Eu não gosto do frio e aconselho conhecer Paris na primavera, maio ou junho, antes das férias do verão. Ou então no outono, setembro e outubro, após o retorno dos parisienses das férias e antes dos meses gelados do inverno.
Em 2010 a neve começou no final de novembro. Quando minhas botas encharcadas começaram a afundar na neve derretida me organizei para atravessar o Atlântico.
Mas diante de um inverno como este de 2012, com temperaturas durante o dia em torno dos 6 graus, tenho uma tendência a rever minha opinião mal humorada e concordar que os meses de janeiro e fevereiro apresentam algumas qualidades.
A oferta cultural é imensa, todos os restaurantes estão abertos, ficamos mais elegantes com casacos, foulards, luvas e botas, as lojas liquidam, vinhos, chocolate quentes e conhaques acompanham maravilhosamente a temperatura, as ostras estão perfeitas e o marron glacé fresquinho.
Neste momento a cidade é ela mesma, com todas os seus encantos e contradições. Mais tarde as suas características fortes tendem a se diluir na enxurrada de turistas que a invade.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
206 Comentários
Giovana
Que ótimo.
Estou indo em fevereiro e nao sei o que pôr na mala.
Se pudem me ajudar..(levando em consideração que moro no Rio Grande do Sul e sou acostumada com o frio).
Abraços.
conexaoparis
Giovana
Leia os artigos que estão publicados na categoria Roupas de Inverno. Tem um que explica como se vestir no inverno em Paris.
Carlos
A primeira vez que visitamos Paris foi no inverno, comecinho de fevereiro, chegamos a pegar 0oC mas não pegamos nenhuma forte nevasca. Para mim foi inesquecível e eu acho que a cidade expressa melhor seu charme no inverno. Só alertaria as pessoas que querem ir nesta época, se forem sair para as estradas de carro, tomar cuidado com o verglas, uma geada que deixa as ruas perigosíssimas.
Nos 2 últimos anos fomos no verão, a temperatura estava amena, portanto gostosa para passear, mas convenhamos que turistas suarentos de bermuda e camiseta não combinam muito com a paisagem parisiense…
Talvez um dia eu volte na primavera, bem porque gostaria muito de assistir uns jogos em Roland Garros.
cham. o leitor françês
Olá Patrícia
Chegando em CDG, vc vai precisar de ao mínimo 1 h para passar a imigração e recolher suas malas. A estação fica dentro de CDG2, porem se vc chegar em CDG1 terá que pegar um ônibus +/- 15 mn.
Os trens para a Gare du nord saem todas 10mn e demoram 30mn para chegar.
Tem que fazer o check-in do Eurostar ao mínimo 30 mn antes da partida do trem, passar pela emigração e os controles de seguridade que são iguais aos dos aeroportos. Então precisa-se de +/- 2h30 se tudo der bem. Para maior segurança, eu adicionaria mais 1 hora, no caso que seu voo estivesse atrasado, seja 3h30.
Eu reservaria o trem depois dás 19 para evitar estresse e corrida.
Boa viagem!
Silvana
Acho que sou meio que nem o verso do Cole Porter:
I love Paris in the springtime.
I love Paris in the fall.
I love Paris in the winter when it drizzles,
I love Paris in the summer when it sizzles.
Canções à parte, conheci Paris e parte da Europa num lindo verão, em uma viagem que durou 50 dias. Havia uma enorme alegria no ar. Minha irmã que morava na Escócia dizia: “no inverno é outra história…”
Voltei várias vezes, em várias estações — só pulei o outono.
Um inverno como que peguei em dezembro de 2010 é desesperador. A cidade, por mais linda que seja, fica insuportável, tudo se descontrola a começar pelo transporte. Eu não via a hora de ir embora e quase não fui, de tanta neve que havia no aeroporto no dia da minha partida.
Mas foi exceção, passei outros invernos tranquilos, inclusive o inverno inteiro entre 2005-6, e aproveitei muito.
Quanto ao verão, meus amigos detestam, mas eu não. Ok, tem turista por todo o lado, mas o que é isso perto dos dias longos, daquela sensação de que “o sol nunca mais vai se por” em Paris? Das noites claras pra tomar algo na mesinha da calçada?
Na primavera é a perfeição, claro.
Madá
Eu sempre fui a favor de Paris no frio. Não apenas para escapar do calor intenso do verão do Rio, mas para poder sentir um pouco de um frio que nunca temos por aqui. Com uma temperatura em torno dos 5 graus, considero que dá para se agasalhar e ainda curtir o ventinho frio. Os dias são menores, mas tem grandes chances de sol e a luminosidade é linda. Concordo com todos os argumentos da Lina, ai que vontade de estar em Paris !
Regina
Eu tive sorte esse final de ano últmo, estava um inverno ameno, os outros com nevascas, fiquei presa no aeroporto sem poder voltar, outro cheguei em Paris com -7 graus!! Sinceramente não há dúvida, se aproveita muito mais a cidade nas outras épocas do ano quando os dias são longos e as temperaturas mais agradáveis!
Guta
Acho que no inverno, sem neve, Paris é totalmente viavel e linda, como sempre!
Como vc disse, são as nevascas que complicam tudo…
Para quem tem somente as férias de verão (nossas) aqui para viajar, acho que vale o risco, pq Paris é Paris né? 🙂
bjuss
Vil Muniz
Oi querida Lina!
Paris é MA-RA-VI-LHO-SA de qualquer jeito!!!! Já peguei esse frio amedrontador aí em Paris e flanei assim mesmo por suas ruas…agora estou pretendendo ir na primavera para aproveitar as coisas que não pude fazer no inverno.
beijocas!
Patrícia
Olá!
Eu já sou o contrário! Só programo minhas viagens no frio/friozinho. Não sei se é porque o calor aqui no Brasil está cada dia mais insuportável ou porque acho lindo o frio mesmo.
Conheci seu blog ontem, já que estou programando uma viagem para Inglaterra/Suiça/França em março. As dúvidas são muitas! Acho que quanto mais eu leio, mais dúvidas aparecem, rsrs.
Sabe uma que está me “matando” e que não acho uma resposta satisfatória? Nosso voo é pra Paris e, assim que desembarcarmos, vamos direto pegar o Eurostar pra Londres (troca de milhas tem dessas coisas: temos que chegar e voltar pela mesma cdade). Está previsto chegarmos às 14:15. Eu, como boa mineira estressada que sou, já queria comprar os bilhetes de uma vez pra não correr o risco de não achar ou ter que pagar muuuuuuuuito mais caro. A dúvida é: pra que horas eu compro o Eurostar? Considerando que chegaremos por volta das 14 horas, o que é melhor fazer? Eu tinha pensado em comprar pra umas 18, 19 horas… Será que é suficiente o tempo de aeroporto/estação? É muito? Tem como colocar as malas num maleiro na Gare du Nord e dar uma s voltas se o tempo for demasiado? AAAAAAHHHHHHH!!!!!! Help!
Obrigada e feliz 2012!
Patrícia
Angela
Estivemos no Natal em Paris e nos apaixonamos pela cidade ! O frio dá um charme a cidade que é inexplicável !