Marcello Brito ja presenteou o Conexão Paris com excelentes textos sobre Bruges. Hoje publicamos o primeiro texto introdutório do Marcello sobre a Côte d’Azur. Ele vai nos presentear de novo com informações sobre: Cannes, Antibe e Cap d’Antibes, Grasses e Mougins, Vence e Saint Paul de Vence, Eze e Saint Jean Cap Ferrat. Aguardem, as informações do Marcello são sempre perfeitas.
Por Marcello Brito
No século 19 um destino medicinal de inverno frequentado por famílias imperiais italianas, inglesas e russas, a Riviera Francesa tal qual a celebramos hoje, uma grande promenade de veraneio, glamour e arte, é praticamente fruto da invenção iconoclasta de um casal americano fabuloso e pouquíssimo lembrado, Gerald e Sarah Murphy.
De comportamento avançado, ricos, inteligentes e expatriados na louca Paris dos anos 20, Os Murphys logo se aproximam do grupo geracional que fincava as bases da arte moderna em noites de experimentação e hedonismo para em pouco tempo se tornarem uma das maiores forças sociais aglutinadoras de todos esses movimentos em festas memoráveis que varavam dias na cidade luz.
Convidados pelo compositor Cole Porter , o casal empreende uma viagem ao litoral sul da França, mais precisamente Cap d’Antibes, então uma península idílica, pouquíssimo desenvolvida e deserta no verão. Rapidamente se apaixonam pelo local e compram uma grande villa, fixando residência aos pés da futuramente celebre praia de La Garoupe. A villa é batizada de America e o próprio Gerald pinta o símbolo da casa, uma espetacular abstração construtivista da bandeira americana que une provocativamente elementos da vanguarda russa.
Atrás dos Murphys e da fama que repentinamente a Villa America começa a despertar em Paris, chegam Zelda e F. Scott Fitzgerald, Picasso, Cocteau, Léger, Man Ray, Diaghilev, Hemingway e outros, praticamente toda a turma do filme Meia noite em Paris, que se deliciam com a luz da paisagem intocada, o jazz, o nado crawl praticado no mar de La Garoupe e a sedutora atmosfera intelectual e descontraída proporcionada pelo casal americano.
Por fim vem a amiga de longa data, Elza Maxwell, a maior colunista social que o mundo já viu, a relações publicas capaz de dar telefonemas aos grandes chefes de estado e deixar gigantescas contas não pagas no Ritz de Paris sem que a direção do hotel ousasse lhe cobrar. Elza repercute no mundo os encantos solares da região, traz os jet-setters e em 1927 é contratada pelo Principado de Mônaco para lançar Monte Carlo como destino de verão. Em 1931 é inaugurada a primeira temporada oficial de veraneio da Riviera Francesa quando todos os grandes hotéis passam a abrir o ano todo. No mesmo ano Chanel lança sua primeira coleção de praia.
Em 1934 F. Scott Fitzgerald publica o belíssimo romance Tender is the Night ( Suave é a Noite) que reverbera de maneira inesquecível as temporadas de verão passadas em Cap d’Antibes com os Murphys. Dick e Nicole Diver , os protagonistas do livro embora tenham traços indiscutíveis do próprio Fitzgerald e de Zelda, são uma clara e imortal homenagem à Gerald e Sarah Murphy na construção mitológica do imaginário da região como epifania de verão.
Foto1, Gerald e Sarah Murphy na praia La Garoupe – foto2, atribuida a Man Ray,Os Murphys em Juan Le Pins – foto3, símbolo da villa America pintado por G.Murphy – foto4, Picasso em Antibes – foto,5 poster de lançamento da primeira temportada de verão da Riviera,1931 – foto6, villa Amercia, Zelda Fitzgerald no canto direito da foto.
Veja aqui nossos posts sobre a Côte d’Azur
Veja aqui como ir de Paris até Marseille, a maior cidade da Côte d’Azur
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
68 Comentários
Marcelo
Lina,
Tudo bom?
Espero que sim. Neste ano conjuguei Paris+Disney para agradar aos pais e filhos da família em férias.
No próximo ano estamos querendo europ novamente e as crianças, praias. Pensamos na Riviera e Barcelona. Você teria dicas de cidades/praias/posts para familias com crianças entre 5 e 10 anos passarem boas férias na riviera?
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Marcelo, já escrevemos sobre a Côte d’Azur mas não pensamos nas crianças. Nesse link você encontra todos os artigos que escrevemos sobre a Côte d’Azur: https://www.conexaoparis.com.br/?s=cote+d%27azur.
Abraços.
Maria das Graças
Soraya, estive por 15 dias na Provence na última quinzena de setembro de 2011. Fiz base em Avignon e Saint Rémy. Hospedei-me em hotéis.
Utilizei este site para as minhas pesquisas http://www.avignon-et-provence.com/. E já estou pesquisando para uma outra temporada. Dessa vez em casa alugada.
soraya
Gostaria muito de alugar uma casa no verão nessa região da cote d’azur ou provence prá levar minha família. Vc teria algum contato para indicar? Alguem já alugou alguma casa por lá?AGradeço qq ajuda.
Lina
Soraya
Não tenho contato. Mas você acha fácil na internet.
Fabiana
Oii Lina,
Irei ficar em Nice do dia 06 – 09 de agosto. Estarei de carro com meu namorado. Você poderia me dar uma dica sobre quais são os lugares mais imperdíveis para conhecer na Cotê D’Azur? Gostariamos de aproveitar mais praias do que museus. Parabéns pelo site..muito bom!
Lina
Fabiana
Não perca Saint Tropez, Cannes, Saint Jean Cap Ferrat, Eze e Nice, claro. Ante pela estrada chamada Moyenne Corniche, linda.
Vera Oiticcica
Sabe que lendo a pergunta deste senhor tomei coragem de mandar a minha. Reveillon em Saint Tropez será é divertido ? Saint Tropez no inverno tem lojas e restaurantes abertos ? Estou me separando e após uma enorme decepção (a maior que vocês podem imaginar) começo a pensar a voltar a me divertir. A vida segue e também mereço seguir adiante. Você acha que Saint Tropez é bacana no inverno ? Depois penso em ficar uns dias em Cannes e também gostaria de saber como é lá no inverno ? Não quero balada, só lugares bacanas restaurantes e claro umas comprinhas que ninguém é de ferro. Quero me divertir em locais bonitos e que não estejam vazios. Obrigada e um fraterno abraço
Lina
Vera Oiticcica
Um conselho, se quiser lugares abertos e divertidos no inverno fique em Paris, mais seguro.
Nas cidades grandes da Côte d’Azur, encontrará lugares abertos e divertidos, sobretudo em Cannes e Nice. Mas em Paris terá mais opções.
Felipe SF
Lina só tenho janeiro de férias e gostaria muito de conhecer a Côte D’Azur. Mas será que embarcarei numa furada ou essa região é interessante também no inverno ? (seriam os primeiros dias de 2014). Penso em ficar em Nice e visitar Mônaco, Cannes e quem sabe St Tropez (mas essa última acredito que não viva fora do verã0). Você sabe algo sobre essa região no inverno ? Agradeço se puder me ajudar.
Lina
Felipe SF
Passei um final de ano na Côte d’Azur. Nas grandes cidades como Cannes e Nice a vida segue normalmente. Restaurantes abertos e vida normal.
O clima nesta região é melhor que em Paris. O inverno é menos rigoroso e mais ensolarado. Acho uma boa opção conhece-la em janeiro. E assim você escapa dos engarrafamentos do verão.
Beatrice
Boa tarde Lina, tudo bem? Começo a planejar as próximas férias de julho, você pode me ajudar a ordenar os lugares e se você aconselha fazer de carro ou trem?
Estaremos vindo de Berna, gostaria de conhecer a Provence (onde poderemos encontrar as plantações de lavanda e girassol?), Nice, Monaco, Annecy e Lyon (teremos uns 10 dias) depois seguimos para Paris.
Obrigada!
Lina
Beatrice
Não acredito que tenha trens diretos para as destinações que escolheu. O sistema ferroviário é centralizado e tudo passa por Paris. Faça de carro porque as distâncias são pequenas. Berne Annecy somente duas horas. Annecy Lyon, menos de duas horas. Depois vá até a Provence ver os campos de lavanda. Leia este artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2012/06/07/os-circuitos-dos-campos-de-lavanda-da-provence/
Da Provence, você conhece Nice e Mônaco.
Te aconselho deixar o carro em Mônaco e pegar avião em Paris.
Michel
Lina, adorei esse post. Vou passar 2 dias por lá e estava meio perdido no que conhecer. Muito bom o ponto de vista histórico! Algum post sobre bares e restaurantes?
bjus
Lina
Michel
Em outros artigos da mesma categoria, cito alguns restaurantes. Dê uma olhada.
Paola Campos
Lina , tudo bem?
Sempre acompanho seu blog, estou um pouco perdida em relação a viagem e se possível gostaria muito das suas dicas… tenho 23 anos e sou formada em relações internacionais, trabalho em uma multinaiconal francesa no Rio e vou ficar 6 meses na França porque quero falar francês fluente, vou precisar sair daqui então vou tirar um visto para tentar trabalho, na precisa ser no mesmo nível daqui mas pensei em vendedora ou algo assim, tenho inglês fluente e espanhol intermediário.
Você acha que existe mercado para isso em Nice mesmo na crise?
MERCI! =)
Lina
Paola
Não sei te responder. Não tenho informações sobre o mercado de trabalho. Sinto não ajudar.
Paola Campos
Lina , tudo bem?
Sempre acompanho seu blog, estou um pouco perdida em relação a viagem e se possível gostaria muito das suas dicas… tenho 23 anos e sou formada em relações internacionais, trabalho em uma multinaiconal francesa no Rio e vou ficar 6 meses na França porque quero falar francês fluente, vou precisar sair daqui então vou tirar um visto para tentar trabalho, na precisa ser no mesmo nível daqui mas pensei em vendedora ou algo assim, tenho inglês fluente e espanhol intermediário.
Você acha que existe mercado para isso em Nice mesmo na crise?
MERCI! =)