De acordo com estastísticas oficiais, 40.000 SDF – sem domicílio fixo – quer dizer, mendigos, andam pelas ruas de Paris. E o número aumenta todos os anos. Um terço destas pessoas tem empregos instáveis e informais mas estão fora do mercado imobiliário porque não possuem os documentos exigidos pelas agências ou pelos proprietários.
Além dos dormitórios abertos à todos que buscam refúgio contra a noite de inverno no passeio, o governo francês e associações de caridade abrem locais onde os SDF, durante o dia, podem descansar, tomar banho, lavar roupas e fugir do frio durante algumas horas.
Muitos preferem o isolamento, sobretudo os estrangeiros, e se organizam para a sobrevivência na rua. O centro de Paris, à noite, se transforma completamente. As pessoas encontram abrigo contra a chuva nas entradas das belas lojas do boulevard Haussamann, do boulevard de la Madeleine e da avenida Opera. Quando as lojas fecham suas portas, abrigos feitos de papelão e plástico surgem rapidamente e mini favelas aparecem e desaparecem em algumas horas.
E a carruagem vira abóbora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Prado Jr.
Infelizmente, essa é a dura realidade atual de Paris, cheguei a morar na cidade por cerca de 5 anos mais infelizmente todos os graves problemas que a assolam me fizeram mudar para Londres, a imigração descontrolada de africanos, ruas sujas, ciganos, mendigos, pessoas tentando te aplicar golpes a cada esquina, vendedores ambulantes para todo lado e um sistema de transporte bastante deficiente, os turistas que passam uma ou duas semanas não têm ideia de como a cidade é de verdade, fora a carga tributária desleal e os milhões de euros cobrados por um aparamento de 2 quartos, sem elevador e nenhum conforto!
Em Londres, por força do destino, encontrei sem dúvida uma das melhores cidades do mundo para se viver, é claro que como toda grande cidade tem seus problemas, mas certamente permite a uma pessoa com um rendimento médio viver infinitamente melhor, com muito mais qualidade de vida.
Adriana Pessoa
Parabéns pelo post Lina.
Essa é a realidade de uma cidade linda e com problemas de todas as grandes cidades.
Maria Elizabeth de Oliveira Moreira Lima
Um post muito lúcido. Parabéns!
sandra
muito triste, perder a referência . A casa da gente é tudo!
camilla
Ops, é Descansar com S
Lina
Camilla
ops, correção feita.Obrigada.
Maria das Graças
Esse post me transpôs para as páginas do livro de George Orwell, escrito em 1933, na Pior em Paris e Londres.
No inverno do hemisfério norte a situação se agrava. É quando no jornal da TV5 vejo reportagens que as vezes duvido. Pessoas que perderam seus empregos e vivem dentro dos seus próprios carros.
Marcia Castro
Eu vi, fiquei muito triste, morri de pena… no Bld des Capucines, mais ou menos em frente ao Olympia. Era outubro mas já fazia um friozinho…
Maíra Teixeira
É Mesmo!! O lado B de Paris!
Gerson
César
Como em todo o mundo. Aqui em São Paulo vem aumentando o número de desabrigados. Em São Francisco (USA) vi muitos e assim caminha o nosso mundinho.
César aragão
O lado B de Paris.