Saber quais são os principais golpes e estar preparado para reagir é a melhor maneira para evitar roubos e problemas em Paris.
Publicamos vários artigos sobre os diversos golpes: golpe do anel (leiam aqui), da pulseirinha (leiam aqui), do blusão de couro (leiam aqui), da dupla conta do restaurante (leiam aqui)…Publicamos um pedido da polícia de Paris no sentido de não comprar nada dos camelôs (leiam aqui).
Pela primeira vez assisti um “ataque” à turistas japoneses.
Estava andando na lateral da Opera Garnier onde se encontra o ponto do Roissybus, o ônibus que liga o aeroporto CDG e Paris. Na minha frente quatro jovens abordavam todos os passantes visivelmente turistas. Abraçavam as pessoas e pediam para assinarem uma petição. Aqueles que respondiam alto, com segurança e certa agressividade ficavam livres das “mocinhas”.
Os franceses se desviavam andando rápido ou atravessavam a rua. Continuei seguindo o grupo porque queria ver o modus operandi.
De repente elas encontraram dois japoneses tímidos e amedrontados. Elas os cercaram e enquanto umas os abraçavam rindo e conversando, outras tentavam abrir bolsas e bolsos.
Confesso que só tive coragem para reagir quando alguns trabalhadores que estavam dentro do espaço da Opera sairam para “espantar” as ditas cujas. Quando vi que não estava sozinha na proteção dos pobres coitados, comecei também à gritar.
Vocês acham que elas foram embora? Não! Riram, fizeram sinais obscenos em nossa direção, se afastaram das vítimas mas continuaram por alí, à procura.
Eu atravessei a rua e fiquei do outro lado as observando. Neste momento tirei estas fotos. Os trabalhadores não voltaram para o interior da Ópera e também ficaram um tempo de ôlho. Elas fizeram várias idas e voltas, tentaram abordar outros japoneses mas não “atacaram” mais.
Continuei meu caminho e na volta elas não estavam mais no setor.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
155 Comentários
Michele
Um amigo que estava viajando caiu .. Ainda bem que ele conseguiu sair e só perdeu 2euros..Um perigo!! Eles cercam a pessoa..
Rodrigo
Isso é MUITO comum lá…tem de quilos na torre eiffel e no trocadeiro…perguntei para a gerente do hotel e ela me falou que são Romenos que fazem essas coisas, nem franceses são. Eles são tão caras de pau que quando fui assaltado no metro, eles sairam normalmente..ave..Depois vem falar do Brasil..FICA A DICA: GRITE EM QUALQUER IDIOMA, A LINGUA DA RAIVA É UNIVERSAL (fiquei bravo com os jovens romenos, gritei: “ME DEVOLVE” e aparece a minha carteira e de uma amiga nossa tambem Oo)!!
claudia ajuz
Vem cá, eu não consegui entender muito o golpe do anel. Ano passado, estávamos, eu e minha amiga, na praça de Madeleine quando ouvi o barulho do anel e uma pessoa na frente com ele na mão nos olhando. Fiz uma cara de fera, ou acho que fiz, e a mulher foi embora rindo, não me disse nada nem pediu nada. Afinal, como funciona esse golpe. Sei que deve ter explicado por aqui, mas não achei.
Lina
Claudia
Ela te dá o anel dizendo que não pode usa-lo porque a religião não permite. Depois te pede dinheiro.
andreza oliveira
passei uma situação bem engraçada quando fui p/ paris em março passado, c/ meu marido… tínhamos acabado de comprar a passagem p/ o ônibus q vai p/ o la valle village quando meu marido olhou p/ trás e viu um homem pegando um anel no chão e olhando p/ ele c/ uma cara bem estranha, tipo: “q anel enorme!!é seu?”
aí eu falei na hora: “cuidado! é o golpe do anel!!!”
na verdade lembrei na hora do blog e achamos bem engraçado, pois ele n sabia do golpe! aí fiquei dizendo a meu marido: “tô emocionada pq estamos em Paris pela 1ª vez e até vimos e golpe do anel!!! kkkk”
no outro dia fomos p/ a sacre coeur e ouvimos barulho de anel cair no chão várias vezes!!! kkkk
Wagner Nascimento
Olá!
Por conceito, em Paris devemos tomar os cuidados de praxe como qualquer capital brasileira. As vezes as pessoas vão para Europa achando que não terá nenhum problema…
Gostei dessas dicas e é bom sempre manter bolsas na frente do corpo e evitar o contato com os “camelos”, que sao chatíssimos…
Abc!
Livia Melo
Corrigindo: como VOU dia 20/02, rsrs
Livia Melo
Oi Lina!
Fazendo meu roteiro de viagem me atentei para um ponto. Várias vezes coloco caminhadas à noite, por exemplo, quando volto do passeio de Versalles e paro na agência, vou caminhar pela Saint-Honoré da altura da des Pyramides até o Café Ruc (por volta das 19h); depois penso em caminhar pela av. de l’Opera até o Monoprix (por volta das 21h), para depois pegar o metro Pyramides.
A questão é: é perigoso andar pelas ruas de Paris à noite? Sei que toda cidade grande tem seus riscos, mas é algo que eu deva evitar?
Tem a questçao do frio também, como foi dia 20/02 creio que ainda vai estar bem gelado..
O que você acha?
Bjos
Ronaldo Merighi
Não sei se já foi dado. Se foi, eu perdi e me fez falta. Duas dicas de segurança no metrô: 1- Se comprar um produto de marca, não vá com a dita cuja sacola (furtaram uma bolsa “das famosas” da minha mulher; 2 – Seja qual for a sacola de loja a ser levada no metrô peça para a lojista grameá-la ; 3- Carteiras , se usar, no bolso da frente da calça. No mais, Conexão Paris na cabeça..
conexaoparis
Ronaldo
Obrigada. Nunca pensei em tocar nesse assunto. Boa sugestão.
Adriano
Oi, Lina.
Queria deixar um recado aos blogueiros. Não sei se você já sabe ou postou aqui o golpe das “surdas-mudas”.
Em janeiro, agora, estive em Paris e fui abordado duas vezes nas proximidades do Louvre por garotas passando-se por “surdas-mudas” que, pediam dinheiro (20 euros) para compra de um aparelho auditivo.
Elas abordavam os turistas mostrando uma cópia de um formulário onde havia assinaturas de várias pessoas que doaram. Aquela folha continha campos para nome, local de residência e quantia doada pelos doadores.
Fui abordado repentinamente, li o papel, não senti firmeza, achei que era uma espécie de abaixo assinado, porém só entendi do que se tratava quando vi, na folha, que ela mostrava constantemente, o desenho de uma orelha e gesticulava que queria dinheiro. Dei uma moeda de 1 euro e assinei a folha com um pseudo-nome e local de morada fictício. Ela gesticulou que não queria 1 euro, tirou do bolso uma nota de 10 euros de fez o sinal de “duas vezes” e “jogava beijos”, como forma de um agradecimento. Quando percebi que era uma sacanagem, não pensei duas vezes: Tirei minha moeda da mão dela e também “joguei um beijo” e dei tchau!
Palhaçada!
conexaoparis
Adriana
Já falamos muito aqui sobre as surdas mudas. Até postei fotos delas.
Mas quanto mais falarmos melhor.
KAKA
Madu
Na minha ultima viajem a Paris e Normandia, utilizei o cartão que vc comentou VTM (Visa Travel Money) e foi a melhor coisa que fiz. Ele é aceito em praticamente todos os estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares etc etc etc
Não cheguei a sacar dinheiro porque levei uma quantia em dinheiro e como utilizava quase que exclusivamente o VTM, não fez falta o dinheiro. Mas se precisar sacar, tem vários caixas eletronicos que recebem o VTM é só acessar o site deles e ver qual é mais proximo do teu hotel. Espero ter ajudado.
Bjs