Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris
Ele saiu neste terça feira, aguardado por um grande número de chefs, jornalistas, blogueiros e foodies. Com vocês, a nova classificação do guia Michelin. O guia de restaurantes mais respeitado da França.
Uma menção especial para Cédric Béchade do Hostellerie de Plaisance, – Saint Émilion – que assumiu a difícil vaga do atual chef estrela da mídia francesa, Philippe Etchebest.
Uma menção especial ao Garance – Paris – que ganhou sua primeira estrela (eu trabalhei lá, a comida é sensacional porém o chef intragável).
Um elogio com extra-orgulho a David Toutain – Paris – que ganha uma estrela com restaurante que tem seu nome (tive o prazer de ter algumas aulas com ele e o achei um dos chefs mais inovadores e criativos que vi cozinhar).
Uma curiosidade simpática, um novo três estrelas brilha nos Alpes, o La Bouitte, – Saint Martin-de-Belleville – é um restaurante de base familiar onde pai e filho dividem a cozinha e a matriarca recebe os clientes na salão. Um restaurante finíssimo e agradável que pretendo visitar rapidamente!
Bravo a familia Meilleur que, curiosamente, em francês quer dizer “Melhor”.
Após um longo reinado no Hotel Le Maurice, onde obteve 3 estrelas, Yannick Alléno mais uma vez se afirma como um dos maiores chefs do mundo. Ele conquista novas 3 estrelas em seu novo restaurante Le Pavillon Ledoyen.
Yannick possui mais dois excelentes restaurantes não estrelados (logo com preços mais razoáveis) que já falamos aqui, o Terroir Parisien.
Alain Ducasse au Plaza Athénée entrou neste guia 2015 com 2 estrelas. O que significa que o restaurante perdeu uma estrela em relação a sua última classificação em 2013. Explico: no ano passado, o restaurante não foi incluído no guia porque estava fechado para reforma e reabriu em setembro de 2014. Na volta ao guia, ele perdeu uma estrela.
Em suma, descobri novas jóias em várias regiões. Apenas uma pergunta ficou na minha cabeça: mas onde diabos estão as mulheres?
E antes de terminar, um aviso: a Lina já testou o restaurante de David Toutin, clique aqui para ler.
Abaixo, as novas estrelas Michelin 2015.
Três estrelas:
. Paris: Pavillon Ledoyen. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Saint Martin de Belleville: La Bouitte. Clique aqui para reservar uma mesa.
Duas estrelas:
. Bordeaux/Martillac: La Grand’Vigne. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Lembache: Auberge du Cheval Blanc. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Lyon: Le Neuvième Art. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Porto Vecchio: Casadelmar.
. Paris: Alain Ducasse au Plaza Athénée.
. Paris: La Table du Lancaster.
. Val-d’Isère: L’Atelier d’Edmond.
Uma estrela:
. Aix en Provence: L’Esprit de la Violette.
. Aix en Provence: Le Clos.
. Auxerre: L’Aspérule.
. Blois: Assa.
. Chamonix Mont Blanc: Auberge du Bois Prin.
. Giverny: Le Jardin des Plumes (já citado pelo Conexão Paris, clique aqui para ler).
. Marseille: Une Table au Sud.
. Marseille: AM par Alexandre Mazzia.
. Monte Carlo: Le Blue Bay.
. Montlivault: La Maison d’à Côté (já citado pelo Conexão Paris, clique aqui para ler).
. Mulhouse: Le 7ème Continent.
. Paris: Les Climats. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Paris: David Toutain (já citado pelo Conexão Paris, clique aqui para ler).
. Paris: Garance. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Paris: Helen. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Paris: Penati al Baretto. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Paris: La Table d’Eugène. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Ramatuelle: La Voile (Hôtel La Réserve Ramatuelle).
. Rouen: L’Odas. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Saint Émilion: Hostellerie de Plaisance. Clique aqui para reservar uma mesa.
. Saint Raphael: Archange.
. Saint Jean de Luz: Le Kaiku.
. Sessenheim: L’Auberge au Bœuf.
. Strasbourg: Esprit Terroir.
. Val Thorens: L’Épecurien.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Graziele
Existiria um certo declínio de Alain Ducasse em virtude de estar restringindo o consumo exacerbado de carnes???
ANA MENEZES
Voce saberia informar como fazer reservas para o epicure no Le Bistrol?
Rodrigo Lavalle
Ana, o site oficial do restaurante só fornece um número de telefone: +33 (0)1 53 43 43 40.
POLLYNE MEDEIROS
Sou professora da disciplina de gastronomia e turismo em um curso superior de gastronomia aqui no Nordeste do Brasil , tenho o conexão como forte aliado em minhas aulas com tendências e novidades. Tudo isso porque acompanho já faz algum tempo o conexão, já fiz muitos programas sugeridos por vocês. Parabéns pelo maravilhoso trabalho !!!!
Rodrigo Lavalle
Pollyne, obrigado pelos elogios.
Abraços.
gabriela
MES FELICITATIONS pelo site… sempre venho pescar boas informações antes de ir à PARIS.. Claudia, adorei sua dica… e La Table du Lancaster já está na minha wishlist… obrigada
Tatiana Thomé
Olá!! Antes de mais nada, parabenizo o site! Muito bom!! Gostaria de saber se vocês indicam algum site confiável para efetuar reservas de restaurantes em Paris. Com quanto tempo temos que fazer as reservas? Muito obrigada! Tatiana
Rodrigo Lavalle
Tatiana, as reservas podem ser feitas nos sites oficiais dos próprios restaurantes ou por telefone. A antecedência, em geral, é de 3 meses.
Abraços.
eymard
David Toutain, não sei se foi a companhia excepcional, gostei demais!
mazotti
Estivemos eu e Fabiola minha mulher em MONTLIVAULT uma lindíssima viela medieval.
Dica da Lina num post do CP.
Lá ficamos 7 dias hospedados no simpático hotel Maison de la Cote estrelado pelo guia MICHELIN. Hotel pequeno, muito aconchegante, sem excessos. O restaurante é divino a preços civilizados. Fica defronte da praça da milenar igreja católica cujas chaves enormes ficam com o proprietário do hotel.
Lindo lugar. Você se sentirá um morador tamanha a hospitalidade do lugar.
Evandro Barreto (Dodô)
O savoir vivre agradece.
Madá
Karen, gostei da sua análise. Além de Darroze e Pic, não tem outras mulheres? Será que as mulheres não são suficientemente intragáveis ?
Claudia Kaminoff, que experiência maravilhosa!
Rodrigo Lavalle
Madá, li sobre a Stéphanie Le Quellec.
Abraços.
Claudia Kakinoff
Lina, experimentamos ontem o novo dois estrelas aqui em Paris, La Table du Lancaster. Para resumir em uma palavra: Excelente! Fomos recebidos num salão pequeno mas muito aconchegante com uma taça de champanhe para comemorar a segunda estrela. Decidimos experimentar o menu do dia que incluía duas entradas, prato e sobremesa, sugestões do chef. Tudo delicioso e de muita criatividade. Na hora de pagar a conta uma surpresa: 124 euros para duas pessoas!!!! Além de tudo isso, o serviço foi um dos melhores que já vimos por aqui. Super recomendamos! Abraços.