”.
eymard
Ainda nao dei sorte de comer um que me arrebatasse. Nao é um prato de minha preferencia. Mas vou tentar os indicados para ver se muda a minha impressao gustativa do prato (rs)!
eidia
Eu adooooro!