Eu não gosto do frio e aconselho conhecer Paris na primavera, maio ou junho, antes das férias do verão. Ou então no outono, setembro e outubro, após o retorno dos parisienses das férias e antes dos meses gelados do inverno.
Em 2010 a neve começou no final de novembro. Quando minhas botas encharcadas começaram a afundar na neve derretida me organizei para atravessar o Atlântico.
Mas diante de um inverno como este de 2012, com temperaturas durante o dia em torno dos 6 graus, tenho uma tendência a rever minha opinião mal humorada e concordar que os meses de janeiro e fevereiro apresentam algumas qualidades.
A oferta cultural é imensa, todos os restaurantes estão abertos, ficamos mais elegantes com casacos, foulards, luvas e botas, as lojas liquidam, vinhos, chocolate quentes e conhaques acompanham maravilhosamente a temperatura, as ostras estão perfeitas e o marron glacé fresquinho.
Neste momento a cidade é ela mesma, com todas os seus encantos e contradições. Mais tarde as suas características fortes tendem a se diluir na enxurrada de turistas que a invade.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
206 Comentários
Beth
Para mim, Paris no inverno é o que há de bom!
A cidade fica mais interessante, muitas opções culturais e menos turistas…Além do mais neva muito pouco…
Patrícia
Concordo com a Claudia Oiticica.
Já cheguei em Paris de carro várias vezes e sem o menor problema.
A cidade é muito bem sinalizada.
Procuro chegar num horário mais tranquilo, evitando o rush.
Meu marido também se recusa a dirigir na cidade, risos.
cham. o leitor françês
Patricia
Ha trens, sim, saindo de Chamonix para Paris e tambem da cidade vizinha de Annecy. Outra possibilidade é devolver o carro em Genebra e pegar trem ou avião OU devolver o carro em Lyon (cidade lindissima), seja no aeroporto (LYS) ou no centro cidade, ambos têm estação de trem grande velocidade (TGV) e ligam Paris em 1H50, as partidas são muito frequentes e baratas. Precisa evitar ABSOLUTAMENTE os finais de semana para sair das “stations de ski” pois todas as rodas ficam engarrafadas e pode tornar-se um pesadelo.
Ultima possibilidade, dirigir até Paris e deixar o carro na entrada da cidade onde o trafego ainda nao é muito importante, por ex o aeroporto de ORY . Se vc evitar os horarios de rush pode tambem dirigir até o centro da cidade, qualquer habitante duma cidade maior do Brasil, vai achar o desafio muito leve héhé
Espero ter ajudado e se precisar mais dicas me escreva: sowatzat/aroba/yahoo.fr
marcela
Estou adorando as dicas. Chego em Paris 12/02 e, diferente de alguns, queremos ver neve. Caso Paris não seja possível, alguém indica uma cidade pelos arredores? Outra dúvida: para ir para Suiça, economicamente falando, é melhor de trem ou avião?
Muito obrigada.
conexaoparis
Marcela
Nunca fiz a pesquisa. Mas para saber o preço das passagens de trem o site da estatal francesa é otimo.
http://www.voyages-sncf.com/
Cláudia Oiticica
Prefiro as temperaturas mais amenas da primavera ou outono, mas Paris vale a pena em qualquer estação.
Patrícia,
fique tranquila que chegar em Paris de carro não tem mistério algum. Mesmo em épocas que não existiam internet e gps, não era complicado. Sempre viajei com o guia de estradas Michelin e eles tem o mapinha dos acessos às cidades maiores. Tudo é muitíssimo bem sinalizado.
Mesmo com GPS, o que aconselho é ver antes o caminho a seguir na internet para já ir familiarizada com a Périphérique e com a ” Porte” que vai entrar.
Leandro Ramos
Vive l’hiver….J’adore….
Arnaldo Camargo
Boa tarde a todos (as)!
Este ´”site” está cada vez melhor! A Lina pode descansar, pois os leitores tiram as dúvidas uns dos outros…
Não tenham medo de Paris no inverno, é uma aventura enfrentar o frio e a neve. Afinal, devemos experimentar o que não temos por aqui.
E vamos para a França gastar um pouco e ajudá-los a sair da crise!
Bjs.
conexaoparis
Arnaldo
O sucesso do site está nesta interação e na rede social que formamos. Uma maravilha.
Patrícia
P. S. Do jeito que eu sou medrosa, é capaz de eu comprar o Eurostar pras oito da noite, hehehehe.
Patrícia
Obrigada! Obrigada! Obrigada! Obrigada e obrigada!
Valeu demais a todos (CHAM, LUCIAC, REGINA, DENISE) que responderam à minha pergunta e me ajudaram a tirar essa dúvida cruel da cabeça que há tanto vinha me atormentando.
O voo é da TAM sim. Obrigada pelo caminho das pedras.
Como boa mineira que sou, todos os hoteis, mapas de rotas de carro, voo de Londres para Zurich já estão reservados. Faltavam apenas dois detalhes: o Eurostar e o aluguel de carro em Zurich (este ainda falta). Meu irmão me aconselhou a rodar pela Suíça de carro porque são muitas cidadezinhas lindas e de carro a gente pode parar pra tirar fotos, curtir a paisagem…. Vamos passar duas noites em Lucerna e uma em Interlaken e de lá vamos pra Chamonix (mais duas noites). Aí vem outra paúra: chegar de carro em Paris. MEDO TOTAL! Detesto dirigir em cidade grande, principalmente se não sou familiarizada com o trânsito e muito menos com o jeito de guiar deles. Nisso, não tem GPS que me ajude! Ah! Meu marido já falou que não dirige lá. Como alternativa, eu pensei em devolver o carro em Chamonix, mas vai dificultar e atrasar minha chegada em Paris porque acho que não tem trem direto… ou tem algum jeito mais fácil?
Valeu, de novo, a quem puder me ajudar.
Jacqueline
Amo o frio, mas tive chance de voltar agora a Paris e relutei por causa dos relatos do inverno intenso. Lendo que este inverno foi ameno, só me resta lamentar. Em todo caso, achei perfeita a época em que aí estive, apesar de ter que levar roupa para o calor e o frio, o que aumenta a bagagem. Peguei calorão em setembro e um começo de frio em outubro, mas amei e pretendo voltar nos mesmo meses. Ainda assim, talvez ( se a família aguentar) vá também em fevereiro em 2013. Todos me dizem que o mundo é grande e indagam o porquê de tanto Paris. Eu digo que é minha paixão e prefiro conhecer bem Paris do que um pouquinho de outras cidades aqui e ali.
Elci Júnior
Junto com os amados amigos da TROUPE Le Brasil 2011, tive a oportunidade de passar um dos réveillons mais maravilhosos e gelados da minha vida!!! Achava que gostava de frio, mas depois de ter ido à Paris em 2011, mudei de ideia. O frio é legal, as pessoas se vestem bem… Porém o frio é absurdo!!!! Eu peguei -5 na torre na véspera de ano-novo!!!!
Voltarei à Paris agora no verão em julho de 2012. Sei que é uma época em que lota de turistas, contudo, alguém já viu a cidade vazia em alguma época do ano???
Vou ter a oportunidade de curtir DOIS verões: o nosso e o deles!!!!!!!
Un gros bisou à vous tous!!!