Acabei de voltar de uma viagem de 8 dias no Perigord, uma das mais bonitas regiões e menos turísticas regiões da França. Com a preocupação de passar informações precisas, publicaremos vários artigos sobre a nossa viagem, veja no final desse post os links para os outros artigos.
Características do Perigord
- O Périgord, há 400 000 anos, foi um dos principais refúgios para os homens originários do leste e que fugiam a era glacial. Aqui encontramos uma infinidade de abrigos sob rochas e grutas que nos relatam a nossa história, da nossa evolução. As grutas e vestígios préhistóricos da Dordogne (o nome do Departamento) fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. Aqui se encontra, por exemplo, a Gruta Lascaux declarada a Capela Sistina da Prehistória. E aqui você pode visitar Roque-St-Christophe, o maior conjunto troglotida da Europa. O Perigord possui a maior coleção de vestígios da prehistória européia.
- O Perigord é também conhecida como sendo a região dos mil e um castelos. Dizem que é impossível contá-los. Eles foram construídos entre a Idade Média e o Renascimento. Andando pelas estradinhas do Périgord, verá um desfile de castelos. Todos bonitos.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
- O Perigord e a Dordogne fazem parte da história da cristandade. Visitar a cidade de Rocamadour e percorrer sua via sacra é repetir o gesto que os peregrinos fazem desde o século XI. É seguir uma das etapas do Caminho de Santiago de Compostela. Rocamadour é impressionante.
- O Perigord é famoso pela sua gastronomia. Aqui estamos no país do foie gras e do magret de pato confit; na região das nozes utilizadas em diversas receitas: bolos, doces, nozes caramelizadas e pâtisseries diversas; na região dos deliciosos vinhos de Bergerac; dos queijos chamados cabécou e rocamadour; no país das trufas, o ouro negro, que você encontrará em vários cardápios dos restaurantes locais.
- O Perigord é mundialmente conhecido pelos seus jardins. Aqueles que gostam de flores e jardins extraordinários não podem perder o Jardin de Eyrignac ou o Jardin de Marqueyssac.
- O Perigord é a região das grutas e dos gouffres (cavidades profundas e abruptas), estamos falando de um mundo subterrâneo mágico com formações calcárias extraordinárias e a mais famosa de todas é o Gouffre du Padirac.
- As pequenas cidades da região são lindas e dez cidades do Perigord fazem parte da lista das “Cidades mais bonitas da França”. Entre elas Beynac-et-Cazenac, Domme, Roque-Gageac. A cidade mais importante do Périgord Noir é Sarlat la Canéda.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Informações práticas
Como ir
Infelizmente o trem TGV não chega direto na região. Para quem está em Paris, a melhor solução é pegar o TGV Paris/Bordeaux, mais ou menos 3 horas de viagem. Em seguida alugar um carro e começar o roteiro do Perigord. Aqueles que não conhecem ainda esta cidade, durmam pelo menos uma noite. Bordeaux é linda e em algumas horas poderá conhecer o centro da cidade. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
Também é possível ir de avião e ônibus até Bordeaux, a viagem de avião dura 1 hora e custa cerca de 45 euros. Veja aqui as melhores ofertas da Air France. A viagem de ônibus é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem até Bordeaux tem cerca de 8 horas de duração. Preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
A melhor maneira de conhecer a região é de carro. Durante oito dias circulei com GPS e nunca me perdi. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Quando ir
Visitar o Perigord na primavera e no outono é o ideal. As temperaturas são amenas e encontramos menos turistas. Em maio, pode chover. Eu estive em maio e em oito dias peguei dois com chuva, nada que impedisse os passeios.
No verão o número de turistas atrapalha o prazer da descoberta. Os lugares ficam entupidos e as pequenas estradas congestionadas. No inverno, muitos restaurantes e hotéis fecham suas portas. Por isso, atenção. Mas a temperatura é amena e raramente abaixo de zero.
A Paris City Vision oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris em todos os passeios de seu site, basta usar o código CONEXAOPARIS.
Outros artigos sobre o Perigord
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Lena Ranghetti
Que delícia de roteiro, Lina! A região é cheia de encantos, mesmo. Estive lá no início de outubro passado e não peguei chuva. A temperatura estava muito amena, também. Deu para percorrer a região aproveitando bastante. Vale a pena conhecer!
Marcia Lube
Lina, é muito gostoso ver o Périgord pelos seus olhos .
Beth Lima
Lina, parabéns pelas informações. Excelente!
Só com esse primeiro artigo já deu vontade de conhecer essa região. Vou pensar nesse roteiro.
Mara Beira
Continuando as dicas da DORDOGNE…Eu esqueci de mencionar que a gente pode se beneficiar de um serviço de NAVETTE para nos conduzir até a Rue de la Peyrolerie, em Saint-Cirq-Lapopie, para o jantar no Restaurant le Gourmet Quercynois ou no Bar Brasserie la Tonnelle.
O Marché de Sarlat acontece toda quarta e sábado. Não deixe de provar os produtos regionais, como confit d’oignos(cebola roxa adocicada), de figos, nozes, e muito mais…
Algumas dicas de SARLAT:
LE GRAND BLEU: 43, Avenue de la Gare(próximo do centro da cidade medieval)
OBS: 1 étoile au Guide Michelin
LE BISTROT DE L’OCTROI – lindíssimo!
111. Avenue de Selves
LE PRÉSIDIAL – lugar incrível!
6, Rue Landry
LE QUATRE SAISONS – excelente cozinha(é preciso reservar)
2, Côte de Toulouse
Um ótimo lugar para comprar foie gras: VIDAL
1, Rue de la Liberté (www.foiegrasvidal.fr)
Não deixem de provar o queijo de cabra LE CABÉCOU, da região do Périgord. Ele é consumido como aperitivo(coberto de nozes e mel), empanado ou frito, na salada ou com pão torrado e geleia de figo.
E o LA TRAPPE D’ÉCHOURGNAC: é um queijo de vaca, de leite cru. Ele é fabricado desde 1868, na Abbaye(abadia) d’Echourgnac.
Mara
O Périgord é de uma beleza apaixonante!
A região fornece quase metade dos produtos finos da França, como o foie gras, as trufas negras, os cogumelos selvagens, as nozes, e muitos outros… A charcuterie(embutidos) privilegia o gosto dos produtos naturais, sem colorantes e conservantes artificiais e, para realçar o sabor, somente sal e pimenta-do-reino.
Alguns vilarejos IMPERDÍVEIS:
SARLAT-LA- CANÉDA: é uma cidade encantadora. A parte antiga é toda exclusiva para pedestres e tem um emaranhado de ruas medievais. Le marché(mercado) é bárbaro!
LA ROQUE-GAGEAC: é uma cidadezinha que impressiona. Ela fica na beira do rio e parece talhada na pedra. O cenário é lindíssimo!
Hospede-se no LA PLUME D’OIE(fica dentro do vilarejo medieval).
BEYNAC-CAZENAC: esta cidadezinha serviu de cenário para o filme “CHOCOLATE”. É possível fazer agradáveis passeios entre as duas em “GABARRES”(barcos típicos da região). Eles possuem um fundo achatado devido a pouca profundidade do rio.
DOMME: a mais preservada e, possivelmente, a mais admiráel das BASTIDES(tipo de cidade planejada e fortificada que, em sua maioria, foi construída na época da Guerra dos 100 anos, em 1.453.
O sudoeste é para ser apreciado através de estradinhas regionais, não por auto-estradas. É enorme a quantidade de rotas cênicas! Uma das mais bonitas passa pelo parque natural de CAUSSES DE QUERCY e seus canyons de rocha calcária. Um desses canyons abriga ROCAMANDOUR: esta pequena cidade impressiona turistas e peregrinos que desde o século XII a visitam por curiosidade ou para pedir algo à “Virgem Negra”, na capela de Notre Dame. GOUFFRE DE PADIRAC: uma das cavernas favoritas!
PÉRIGUEUX: é uma das cidades medievais mais bonitas da região, á beira do rio ISLE.
SAINT-CIRQ-LAPOPIE: ela está sobre uma falésia debruçada sobre uma curva do rio LOT.
Hospede-se no lindo HÔTEL LE SAINT CIRQ, em frente à Saint-Cirq-Lapopie.
No alto do vilarejo, na Rue de la Peyrolerie, tem 3 endereços imperdíveis:
BAR BRASSERIE LA TONNELLE
LE GOURMET QUERCYNOIS – lindo demais!
(uma cozinha tradicional com um toque de nouvelle cuisine)
LE MUSÉE DU VIN: uma seleção dos melhores vinhos de CAHORS e produtos da região.
BON VOYAGE!
jorge fortunato
Preciso de um amigo motorizado…
Marcia Carrinho
Já estive duas vezes nessas regiões e acho fantástico. Para quem está viajando pelo interior da França é uma ótima opção, por exemplo, para quem quer ir a Paris e a Provence. Tive a oportunidade de fazer a via Sacra em Rocamadour numa sexta-feira Santa e foi inesquecível
Jair Lima
Incluam dicas sobre a região de Bordeaux/Perigord partindo de Paris de carro.
Allie Marie Queiroz
Inclua também a cidadezinha de Cologne la Rouge, na rota de Santiago de Compostela, pequena e charmosa, vale a visita.
Marly Maria Mayrink
A Dordonha, ou Périgord, é sem dúvida um destino de viagem encantado. E encantador.
Quer conhecer a história de perigordinos emigrados para o Brasil em 1885 e 1888? Visite meu blog: familiadousseau.blogspot.com