Saber quais são os principais golpes e estar preparado para reagir é a melhor maneira para evitar roubos e problemas em Paris.
Publicamos vários artigos sobre os diversos golpes: golpe do anel (leiam aqui), da pulseirinha (leiam aqui), do blusão de couro (leiam aqui), da dupla conta do restaurante (leiam aqui)…Publicamos um pedido da polícia de Paris no sentido de não comprar nada dos camelôs (leiam aqui).
Pela primeira vez assisti um “ataque” à turistas japoneses.
Estava andando na lateral da Opera Garnier onde se encontra o ponto do Roissybus, o ônibus que liga o aeroporto CDG e Paris. Na minha frente quatro jovens abordavam todos os passantes visivelmente turistas. Abraçavam as pessoas e pediam para assinarem uma petição. Aqueles que respondiam alto, com segurança e certa agressividade ficavam livres das “mocinhas”.
Os franceses se desviavam andando rápido ou atravessavam a rua. Continuei seguindo o grupo porque queria ver o modus operandi.
De repente elas encontraram dois japoneses tímidos e amedrontados. Elas os cercaram e enquanto umas os abraçavam rindo e conversando, outras tentavam abrir bolsas e bolsos.
Confesso que só tive coragem para reagir quando alguns trabalhadores que estavam dentro do espaço da Opera sairam para “espantar” as ditas cujas. Quando vi que não estava sozinha na proteção dos pobres coitados, comecei também à gritar.
Vocês acham que elas foram embora? Não! Riram, fizeram sinais obscenos em nossa direção, se afastaram das vítimas mas continuaram por alí, à procura.
Eu atravessei a rua e fiquei do outro lado as observando. Neste momento tirei estas fotos. Os trabalhadores não voltaram para o interior da Ópera e também ficaram um tempo de ôlho. Elas fizeram várias idas e voltas, tentaram abordar outros japoneses mas não “atacaram” mais.
Continuei meu caminho e na volta elas não estavam mais no setor.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
155 Comentários
Beth
Vil Muniz
Não é bem assim.
Acabei de voltar de 3 semanas em Paris e não tive nenhum problema.
Aliás, NUNCA tive problemas em Paris…
Vil Muniz
Que triste ouvir esses relatos!! Fui a Paris a uns quatro anos atrás e não vi isso, que pena que já está assim…vamos nos prevenir, ainda bem que nós brasileiros tiramos isso de letra!!
beijocas!!
Beth
Suely
Cheguei em Paris dia 16 de outubro.
Antes eu estive em Berlin e Londres.
Lá sim estava frio!
Paris estava uma delícia, no começo de novembro, inclusive.
Bjs.
cham. o leitor françês
Suely
Esta banda foi desmantelada há um ano , mas as ladrãozinhas continuam seu triste negôcio.
A polícia cortou um braço do polvo mas não matou a besta.
Quando um cair tem outros para se substituir.
Lenna
Cham, alguns destes ciganos iugoslavos não foram extraditados da França em 2009 ou 2010?!?! Acho que andei lendo esta notícia…
Sandra Almeida Santiago
Estive em Paris em janeiro e vi todos estes golpes,o do anel,do blusão de couro,das pulseirinhas e destas garotas e os camelos. Mas como já estava bem orientada pelo Conexão, tudo correu muito bem.Obrigado por manter todos os leitores bem informado.
Fátima
As ciganinhas estão em toda a parte. Na gare em Bruxelas chegaram a avançar em mim pra pegar a maçâ que eu estava comendo. Em maio deste ano só tentavam dizer q achavam o anel, agora em outubro (neste mesmo fatídico ponto da Ópera, colocavam – quase que à força) o anel no dedo das pessoas – só passava por lá com as mãos nos bolsos. Lina continue nos dando estas dicas preciosas. Beijinhos
Letícia
Estive em Paris, pela segunda vez, há 1 mês( outubro/2011). Estava com meu marido, minha sogra e meus dois filhos de 5 e 1 ano de idade. Estava bem preocupada com a violência, principalmente no metrô, mas felizmente nada aconteceu. No entanto não estava prevenida em relação ao golpe das ciganinhas surdo-mudas. Na Rivoli em frente ao Louvre duas delas nos abordaram com os tais abaixo assinados. E na inocência achei que era alguma causa social, de alguma ONG natureba-cabeção-europeia…sei lá. Eu e minha sogra assinamos e estávamos indo embora qdo ela ficou apontando o papel mostrando que eu estava era fazendo uma doação !?!. Só aí me liguei que era um golpe. Fiquei de olho em carteiras e bolsas enquanto ela ficava tocando meu braço e dando beijinhos!!! Dei uma moeda de EUR 2,00, e achei que ela iria ser acometida pelo milagre da cura e me xingar aos berros, mas não é que ela ficou feliz. Lembrei das gangs da pulseirinha do Pelourinho de Salvador. Se vc estiver avisado, para não ser pego de surpresa e for firme nada acontece, mas é muito chato e tira o brilho do passeio. Mas em compensação achei a torre Eiffel e o Trocadero muito melhores q há dois anos atrás, quase não haviam ambulantes de torrinhas e notei um policiamento ostensivo na região. Em 2008 os africanos com seus souvenirs estavam tornando o passeio impraticável. E não é só isso:a mendicância crescente, o trânsito mais alucinado do mundo, as hordas de turistas chineses…enfim assim como o mundo Paris está mudando.
Suely
Beth
Estivemos na mesma época em Paris,cheguei lá dia 19/10,só que achei o tempo bem frio mas com sol,o bom é que não peguei chuva,adorei o outono,as cores das folhas da árvores,muito agradável,você tem razão.
Beijos
Suely
Fiquei impressionada com o comentário do CHAM,então o problema é mais sério,eles usam métodos violentos,cercam as pessoas,não são simples golpes como o do anel,espero que a polícia francesa tenha mesmo conseguido desmantelar essa organização para que possamos voltar a ter tranquilidade nas nossas férias.