Os nativos a chamam Corsica, os continentais, de Corse. Os nativos, antes de serem franceses, são corsos e consideram os franceses como os continentais. A ilha possui uma identidade forte, com uma cultura diferente da francesa. Ela é mais próxima da Sicília italiana do que do cartesianismo francês. Desde tempos imemoráveis, ela foi invadida – o inimigo sempre chegando pelo mar. Por isto as cidades estão no alto das montanhas e um movimento nacionalista é presente até hoje. Às vezes os franceses são considerados invasores, como foram os romanos e os gregos. E foi este nacionalismo que preservou e preserva a Córsega.
Eu tenho uma casa perto de Propriano, uma pequena cidade na Córsega do Sul, escala dos grandes navios que circulam pelo Mediterrâneo. Recentemente o Queen Elizabeth II ancorou na frente da cidade e me lembrei o filme de Fellini, E la nave va.
Os mortos são respeitados e queridos e os túmulos têm uma vista maravilhosa. Do alto da colina, os mortos de Propriano vigiam a cidade, o porto de comércio e a marina.
Propriano é o nome francês da cidade, os corsos a chamam Prupriá.
Com sua orla marítima ocupada por cafés, restaurantes e lojas com os produtos locais, deliciosos embutidos, queijo de cabra, azeite e um vinho rosé que começa a ser respeitado, mesmo pelos franceses.
Propriano é o lugar ideal como ponto de partida para conhecer a Córsega do Sul. De Propriano você pode visitar, numa ida e volta, as cidades de Bonifácio e Porto Vecchio situadas no extremo sul da ilha e em seguida e cidade de Sartene e as montanhas de Bavella.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
conexaoparis
Erick
Você pega um avião onde estiver e desce em Paris ou Marseille. Aí você pega um avião para Ajaccio. Neste aeroporto aluga um carro e vai curtindo a viagem até a cidade mencionada que se encontro no norte da capital do sul da Córsega.
Erick
Lina,
sabe como faço para chegar à Sari D´Orcino, na Córsega?
conexaoparis
Fernanda
Gostei, apesar de ficar enjoada, sempre.
fernanda amaral
Conexaoparis,
Estive na Córsega este mês!!! Mama mia, que espectáculo!!! Calvi, Galeria, U Portu, Cargése, Ajaccio.
Partimos de Brusc, a 48 Km de Marselha, no veleiro da família desbravando aquele maravilhoso mediterrâneo. 1 noite, um dia e mais 1 noite sem parar de velejar foi a duracção da travessia.
De madrugada avistámos Calvi e a sua mensagem de boas vindas. Aí, finalmente o banho reparador e um pequeno almoço na esplanada da praça central. Depois visitámos a cidadela repleta de muralhas donde se espraiava aquele azul imensooooo.
Enfim… sem palavras. Algumas só para acrescentar a emoção da visita dos golfinhos brincalhões durante a nossa travessia da costa até à ilha e duma libelinha atrevida que descansou durante quase todo o trajecto na corda da vela mestra.
Beijo e boas viagens com boas descobertas
Fernanda (de Lisboa, Portugal)
ana
Uma viagem a Corsega sem duvida, mesmo que não seja possível visitar todas as cidades paradisíacas, é um prazer inenarrável. Eu fui a Nice de trem e como tinha um dia livre (sempre deixo um dia solto) entre dois destinos, pra me prolongar em um ou inventar uma terceira coisa…Resolvi pegar o avião de Nice(130 euros) e descer em Bastia e pelo menos por um dia conhecer toda Bastia, e voltei a noite pegguei um ferry 55 euros pra Marseille (não gosto da cidade), para de lá ir a Provence. Foi o dinheiro mais bem gasto da minha vida, e só as recordaçoes que terei pelas fotografias serão impagaveis!!!!! A cor do mar foi pareo duro para outro bate e volta que fiz a Cinque Terre na Italia. Vale pra gente saber por onde se prolongar numa estadia mais longa.
marisa
Lina,que surpresa maravilhosa ler que vc vai pra Provence!
Vou aguardar anciosamente. rsrs…
Espero que você faça uma super boa viagem!
obrigada!
beijos,
conexaoparis
Marisa
Final de setembro vou viajar pela Provence e o Luberon. Em seguida publico o roteiro e as dicas.
marisa
Oi Lina!
Espero que você tenha aproveitando bem as suas férias.
Mal voltei de Paris, já estou planejando voltar no próx ano. rsrs… Estou pensando em ir para Avignon de Paris por trem. Andei lendo que a região do Luberon é linda. Você já ficou hospedada em alguma cidadezinha por lá? Pretendo alugar um carro para explorar a região, mas queria ficar em lugar bem legal e não muito caro. Não sei se é melhor ficar em uma cidade maior. Você pode me dar a sua opinião quando puder?
Como vou estar perto, vou me programar para dar um pulinho na Córsega.
Obrigada por tudo!
beijos,
conexaoparis
Candida.
Estamos todos com saudades da Córsega.
candida ferraz de araujo silva
Caros amigos,
Quem não conhece a Corsega,não sabe o que esta perdendo na vida…..é um dos lugares mais agradavéis que ja fui….e posso dizer ,porque ja andei muito por esse mundo a fora.
Candida Ferraz design de interiores B>H>