Saber quais são os principais golpes e estar preparado para reagir é a melhor maneira para evitar roubos e problemas em Paris.
Publicamos vários artigos sobre os diversos golpes: golpe do anel (leiam aqui), da pulseirinha (leiam aqui), do blusão de couro (leiam aqui), da dupla conta do restaurante (leiam aqui)…Publicamos um pedido da polícia de Paris no sentido de não comprar nada dos camelôs (leiam aqui).
Pela primeira vez assisti um “ataque” à turistas japoneses.
Estava andando na lateral da Opera Garnier onde se encontra o ponto do Roissybus, o ônibus que liga o aeroporto CDG e Paris. Na minha frente quatro jovens abordavam todos os passantes visivelmente turistas. Abraçavam as pessoas e pediam para assinarem uma petição. Aqueles que respondiam alto, com segurança e certa agressividade ficavam livres das “mocinhas”.
Os franceses se desviavam andando rápido ou atravessavam a rua. Continuei seguindo o grupo porque queria ver o modus operandi.
De repente elas encontraram dois japoneses tímidos e amedrontados. Elas os cercaram e enquanto umas os abraçavam rindo e conversando, outras tentavam abrir bolsas e bolsos.
Confesso que só tive coragem para reagir quando alguns trabalhadores que estavam dentro do espaço da Opera sairam para “espantar” as ditas cujas. Quando vi que não estava sozinha na proteção dos pobres coitados, comecei também à gritar.
Vocês acham que elas foram embora? Não! Riram, fizeram sinais obscenos em nossa direção, se afastaram das vítimas mas continuaram por alí, à procura.
Eu atravessei a rua e fiquei do outro lado as observando. Neste momento tirei estas fotos. Os trabalhadores não voltaram para o interior da Ópera e também ficaram um tempo de ôlho. Elas fizeram várias idas e voltas, tentaram abordar outros japoneses mas não “atacaram” mais.
Continuei meu caminho e na volta elas não estavam mais no setor.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
155 Comentários
Vinicius Moraes
Boa Noite, lendo essa repostagem fiquei com receios nos planejamentos dos meus passeios. Em determinado dia da.minha estadia, terei que transitar entre a Gare de Lyon até a região do Louvre de noite (22h) com mala de viagem. Estava pensando em pegat metro mesmo, não teria que andar nem 1 quadra. Será que esse trajeto seria tranquilo? Obrogado e parabéns pelo blog.
Rodrigo Lavalle
Vinícius, não há perigo em pegar o metrô da Gare de Lyon até a região do Louvre. As duas áreas são tranquilas.
Abraços.
Alberto
oi Rodrigo, e seguro viajar de metro em paris?somos 8 pessoas vamos estar sempre juntos, isso torna as situaçoes mais seguras?e seguro visitar o louvre e a torre eifel? quais as precauçoes basicas que devemos tomar? muito obrigado pelas informaçoes, abraços.
Rodrigo Lavalle
Alberto, é seguro mas é preciso ficar atento aos batedores de carteiras e golpistas. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/01/questoes-sobre-seguranca-em-paris/.
Abraços.
Marcio Facione
Vou para Paris e o meu voo de volta é muito cedo no aeroporto de Orly. Estarei próximo ao centro e nesse caso, precisarei pegar uma condução na madrugada. O que vc me indica? Estarei hospedado bem próximo à estação Boucicaut, mas sei que o metro não funciona na madrugada.
Rodrigo Lavalle
Márcio, a única alternativa é o táxi pois o transporte público só começa a funcionar às 05:30 da manhã.
Abraços.
Justina
Ah, são Romenos? No Brasil vamos passar a dizer que são Uruguaios, Bolivianos… Fácil, não é? Penso que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de viajar um dia para ver que gente desse tipo tem no mundo todo!!! Estive na Itália e presenciei um casal da meia idade ficar sem dinheiro na entrada das Termas de Caracalla.
Thaís
Olá pessoal, ótimo blog!
Vou à Paris agora em agostos estou em dúvida se devo andar com os passaportes com a gente ou seria melhor andar apenas com uma cópia e deixar os passaportes no cofre do hotel. Minha filha tem 6 anos e tem desconto em algumas atrações, será que aceitam a cópia do passaporte para comprovar a idade?
Rodrigo Lavalle
Thaís, não ande com o passaporte, deixe-o no cofre no hotel. Ande com uma cópia ou tire uma foto com o telefone ou tablet.
Abraços.
Josnei Vinicius Montemór
Primeiramente parabéns pelo blog. Muito útil e esclarecedor. Já li muito que Paris é segura e concordo. Quem mora em São Paulo nem deveria se preocupar muito com este quesito. Vou para Paris em julho deste ano e vou me hospedar na Bastilha, bem próximo à Place de Vosges no Marais. O que posso esperar desta região? Tenho que ter preocupações ou é light? Antecipadamente obrigado.
Rodrigo Lavalle
Josnei, região super tranquila e sofisticada. Ao redor Place de Vosges existem muitos restaurantes e bares interessantes.
Abraços.
Gilberto
carteira no bolso da frente da calça! NÃO faça isso, os batedores vão adorar. Carteira no bolso interno da jaqueta ou similar, ok. Cuidado com o metrô, se puder evite- o (uma visão do inferno!)! MAS, NO FINAL DAS CONTAS, PARIS É MARAVILHOSA!
Fabiana
Bom, sobre o golpe do anel, aconteceu ontem comigo e com meu marido 2 vezes… Avisados, nao caímos. Sobre a assinatura de petição também aconteceu ontem, nao caímos mas deu muita raiva… Aprecem moscas querendo te atacar. Isso tudo na região do Louvre…. Desistimos de alguns passeios por causa disso, é desconfortável, irritante… No hotel roubaram varias coisas nossas… Muito cuidado com as malas, mantenham sempre trancadas mesmo dentro do quarto…
Ana Paula
Confesso que lendo essas mensagens nesse post antes de viajar fiquei com medo… Não tenho hábito de andar de metrô e a pé e tinha me programado para só andar assim em Paris…
Mas sou de São Paulo, estava “avisada” e isso basta!
Temos uma atenção de quem mora em cidade grande, não adianta em qual…
As meninas das listas e os imigrantes com flores eu dispensava com um não tão ríspido que elas nem tentavam uma segunda vez…
Não vi assaltos, nem confusões, nada. E olha que tinha MUITA gente. Nunca vi tanto turista junto…rs…
Mas vi muito turista desavisado, andando olhando para as nuvens, com a máquina (enorme) pendurada e os euros saindo dos bolsos…rs… os japoneses principalmente…
Fiquem com um olho aberto, mas podem relaxar: não somos os alvos preferenciais…rs…
Marcella
Ao programar a viagem, lendo cada post do blog, estes que falam sobre cuidados com a segurança foram os que mais me chamaram atenção… Tanto que chegamos em Paris, agora no início do mês, já de “olho vivo”! Tivemos oportunidade de presenciar o “golpe do anel” (bobo e não deu em nada, graças ao blog). Fora isso, tudo correu muito bem, a cidade super tranquila… não passamos aperto nesse sentido.
Quero aproveitar pra parabenizar o blog. Durante meses planejando a viagem, ele foi extremamente útil e indispensável! Lia diariamente… Na verdade, a programação dos dias em Paris foi toda feita com base nas dicas do blog. E pra quem como eu, está planejando a viagem por aqui, repasso dicas que peguei no blog e, outras que fizemos, e super recomendo:
Ir ao Louvre com um guia (fomos com o Tom. Foi nossa primeira visita ao Museu, e por ser como uma “imensa colcha de retalhos” acho que vale muito a pena, a orientação de um guia. Ele foi super agradável, e o passeio foi realmente muito bom!).
Tomar um brunch em Paris (fomos no Les Philosophes. E apesar de não ser tão farto como o brunch que comemos por aqui, vale a pena provar).
Passear de bicicleta pela cidade, pelas margens do Sena…(simplesmente, não sai da memória! E rende ótimas fotos!).
Ir a Sacre-Couer à noite, e vê-la toda iluminada (emocionante!).
E finalmente, andar e andar nos jardins de Versailles… (as cores do jardim, pelo menos neste período do ano, estavam belíssimas… Nunca estive em um lugar tão lindo! Amei!).