Marcello Brito ja presenteou o Conexão Paris com excelentes textos sobre Bruges. Hoje publicamos o primeiro texto introdutório do Marcello sobre a Côte d’Azur. Ele vai nos presentear de novo com informações sobre: Cannes, Antibe e Cap d’Antibes, Grasses e Mougins, Vence e Saint Paul de Vence, Eze e Saint Jean Cap Ferrat. Aguardem, as informações do Marcello são sempre perfeitas.
Por Marcello Brito
No século 19 um destino medicinal de inverno frequentado por famílias imperiais italianas, inglesas e russas, a Riviera Francesa tal qual a celebramos hoje, uma grande promenade de veraneio, glamour e arte, é praticamente fruto da invenção iconoclasta de um casal americano fabuloso e pouquíssimo lembrado, Gerald e Sarah Murphy.
De comportamento avançado, ricos, inteligentes e expatriados na louca Paris dos anos 20, Os Murphys logo se aproximam do grupo geracional que fincava as bases da arte moderna em noites de experimentação e hedonismo para em pouco tempo se tornarem uma das maiores forças sociais aglutinadoras de todos esses movimentos em festas memoráveis que varavam dias na cidade luz.
Convidados pelo compositor Cole Porter , o casal empreende uma viagem ao litoral sul da França, mais precisamente Cap d’Antibes, então uma península idílica, pouquíssimo desenvolvida e deserta no verão. Rapidamente se apaixonam pelo local e compram uma grande villa, fixando residência aos pés da futuramente celebre praia de La Garoupe. A villa é batizada de America e o próprio Gerald pinta o símbolo da casa, uma espetacular abstração construtivista da bandeira americana que une provocativamente elementos da vanguarda russa.
Atrás dos Murphys e da fama que repentinamente a Villa America começa a despertar em Paris, chegam Zelda e F. Scott Fitzgerald, Picasso, Cocteau, Léger, Man Ray, Diaghilev, Hemingway e outros, praticamente toda a turma do filme Meia noite em Paris, que se deliciam com a luz da paisagem intocada, o jazz, o nado crawl praticado no mar de La Garoupe e a sedutora atmosfera intelectual e descontraída proporcionada pelo casal americano.
Por fim vem a amiga de longa data, Elza Maxwell, a maior colunista social que o mundo já viu, a relações publicas capaz de dar telefonemas aos grandes chefes de estado e deixar gigantescas contas não pagas no Ritz de Paris sem que a direção do hotel ousasse lhe cobrar. Elza repercute no mundo os encantos solares da região, traz os jet-setters e em 1927 é contratada pelo Principado de Mônaco para lançar Monte Carlo como destino de verão. Em 1931 é inaugurada a primeira temporada oficial de veraneio da Riviera Francesa quando todos os grandes hotéis passam a abrir o ano todo. No mesmo ano Chanel lança sua primeira coleção de praia.
Em 1934 F. Scott Fitzgerald publica o belíssimo romance Tender is the Night ( Suave é a Noite) que reverbera de maneira inesquecível as temporadas de verão passadas em Cap d’Antibes com os Murphys. Dick e Nicole Diver , os protagonistas do livro embora tenham traços indiscutíveis do próprio Fitzgerald e de Zelda, são uma clara e imortal homenagem à Gerald e Sarah Murphy na construção mitológica do imaginário da região como epifania de verão.
Foto1, Gerald e Sarah Murphy na praia La Garoupe – foto2, atribuida a Man Ray,Os Murphys em Juan Le Pins – foto3, símbolo da villa America pintado por G.Murphy – foto4, Picasso em Antibes – foto,5 poster de lançamento da primeira temportada de verão da Riviera,1931 – foto6, villa Amercia, Zelda Fitzgerald no canto direito da foto.
Veja aqui nossos posts sobre a Côte d’Azur
Veja aqui como ir de Paris até Marseille, a maior cidade da Côte d’Azur
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
68 Comentários
Marcia Lube
Muito bom mesmo poder ter acesso aos seus textos.
Um presente !
E a lembrança de um livro que lí aos 18 anos : Dick e Nicole são lembranças nitídas na minha emoção !
marcello brito
Marcos,
Um erro duplo cometido ( de autor e de modelos) nao se contesta. Se acata, se agradece a correção, se pede desculpas aos leitores, se corrige e por fim assume-se toda a responsabilidade sobre o erro cometido que é o que faço nesse exato momento.
Apenas como título de informação sobre o motivo desta foto ilustrar alguns textos sobre os Murphys na internet, acredito que a resposta possa ser a exposição “The art and Style of Gerald and Sarah Murphy” que rodou os EUA em 2008 e onde se reunia criações em pintura/ foto / poesia/ livro/Roupa/ que tiveram o casal como modelo ou inspiração, de Picasso, Gris, Leger, Man Ray, Hemingway , Chanel , etc… e de George Hoyningen-Huene que eu nao conhecia. Pelo menos um site na internet da essa informação, que fotos de G.H.H. participaram da exposição. Como a foto em questão se chama “Divers” ( mergulhadores) mas que também é o sobrenome dos personagens/homenagem do livro Suave é a Noite, Nicole e Dcik, ao casal e Man Ray tenha feito incontaveis fotos dos dois, inclusive nus, pode ser que o erro que inadvertidamente reproduzi e cometi advenha daí.
Quanto ao anacronismo, a revista New Yorker ja chamou Gerald Murphy de “Superfreak”, e o New York Times numa recente resenha tascou “Fashionable” para designar o universo em volta do casal. Nao sei se esses termos ja existiam na decada de 20.
Marcos
Maurício Christovão,
de acordo com o Merriam-Webster, o primeiro uso da expressão “jet set” data de 1951. Acredito ter sido um anacronismo “poético” de nosso autor.
Marcos
Marcello,
a despeito do excelente texto, permita-me uma correção: além da foto nº 2 não ser de autoria do (genial) Man Ray, tampouco retrata o casal Murphy.
Trata-se, na verdade, da fotografia “The Divers”, de 1930, cujo autor é o Barão George Hoyningen-Huene, festejado fotógrafo de moda das décadas de 20 e 30. A curiosidade fica por conta do modelo masculino: o (também genial) fotógrafo de moda Horst. P. Horst, colaborador da Vogue dos anos 30 aos 90, então assistente, modelo ocasional e amante do já citado barão. A modelo é anônima e ambos vestem maiôs A.J. Izod.
Maurício Christovão
Marcelo Britto(para variar) arrasou com um texto que dá vontade de estar lá, ao sol e sem fazer nada… Puro charme!!!
Apenas uma pergunta de engenheiro(e chato…) já existiam jet-setters em 1927, antes da invenção do avião a jato? Ou o termo deve-se a outro assunto?
Madá
Marcello, que notícia boa essa que teremos seu bom gosto, refinamento e simplicidade compartilhado por aqui !
Esse texto complementado pelo Dodô me transformou no personagem Gil Pender de Meia-Noite em Paris, pena que WA não levou a troupe de Cole Porter para lá também. Porém, tenho certeza que suas fotos farão o mesmo efeito.
Denise C.
Marcello,
Obrigado pela dica do livro. Acabo de comprar, vou ficar esperando ele chegar ansiosa.
Gosto de me informar sobre o local que vou.
Compro mapas, livros e tento me informar o mais possível.Sempre foi assim, por este motivo trabalhei tantos anos na área de turismo.
Uma otima semana p/vc. Estou esperando o proximo texto.
Sandra
Lina e Lenna,
Obrigada pelas respostas! Voltarei da Europa com essa frustração, não vou conseguir passar alguns dias em Cote D’Azur… =(
Mas será um bom motivo para planejar a próxima viagem! Beijos!
Lenna
Sandra, acabei de passar uma semana entre Provence e Côte d’Azur. Posso te garantir que precisas de alguns dias para curtir as maravilhas de lá!!!
Lenna
Marcello, que feliz idéia de relatar a história do glamour da Riviera Francesa. Realmente, ainda hoje, é um lugar de luxo e diversão inigualáveis!!! Estou esperando mais..,.