Os nativos a chamam Corsica, os continentais, de Corse. Os nativos, antes de serem franceses, são corsos e consideram os franceses como os continentais. A ilha possui uma identidade forte, com uma cultura diferente da francesa. Ela é mais próxima da Sicília italiana do que do cartesianismo francês. Desde tempos imemoráveis, ela foi invadida – o inimigo sempre chegando pelo mar. Por isto as cidades estão no alto das montanhas e um movimento nacionalista é presente até hoje. Às vezes os franceses são considerados invasores, como foram os romanos e os gregos. E foi este nacionalismo que preservou e preserva a Córsega.
Eu tenho uma casa perto de Propriano, uma pequena cidade na Córsega do Sul, escala dos grandes navios que circulam pelo Mediterrâneo. Recentemente o Queen Elizabeth II ancorou na frente da cidade e me lembrei o filme de Fellini, E la nave va.
Os mortos são respeitados e queridos e os túmulos têm uma vista maravilhosa. Do alto da colina, os mortos de Propriano vigiam a cidade, o porto de comércio e a marina.
Propriano é o nome francês da cidade, os corsos a chamam Prupriá.
Com sua orla marítima ocupada por cafés, restaurantes e lojas com os produtos locais, deliciosos embutidos, queijo de cabra, azeite e um vinho rosé que começa a ser respeitado, mesmo pelos franceses.
Propriano é o lugar ideal como ponto de partida para conhecer a Córsega do Sul. De Propriano você pode visitar, numa ida e volta, as cidades de Bonifácio e Porto Vecchio situadas no extremo sul da ilha e em seguida e cidade de Sartene e as montanhas de Bavella.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
Antonio Luiz
Rodrigo, boa noite. Li aqui seu comentario sobre nao viver na Corsega o ano todo. Eu pretendo me mudar para la e estou colhendo o maximo de informacao possivel. Vc poderia me informar onde mais posso saber mais ? Nao so sobre turismo mas sobre a ilha como um todo..
Obrigado e parabens pelo Blog
Rodrigo Lavalle
Antônio, conhecemos a Córsega como turistas. Sugerimos que você procure informações no site oficial do governo, clique aqui.
Samara
Rodrigo por gentileza, saberia me dizer qual a melhor cidade – local pra se viver em Córsega, bem como em relação à cultura, atentados, escolas e faculdades, do que se vive a ilha (parte financeira), o custo de vida é muito alto, as línguas predominante é inglês ou francês… e qual melhor jeito de conseguir visto pra residir na cidade, comprar casa, etc…
Vi o vídeo globo repórter e a matéria sobre Córsega, sobre a Essences Naturelles e fiquei muito interessada na ilha, já que esteva buscando lugares do gênero por trabalhar com ervas, plantas medicinais, e outras terapias.
Se puder me dar umas dicas ou onde encontrá-las agradeço desde já.
Abraço.
Rodrigo Lavalle
Samara, nós somente passamos férias na Córsega. É triste no inverno, alegre no verão. A ilha fica muito vazia fora da estação de férias e tem pouca oferta cultural. Pessoalmente não podemos aconselhar porque nunca veveríamos lá o ano inteiro.
Abraços.
Eliane Maciel
Minhas experiências de viagem pela minha querida Kalisté foram muito positivas. Conheci tanto o litoral como as montanhas. As paisagens sao de cortar o folêgo…Numa das minhas idas a Bonifacio, peguei um ferry boat e fui conhecer a Sardenha, linda ilha italiana. Foram algumas idas e vindas que valeram a pena e, que me deixaram grandes Saudades!
renata
Quero conhecer Córsega e vou me planejar para ir em Outubro deste ano. Gostaria de saber como, do Brasil, que cia aérea é melhor e se devo ir direto pela França ou Lisboa.
Por favor, me deem dicas de lugares em Córsega é melhor visitar, num período de 7 dias.
Obrigada!Abraços.
Renata Marques
Rodrigo Lavalle
Renata, tenho medo que outubro não seja uma data correta para visitar a Córsega. A ilha vive do turismo e em outubro tudo estará fechado. Sobretudo hotéis e restaurantes. Alguns fecham na segunda metade de setembro. Te aconselho conhecer a Córsega em junho, julho, agosto e setembro.
Abraços.
Gisele Porcaro
Oi.
Estou com uma dúvida: Bastia ou Figari.
Como pretendo ficar uns 4 noites desejo comprar passagem aérea com base na acomodação.
Grata.
Rodrigo Lavalle
Gisele, Figari, perto de Bonifácio.
Abraços.