De acordo com estastísticas oficiais, 40.000 SDF – sem domicílio fixo – quer dizer, mendigos, andam pelas ruas de Paris. E o número aumenta todos os anos. Um terço destas pessoas tem empregos instáveis e informais mas estão fora do mercado imobiliário porque não possuem os documentos exigidos pelas agências ou pelos proprietários.
Além dos dormitórios abertos à todos que buscam refúgio contra a noite de inverno no passeio, o governo francês e associações de caridade abrem locais onde os SDF, durante o dia, podem descansar, tomar banho, lavar roupas e fugir do frio durante algumas horas.
Muitos preferem o isolamento, sobretudo os estrangeiros, e se organizam para a sobrevivência na rua. O centro de Paris, à noite, se transforma completamente. As pessoas encontram abrigo contra a chuva nas entradas das belas lojas do boulevard Haussamann, do boulevard de la Madeleine e da avenida Opera. Quando as lojas fecham suas portas, abrigos feitos de papelão e plástico surgem rapidamente e mini favelas aparecem e desaparecem em algumas horas.
E a carruagem vira abóbora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
eymard
Essa triste realidade tende a aumentar nos grandes centros urbanos da Europa e EUA. Por aqui já convivemos com esses contrastes faz tempo. Basta dar uma olhada em S. Paulo. O duro é quando começamos a achar isso normal. Parte da paisagem.
Renata Monteiro
Concordo com a Lenna, tenho voltado a Paris todos os anos desde 20009, é triste e assustador ver o numero de mendigos nas ruas aumentando muito.
Maria Helena Ranghetti (Lenna)
Fico muito triste quando volto à Paris e vejo cada vez mais mendigos, mais pobreza…
nathalia
Lina estou em Paris há uma semana e ontem havia uma ambulância em frente ao parque Montholon, que fica na esquina do meu hotel, distribuindo sopa e cobertores. Os voluntários estavam dispostos a dar atenção e um pouco de dignidade a estes moradores da rua tambem. Apesar de nao ser a solução, acho que ter alguém que ainda se preocupa e doa algum tempo ao proximo e maravilhoso! Bonsoir!
Lina
Nathalia
A miséria no inverno é mais dolorosa.
Carla
Infelizmente, a Cidade Luz tb tem suas sombras… Vivi em Paris durante um ano e nunca deixei de me entristecer c/ os inúmeros cartazes c/ a frase “J´ai faim”. Triste e incômodo ver tantas pessoas perdendo sua dignidade de maneira tão dura, seja em SP, NY, Paris, ou em qualquer lugar. Não consigo encarar a miséria c/ naturalidade.
Cláudia Oiticica
Triste, mesmo.Uma realidade que incomoda em qualquer lugar do mundo.
Uma vez vi uma matéria na TV5 sobre um barco que fica ancorado no Sena e funciona como hotel gratuito temporário para os SDF. Tudo muito bem organizado, com instalações decentes e alimentação adequada.E ainda ajuda a recolocar a pessoa no mercado de trabalho.
Suely
Triste!!!
ana
tb vi essa cena nos arredores do louvre, em janeiro deste ano.
em berlim cheguei a ver um acampamento (com barraca e tudo) em uma parte da cidade.
triste realidade do capitalismo selvagem.
pelo menos aí não tocam fogo nos mendigos…
Lilian
Lina, muitissimo obrigada pela resposta, eu já estava quase decidida de ir pra Brugge, agora fiquei em duvida de novo… Vc acha que vale a pena ficar uma noite em Brugge, pra ver a iluminação da cidade a noite, jantar e tal ou um dia, indo cedinho e voltando no ultimo trem é o suficiente? Pra ir do Charles de Gaulle direto pra Bruges é complicado? Na verdade já fui ao Louvre, entao dessa vez ele não vai estar no meu roteiro, pretendo ir a lugares “menos turisticos” daí o meu medo de tá tudo fechado…
Lilian
Lina, desculpa pelo comentario nada a ver com o post mas estou realmente precisando de sua ajuda.
Chego em Paris dia 31/03- domingo de pascoa, e acabei de descobrir que além do domingo a segunda também é feriado em paris, é isso mesmo?? Como funciona, tudo fecha ou as atrações turisticas continuam abertas?
Pensei em ir direto do aeroporto (charles de gaulle) para brugge de trem e voltar a paris depois do feriado mas pelo que eu vi la também é feriado… vc sabe se as atraçoes turisticas lá funcionam? o que você indicaria: ficar em paris ou ir direto para brugge??
Aguardo ansiosamente o seu conselho.
Lina
Lilian
Fique em Paris que é uma grande cidade. Encontrará museus abertos como o Louvre, por exemplo. Nem tudo fecha neste feriado.