Marcello Brito ja presenteou o Conexão Paris com excelentes textos sobre Bruges. Hoje publicamos o primeiro texto introdutório do Marcello sobre a Côte d’Azur. Ele vai nos presentear de novo com informações sobre: Cannes, Antibe e Cap d’Antibes, Grasses e Mougins, Vence e Saint Paul de Vence, Eze e Saint Jean Cap Ferrat. Aguardem, as informações do Marcello são sempre perfeitas.
Por Marcello Brito
No século 19 um destino medicinal de inverno frequentado por famílias imperiais italianas, inglesas e russas, a Riviera Francesa tal qual a celebramos hoje, uma grande promenade de veraneio, glamour e arte, é praticamente fruto da invenção iconoclasta de um casal americano fabuloso e pouquíssimo lembrado, Gerald e Sarah Murphy.
De comportamento avançado, ricos, inteligentes e expatriados na louca Paris dos anos 20, Os Murphys logo se aproximam do grupo geracional que fincava as bases da arte moderna em noites de experimentação e hedonismo para em pouco tempo se tornarem uma das maiores forças sociais aglutinadoras de todos esses movimentos em festas memoráveis que varavam dias na cidade luz.
Convidados pelo compositor Cole Porter , o casal empreende uma viagem ao litoral sul da França, mais precisamente Cap d’Antibes, então uma península idílica, pouquíssimo desenvolvida e deserta no verão. Rapidamente se apaixonam pelo local e compram uma grande villa, fixando residência aos pés da futuramente celebre praia de La Garoupe. A villa é batizada de America e o próprio Gerald pinta o símbolo da casa, uma espetacular abstração construtivista da bandeira americana que une provocativamente elementos da vanguarda russa.
Atrás dos Murphys e da fama que repentinamente a Villa America começa a despertar em Paris, chegam Zelda e F. Scott Fitzgerald, Picasso, Cocteau, Léger, Man Ray, Diaghilev, Hemingway e outros, praticamente toda a turma do filme Meia noite em Paris, que se deliciam com a luz da paisagem intocada, o jazz, o nado crawl praticado no mar de La Garoupe e a sedutora atmosfera intelectual e descontraída proporcionada pelo casal americano.
Por fim vem a amiga de longa data, Elza Maxwell, a maior colunista social que o mundo já viu, a relações publicas capaz de dar telefonemas aos grandes chefes de estado e deixar gigantescas contas não pagas no Ritz de Paris sem que a direção do hotel ousasse lhe cobrar. Elza repercute no mundo os encantos solares da região, traz os jet-setters e em 1927 é contratada pelo Principado de Mônaco para lançar Monte Carlo como destino de verão. Em 1931 é inaugurada a primeira temporada oficial de veraneio da Riviera Francesa quando todos os grandes hotéis passam a abrir o ano todo. No mesmo ano Chanel lança sua primeira coleção de praia.
Em 1934 F. Scott Fitzgerald publica o belíssimo romance Tender is the Night ( Suave é a Noite) que reverbera de maneira inesquecível as temporadas de verão passadas em Cap d’Antibes com os Murphys. Dick e Nicole Diver , os protagonistas do livro embora tenham traços indiscutíveis do próprio Fitzgerald e de Zelda, são uma clara e imortal homenagem à Gerald e Sarah Murphy na construção mitológica do imaginário da região como epifania de verão.
Foto1, Gerald e Sarah Murphy na praia La Garoupe – foto2, atribuida a Man Ray,Os Murphys em Juan Le Pins – foto3, símbolo da villa America pintado por G.Murphy – foto4, Picasso em Antibes – foto,5 poster de lançamento da primeira temportada de verão da Riviera,1931 – foto6, villa Amercia, Zelda Fitzgerald no canto direito da foto.
Veja aqui nossos posts sobre a Côte d’Azur
Veja aqui como ir de Paris até Marseille, a maior cidade da Côte d’Azur
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
68 Comentários
Tania Baiao
Que agradável surpresa numa segunda-feira pela manhã.
Tornou minha semana feliz…
O texto do Marcello e o comentário do Evandro me fizeram sonhar…
Quem de nós não gostaria de viver os anos 20????
Como todos, aguardando ansiosa a continuação e, Marcello: estou correndo pegar o “Suave é a noite” para reler…
Adriana Pessoa
Gosto demais de textos com dados históricos, com narrativas de acontecimentos que determinaram o sucesso do lugar. Sou muito curiosa e para onde vou, procuro sempre me carregar de informações.
O Marcello segue sempre essa linha, as informações dele são cheias de dados curiosos, datadas, históricas, consistentes….adoro!
Sandra
É possível fazer um bate/volta Paris/Cote D’Azur?
Lina
Sandra
Não, longe demais.
marcello brito
Esqueci do filme Ladrão de Casaca, Logico!! Todos os icones da Riviera estao la, e foi durante as filmagens que Grace Kelly conheceu seu futuro marido…rsrs
marcello brito
Denise,
acho que “Suave é a noite” é imprescindível embora nao seja um livro exatamente descritivo da região e todo passado la. Mas o que importa é o clima e o imaginario que o livro desperta no leitor sobre a Riviera, e sobre as pessoas que a formataram dessa maneira que a gente ve ate hoje, quase 80 anos depois que Gerald e Sarah Murphy resolveram aceitar o convite de Cole e Linda Porter e tiveram a salvadora ajuda do dono do Hotel du Cap Eden Roc para a viagem inaugural de toda essa aurea que a Riviera ainda mantem , mas essa é outra estoria deliciosa que eu vou contar quando falar sobre Antibes.
Enfim, Tender is the Night é uma obra prima que deve se lido independente ate de se viajar ou nao para a Riviera, mas depois de lido, vc jamais esquecerá e nao haverá viajem possível a Cote d Azur sem que a memoria de Dick e Nicole Diver seja evocada. Li quando tinha meus vinte anos e ele nunca mais saiu de mim. Nunca mais me esqueci do primeiro capitulo do livro. E a parte do texto que falo do nado em estilo Crawl é a minha homenagem/citação ao livro e ao primeiro capitulo dele.
Pati Venturini
Marcello
Adorei a introdução e estou aguardando os próximos relatos! Região fascinante!
Helio Jr
Marcello,
Texto instigante, com fotos espetaculares. Interessante alguem tão jovem com essa visão. Parabens!
Monica Amadeo
Marcello
Simplesmente demais!!!
Imagino o que nos aguarda…
Beth
Marcello
Simplesmente fantástico e delicioso o seu texto.
Quero mais!
Bjs.
Cláudia Oiticica
Só pelo excelente texto introdutório já dá para imaginar o que vem em seguida sobre essa região tão peculiar da França.
Conhecimento, bom gosto, isso, o Marcello tem de sobra.