Marcello Brito ja presenteou o Conexão Paris com excelentes textos sobre Bruges. Hoje publicamos o primeiro texto introdutório do Marcello sobre a Côte d’Azur. Ele vai nos presentear de novo com informações sobre: Cannes, Antibe e Cap d’Antibes, Grasses e Mougins, Vence e Saint Paul de Vence, Eze e Saint Jean Cap Ferrat. Aguardem, as informações do Marcello são sempre perfeitas.
Por Marcello Brito
No século 19 um destino medicinal de inverno frequentado por famílias imperiais italianas, inglesas e russas, a Riviera Francesa tal qual a celebramos hoje, uma grande promenade de veraneio, glamour e arte, é praticamente fruto da invenção iconoclasta de um casal americano fabuloso e pouquíssimo lembrado, Gerald e Sarah Murphy.
De comportamento avançado, ricos, inteligentes e expatriados na louca Paris dos anos 20, Os Murphys logo se aproximam do grupo geracional que fincava as bases da arte moderna em noites de experimentação e hedonismo para em pouco tempo se tornarem uma das maiores forças sociais aglutinadoras de todos esses movimentos em festas memoráveis que varavam dias na cidade luz.
Convidados pelo compositor Cole Porter , o casal empreende uma viagem ao litoral sul da França, mais precisamente Cap d’Antibes, então uma península idílica, pouquíssimo desenvolvida e deserta no verão. Rapidamente se apaixonam pelo local e compram uma grande villa, fixando residência aos pés da futuramente celebre praia de La Garoupe. A villa é batizada de America e o próprio Gerald pinta o símbolo da casa, uma espetacular abstração construtivista da bandeira americana que une provocativamente elementos da vanguarda russa.
Atrás dos Murphys e da fama que repentinamente a Villa America começa a despertar em Paris, chegam Zelda e F. Scott Fitzgerald, Picasso, Cocteau, Léger, Man Ray, Diaghilev, Hemingway e outros, praticamente toda a turma do filme Meia noite em Paris, que se deliciam com a luz da paisagem intocada, o jazz, o nado crawl praticado no mar de La Garoupe e a sedutora atmosfera intelectual e descontraída proporcionada pelo casal americano.
Por fim vem a amiga de longa data, Elza Maxwell, a maior colunista social que o mundo já viu, a relações publicas capaz de dar telefonemas aos grandes chefes de estado e deixar gigantescas contas não pagas no Ritz de Paris sem que a direção do hotel ousasse lhe cobrar. Elza repercute no mundo os encantos solares da região, traz os jet-setters e em 1927 é contratada pelo Principado de Mônaco para lançar Monte Carlo como destino de verão. Em 1931 é inaugurada a primeira temporada oficial de veraneio da Riviera Francesa quando todos os grandes hotéis passam a abrir o ano todo. No mesmo ano Chanel lança sua primeira coleção de praia.
Em 1934 F. Scott Fitzgerald publica o belíssimo romance Tender is the Night ( Suave é a Noite) que reverbera de maneira inesquecível as temporadas de verão passadas em Cap d’Antibes com os Murphys. Dick e Nicole Diver , os protagonistas do livro embora tenham traços indiscutíveis do próprio Fitzgerald e de Zelda, são uma clara e imortal homenagem à Gerald e Sarah Murphy na construção mitológica do imaginário da região como epifania de verão.
Foto1, Gerald e Sarah Murphy na praia La Garoupe – foto2, atribuida a Man Ray,Os Murphys em Juan Le Pins – foto3, símbolo da villa America pintado por G.Murphy – foto4, Picasso em Antibes – foto,5 poster de lançamento da primeira temportada de verão da Riviera,1931 – foto6, villa Amercia, Zelda Fitzgerald no canto direito da foto.
Veja aqui nossos posts sobre a Côte d’Azur
Veja aqui como ir de Paris até Marseille, a maior cidade da Côte d’Azur
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
68 Comentários
Thaís
Lina, obrigada pela dica! Você recomenda alguma região específica em Nice para eu me hospedar? Vale a pena alugar apartamento ou casa ao invés de hotel ( tem alguma indicação de site?). Ah, considerando que terei apenas 1 semana antes de partir para Chamonix, você acha que vale a pena explorar Marselle (por onde chegarei) ou devo explorar somente a Cotê D’ Azur? Gosto de conhecer as cidades andando bastante, assim, a princípio usaria o carro para ir de uma cidade a outra, mas como será inverno, não sei se será tão agradável ficar muito tempo caminhando ao ar livre. Você acha que o clima desta epoca ( fevereiro) atrapalha muito este tipo de programa? Obrigada!
Lina
Thaís
Vá diretamente para Nice. Não tenho dicar de apartamentos nesta cidade. Hotéis, este é o mais espetacular e os preços são abordáveis.
http://www.booking.com/hotel/fr/negresco.pt-pt.html?aid=329746;sid=0ce8f0c9164b02211459c06ccfc76560;dcid=1;checkin=2013-01-26;checkout=2013-01-31;srfid=45b157e46963a754fb9676ab85f737e4X4
Olhe este outro: http://www.booking.com/hotel/fr/la-malmaison.pt-pt.html?aid=329746;sid=0ce8f0c9164b02211459c06ccfc76560;dcid=1;checkin=2013-01-26;checkout=2013-01-31;srfid=45b157e46963a754fb9676ab85f737e4X10
Thaís
No próximo carnaval vou para Chamonix para uma semana de ski, mas chegarei uma semana antes por Marselle e penso em visitar a Riviera Francesa. Mesmo sendo inverno, vale a pena conhecer a região. Como comprei a passagem aérea hoje, ainda estou no estágio inicial do meu roteiro. Qual é a melhor forma de conhecer a região nessa época do ano em uma semana? Devo alugar um carro e ir rodando ou é melhor fazeros percursos de trem? Devo escolher umas 3 cidades e passar 2 dias em cada? A princípio me veio a mente st tropez, cannes, nice, monaco? Tem algum lugar que seja mais interessante/ bonito/ agradável nessa época?
Desd já agradeço a ajuda de vocês e parabéns pelo blog!
Thaís
Lina
Thaís
Alugue carro. Fique em Nice, para não ter que torcar de hotel o tempo todo. Faça roteiros diários. Conheceça Saint Tropez, Cannes, Mônaco, Saint Paul de Vence, Èze…
elaine
Erika:
Mesmo para poucos dias em Nice é melhor alugar um aptoque ficar em hotel?
Elaine
elaine
Lina:
Gracias pela tua resposta. Só faltam mesmo estes 3 dias de Hotel para resolver. Uma última pergunta: já que vamos fazer Paris-Marseille e de lá para Côte D´Azur, vale a pena comprar ida e volta Paris-Marseille? Pelo que vi os trens de Nice a Paris levam 6-7 ou mais horas, e entre Nice e Marseille são 2 horas de trem. De longe parece que se equivalem, mas vc deve saber a melhor opção. Mais uma vez agradeço
Elaine
Lina
Elaine
O ideal mesmo é Paris Nice por avião. Mais rápido. Mas já fiz Paris Nice de trem. Não é tão agradável como Paris Marseille em 3 horas, mas pode ser feito. Me lembro que na época me disse que a próxima vez pegaria avião.
Elaine
Lina: teu blog é um exemplo impar da reunião do útil com o agradável. Estamos programando quase toda a viagem por ele, e já encomendamos os guias (Paris a pé e gastro). A idéia além de Paris é passar de 16 a 21 de Outubro (5 noites) entre Marseille e arredores (Côte D´Azur?). Antes de fechar hoteis/pousadas por lá queria conferir contigo se nesta época esta região tb vale a pena ou é roubada (imagino que não). Se bem me lembro no artigo sugerias 2 dias de hotel em Marseille e outros em outros lugares. Para estes outros tem sugestões? Fico mto grata por mais esta ajuda. Elaine & Marquinhos
Lina
Elaine
A última vez que estive por lá foi em outubro. A temperatura estava ótima.
A parte mais bonita da Côte d’Azur fica mais ao norte. Eu fiquei em Nice, porque gosto muito desta cidade. Eu gosto de Èze, Saint Jean Cap Ferrat, Saint Paul de Vence, Mônaco…
Maurício Christovão
Marcello: Faço eco ao Marcos quanto ao seu texto. São apenas eventuais(e pequenas) falhas num texto excelente e que dá vontade de inventar a máquina do tempo só para estar lá, naquele momento. Quanto à foto nº 2, parece mesmo com o estilo de Man Ray. Aliás, tenho uma teoria sobre o que aconteceu na verdade: Man Ray esqueceu a máquina em Paris e pediu emprestada a do Barão George para fazer aquela foto dos banhistas(belíssima!!!). Como o negativo ficou com o Barão, a autoria foi atribuída a ele…
Marcos
Marcello,
um pecadilho que em nada deprecia a proposta e o texto!
Não sou nenhuma autoridade no trabalho do Barão George Hoyningen-Huene, dele conheço justamente os trabalhos nos quais Horst P. Horst – esse, sim!, um dos fotógrafos de que mais gosto – aparece como modelo.
Sim, confesso que também fiquei matutando sobre uma correlação factível entre o sobrenome do casal do livro e o título da fotografia.
EDUARDO PIMENTA
Muito bom! Em setembro poderei apreciar durante 15 dias a região!
Vaneza Narciso
Oba!!!!
Terei meu roteiro cote d´azur pra set/2012 escrito por Marcello Brito. Que venham os outros posts!!!
Maria das Graças
Marcello, gostei demais de saber dessas estórias através do seu texto. Felizmente, não sou uma habitante de lá que sonha com o inverno (imagine voce) para curtir as suas belas e pequenas cidades vazias, só deles.
Côte d’Azur no verão nem pensar.