Os nativos a chamam Corsica, os continentais, de Corse. Os nativos, antes de serem franceses, são corsos e consideram os franceses como os continentais. A ilha possui uma identidade forte, com uma cultura diferente da francesa. Ela é mais próxima da Sicília italiana do que do cartesianismo francês. Desde tempos imemoráveis, ela foi invadida – o inimigo sempre chegando pelo mar. Por isto as cidades estão no alto das montanhas e um movimento nacionalista é presente até hoje. Às vezes os franceses são considerados invasores, como foram os romanos e os gregos. E foi este nacionalismo que preservou e preserva a Córsega.
Eu tenho uma casa perto de Propriano, uma pequena cidade na Córsega do Sul, escala dos grandes navios que circulam pelo Mediterrâneo. Recentemente o Queen Elizabeth II ancorou na frente da cidade e me lembrei o filme de Fellini, E la nave va.
Os mortos são respeitados e queridos e os túmulos têm uma vista maravilhosa. Do alto da colina, os mortos de Propriano vigiam a cidade, o porto de comércio e a marina.
Propriano é o nome francês da cidade, os corsos a chamam Prupriá.
Com sua orla marítima ocupada por cafés, restaurantes e lojas com os produtos locais, deliciosos embutidos, queijo de cabra, azeite e um vinho rosé que começa a ser respeitado, mesmo pelos franceses.
Propriano é o lugar ideal como ponto de partida para conhecer a Córsega do Sul. De Propriano você pode visitar, numa ida e volta, as cidades de Bonifácio e Porto Vecchio situadas no extremo sul da ilha e em seguida e cidade de Sartene e as montanhas de Bavella.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
Eymard
Fernanda,
que inveja mais saudável!!!!! Espero poder conhecer a Córsega. Já estou planejando um CP ao vivo por lá!! (risos)
Fernanda Canarelli
Moro o ano todo! Sou casada a 4 anos com um Corso rsrsrs
Moro em um hameau que se chama Muchitonu, proximo de Muratelu. E bem pequenininho tem umas 20 casas no maximo. Fica a +- 12km de Porto Vecchio.
Abraços
conexaoparis
Fernanda
Meu email é [email protected]
Em julho deve estar na Córsega.
Fernanda Canarelli
conexaoparis
Ola
Encontrei seu blog com indicaçao de uma conecida!
Tbm moro na Corsega em Porto Vecchio.
Recomendo a todo mundo que venham conhecer a Corsega é muito lindo! Porto Vecchio tem praias maravilhosas e uma centro historico pitoresco.
conexaoparis
Fernanda Canarelli
Você mora em Porto Vecchio o ano todo?
Pelo sobrenome está vem integrada.
Abraços
HELIO JR
Lina,
Há alguns anos, quando saí da casa dos meus pais para morar sozinho, fui a um shopping de decoração a fim de comprar móveis. Numa das lojas escolhi os sofás, a cama e alguns outros artigos que nem me lembro mais quais eram. Enquanto o vendedor fechava as contas, resolvi sair da loja em busca de um banheiro público. No caminho, avistei de longe, numa galeria de arte, um quadro imenso com uma paisagem que me conquistou. O valor dos móveis daria apenas para uma parcela do quadro. Mesmo assim não hesitei e fiz a troca. Durante alguns meses o único móvel em minha casa (na época um studio na Barra) era esse quadro. Chama-se “Recanto em Erbalunga”.
Débora Denizot
Dicas anotadas, obrigada! Trarei fotos.
Débora Denizot
Lina,
Estou descobrindo os posts antigos do seu blog recentemente e adorando! Encontrei esse post sobre a Corsega e fiquei com agua na boca. Estou indo para la no feriado de 13 de maio e ficarei hospedada perto de Porto Vecchio, na bahia de Santa Giulia. Bonifacio ja esta na lista do que pretendo visitar. Alguma dica imperdivel para uma viagem curta como essa (so teremos 4 dias)?
conexaoparis
Débora
Visite com calma Bonifácio.
Visite também o campo de golfe da região. Ele se encontra dentro de um condomínio fechado. O seu restaurante é aberto ao público. Todos sabem onde ele se encontra. A vista de lá é linda.
Alugue um barco pequeno e saia do golfe de Bonifácio para ver as grutas.
Eymard
Claudia:
voce ‘e mesmo a memoria VIVA! deste blog. Nem a Lina lembra mais das suas proprias “criaçoes”.
Ainda bem que tem as suas “criaturas” para lembrar dos antigos posts…
Cláudia Oiticica
Eymard, Sueli,
Já estão por aqui???rsss. Cheguei dois dias atrasada!!
as fotos da varanda estão nesse post.
https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/22/a-vista-da-minha-varanda-e-a-dengue/
Sueli OVB
Ah, vocês por aí tricotando as maravilhas da Córsega, hein!
Lina, você trocou as fotos. Essas são menos exclusivas. Acho que o Eymard acabou perdendo as fotos feitas da varanda da sua casa.
Você está mesmo muito exclusivista, e querendo esse lugar só pra você.
Será?
Eymard
Lina
…acho que é isso!!! Já pensou uma “multidão” invadindo a sua Córsega?? Não dá! Melhor guardar os segredos dela somente para você! Quem se sentir desafiado, que vá descobrir por seus próprios olhos os segredos da Ilha!!!! (risos)