Os nativos a chamam Corsica, os continentais, de Corse. Os nativos, antes de serem franceses, são corsos e consideram os franceses como os continentais. A ilha possui uma identidade forte, com uma cultura diferente da francesa. Ela é mais próxima da Sicília italiana do que do cartesianismo francês. Desde tempos imemoráveis, ela foi invadida – o inimigo sempre chegando pelo mar. Por isto as cidades estão no alto das montanhas e um movimento nacionalista é presente até hoje. Às vezes os franceses são considerados invasores, como foram os romanos e os gregos. E foi este nacionalismo que preservou e preserva a Córsega.
Eu tenho uma casa perto de Propriano, uma pequena cidade na Córsega do Sul, escala dos grandes navios que circulam pelo Mediterrâneo. Recentemente o Queen Elizabeth II ancorou na frente da cidade e me lembrei o filme de Fellini, E la nave va.
Os mortos são respeitados e queridos e os túmulos têm uma vista maravilhosa. Do alto da colina, os mortos de Propriano vigiam a cidade, o porto de comércio e a marina.
Propriano é o nome francês da cidade, os corsos a chamam Prupriá.
Com sua orla marítima ocupada por cafés, restaurantes e lojas com os produtos locais, deliciosos embutidos, queijo de cabra, azeite e um vinho rosé que começa a ser respeitado, mesmo pelos franceses.
Propriano é o lugar ideal como ponto de partida para conhecer a Córsega do Sul. De Propriano você pode visitar, numa ida e volta, as cidades de Bonifácio e Porto Vecchio situadas no extremo sul da ilha e em seguida e cidade de Sartene e as montanhas de Bavella.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
Emiliana
Lina! Muito obrigada pela gentileza das suas dicas, perfeito….Iremos seguir TODAS. Já estamos semi-eufóricos, rs. Um grande beijo a você e bom final de semana! Emiliana
Emiliana
Olá Lina,
Iremos para Santa Giulia na Córsega ficar 2 semana!!! (Estamos contando os dias!). Gostaria de algumas dicas sua sobre o que visitar, (Além de Bonifácio e Porto Vechio….), se vc recomenda algum restaurante especial. Estaremos eu, meu marido e filho de 6 anos. Muito obrigada mais uma vez Lina por tudas as informações que vc nos dá! Aqui em Paris a leitura do seu blog é obrigatória antes de programarmos qquer final de semana! Um abraço, Emiliana
conexaoparis
Emiliana
Conheça a costa, mas não deixe de conhecer a montanha.
Compre um mapa da Córsega e suba até Bavella. As agulhas de Bavella. É lindo.
Lá em cima, pertinho da Nossa Senhora tem um restaurante simples. Adoro subir até Bavella e almoçar neste restaurante.
Depois caminho um pouco pelas trilhas para sentir o perfume dos pinheiros.
Almoce no restaurante do golfe de Sperona perto de Bonifácio. Na entrada basta dizer que vai ao restautante. Ele é simples mas a vista é maravilhosa.
Não deixe de conhecer Bonifácio de barco. Pegue um daqueles cheio de turistas ou alugue um pequeno.
Blau Jones, UMA PESSOA COMUM!
Olá.
Pesquisando sobre a Córsega ( visito em junho/2010). Vc. pode me mandar algumas dicas.
Muito Obrigado desde já.
Blau Jones.
conexaoparis
Blau
O que quer saber sobre a Córsega?
Cleide Garcia
Lina, outro dia lendo os teus posts, você estranhou um turista brasileiro querendo ir para Córsega, porque? Córsorsega é só para os íntimos? ha ha ha…
conexaoparis
Cleide
Gostaria que fosse somente para mim. Risos.
Estranhei porque esta ilha não está nos circuitos turísticos das agências e operadoras.
VivianeC
Boa tarde a todos!
Que lugar maravilhoso!!
Vale a pena fazer um bate-volta de Paris à Ajjaccio? Daria para passar o dia, almoçar e dar uma passeada, sem a necessidade de alugar lancha ou utilizar navio?
Obrigada!
conexaoparis
VivianeC
Não vale a pena.Ajaccio não é o lugar mais bonito da Córsega. Se for até lá fique pelos menos 5 dias.
Dani
Pois é Lina,
a sua Ilha será invadida por mim neste réveillon…….fiquei em dúvidas entre passar o reveillon na Ilha, com um amigo ou com a Troupe no Alcazar………escolhi mesmo a Ilha……..pena que é inverno, mas acho que ainda assim vai dar para eu curtir a Ilha, não?
Gracy,
vou adorar o bolo de cenoura. Em que lugar de Córsega vc está?
FABIO LUIZ TROIAN
Prezados senhores! Sou de porto Alegre e tento localizar algumas amigas que foram morar na CÓRSEGA pela década de 1990 em diante.
São amigas gauchas que instalaram-se com restaurante na bela ilha dos senhores.
Obrigado por tudo até o momento!!
FABIO LUIZ TROIAN
conexaoparis
Fabio
Passo férias na Córsega. Não moro lá.
Não tenho meios para encontrar suas amigas.
gracy
ola pessoal,
caso alguem que more na corsega como eu esteja interessado em encontrar brasileiras pra bater um papo, comer um bolo de cenoura por favor me mande email:
[email protected]
to aqui na corsica ha uns 8 meses mas ainda to na fase de adaptacao (indas e vindas infinitas ao brasil por falta de brasileirinhos por perto…rs)
Marcelo Jamus Rodrigues
Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio capital do departamento da Córsega do Sul (Corse-du-Sud) e de toda a Córsega, em 15 de agosto de 1769.
Fernanda Canarelli
Nao fica com inveja nao rsrsrs a Corsega é linda, mas morar aqui o ano todo é dificil de mais. No inverno nao tem nada pra fazer rsrsrs
Quando voce vier, venha no mes de maio, junho ou setembro, outubro que sao os periodos mais baratos e o clima nao é muuuuuito frio (isso se a meteorologia voltar ao normal, pq esse ano o frio durou de mais).
Abraços