A Praça Madeleine é um dos pontos importantes da gastronomia parisiense com grandes nomes se sucedendo em torno da praça. Leia nosso artigo resumo.
O arquivo do Conexão Paris, hoje, possui 4.127 artigos. Chegou a hora, para nós, do árduo trabalho não somente de atualização como também de síntese. Este é um dos primeiros posts onde concentramos as principais informações sobre uma das mais importantes regiões de Paris, a Madeleine.
A Igreja Madeleine está na origem do nome da praça e de toda a área. Situada no oitavo distrito de Paris, bairro dos negócios e da gastronomia, a Madeleine é um ponto chave da vida parisiense.
A Igreja se encontra no centro da praça. Entre e suba as escadarias. Lá de cima você tem uma bela vista do Palais Bourbon, a sede da Assembléia Nacional. Este edifício foi construído em 1722 pela duquesa de Bourbon e, após muitas peripécias, foi comprado pelo Estado. Esta fachada, dotada de colunas, é uma construção posterior quando foi decidido estabelecer uma simetria arquitetural entre o palácio e a igreja. Assim foi criado um eixo que vai das colunas do Bourbon às colunas da Madeleine, passando pela praça Concorde e pela rua Royale.
Estes detalhes sofisticados da arquitetura e da ocupação do solo na França me impressionam. Eles não somente criaram as colunas do Bourbon como eles deslocaram a posição da fachada da Assembléia para que ela ficasse no centro do eixo, face à igreja.
A rue Royale, traço de união entre a praça Concorde e a Madeleine, é interessante. Nela estão instalados vários grandes nomes do mundo dos cristais, das porcelanas e da alta costura. Não deixem de conhecer a passagem entre a rue Royale e a rue Boissy d’Anglas. Um espaço tranquilo, chamado Village Royal, com lojas luxuosas e um restaurante simpático.
Do ponto de vista turístico, o endereço mais famoso da rue Royale é o da pâtissierie Ladurée, que criou o macaron. A loja está sempre cheia, tanto a butique quanto o salão de chá. Os críticos gastronômicos e gourmets mais exigentes não classificam mais Ladurée na lista dos melhores da França. A marca cresceu muito, criou produtos derivados, abriu várias lojas e dizem que a qualidade ficou prejudicada.
A Madeleine é um dos pontos importantes da gastronomia parisiense com grandes nomes se sucedendo em torno da praça. O mais conhecido é o Fauchon, épicerie de luxo, várias vezes citadas no Conexão Paris. Clique aqui e saiba mais sobre o Fauchon.
Na esquina da Place de la Madeleine com o boulevard de mesmo nome fica o Café Pouchkine, restaurante/confeitaria/salão de chá russo que mistura a França e a Rússica em doces lindos e deliciosos. Leia sobre ele aqui.
A outra épicerie da praça, a Hédiard, um dos endereços mais tradicionais de Paris, atravessa um momento difícil. A loja entrou em fase de declínio, foi vendida e não sabemos ainda qual o projeto do novo proprietário.
Não podemos deixar de citar o restaurante Caviar House Prunier. Como seu nome indica, ele é especialista do caviar mas também um excelente endereço para peixes, frutos do mar e salmão defumado. No térreo temos a loja e no primeiro andar o restaurante. Para um endereço oferecendo produtos de excelente qualidade, os preços são razoáveis. Uma boa opção é o menu do almoço por 35 euros com entrada+prato ou prato+ sobremesa. Paga-se este preço em qualquer restaurante medíocre da cidade. Clique aqui para ver o cardápio e seus menus.
E logo após, o endereço histórico dos Cristais Baccarat. A sede da marca, o restaurante Cristal Room e o museu se encontram em outro endereço. Aqui, temos somente a loja. Leia mais aqui. Entre e conheça as joias Baccarat confeccionadas com cristal e cristal de rocha.
Continuando em torno da praça passamos diante do famoso restaurante Lucas Carton, um dos primeiros restaurantes gastronômicos de Paris, um dos primeiros a receber as três estrelas Michelin. Durante sua longa existência este restaurante passou por momentos de glória e outros mais difíceis. Ele trocou de nome, seu penúltimo chef, Alain Senderens devolveu as estrelas Michelin e muito água passou por baixo da ponte. Em 2014 ele retomou o antigo nome, Lucas Carton, e seu novo chef atrai aos poucos os favores da crítica.
Neste endereço temos dois restaurantes: Lucas Carton no térreo e, no primeiro andar, a versão bis mais barata e chamada Marché du Lucas.
Logo após o restaurante, preste atenção no loja de chocolates Patrick Roger. Este chef chocolateiro é chamado “o Rodin do chocolate” e suas esculturas são famosas. Leia aqui um artigo sobre Patrick Roger.
As famosas mostardas Maille se encontram também na Madeleine. Além das mostardas declinadas em várias receitas e sabores, compramos também vinagres e azeites. Eu aconselho o vinagre de framboesas, uma delícia para temperar saladas.
Mais surpreendente ainda, é a presença de pequena loja chamada Toto, escondida em um dos ângulos da praça. Toto é o patinho feio da região. A começar pelo nome. Mas não deixe de entrar nesta ponta de estoque onde já comprei peças de ótima qualidade à preços reduzidos.
À esquerda da igreja existe um quiosque que vende entradas para peças de teatro pela metade do preço. Os ingressos que não foram vendidos até o dia do espetáculo, são liquidados no quiosque. Existe um outro quiosque, como este, ao lado da torre Montparnasse.
E antes de terminar, gostaria de dizer que a igreja Madeleine organiza concertos de música clássica. Alguns são grátis como os dos domingos às 16 horas. Outros concertos são pagos. Uma dica para aqueles que vão passar natal em Paris, o concerto do domingo dia 25 de dezembro. Clique aqui para verem o programa completo. Os ingressos são vendidos no interior da igreja e nas lojas Fnac.
Se quiser continuar a flanerie, siga pela rue Tronchet até o boulevard Haussmann. Você estará no centro do consumo parisiense com duas lojas de departamento famosas (Galeries Lafayette e Printemps) e as principais lojas do prêt à porter barato.
Endereços:
Patrick Roger – 3 Place de la Madeleine.
Maille – 6 place de la Madeleine.
Caviar House Prunier – 15 place de la Madeleine .
Hédiard – 21 Place de la Madeleine.
Lucas Carton – 9 place de la Madeleine.
Toto – 7 Place de la Madeleine.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
32 Comentários
Nara May
Adorei! Na próxima vez que estiver em Paris, vou
segui-lo a risca, obrigada!
Leonília
fôssemos
Leonília
Olá Maria das Graças
Lí num post sobre a Provence , que vc alugou um carro com motorista ,um morador local .
Estou planejando uma ida em agosto, poderia me ajudar?
Desculpe , mas de tanto ler o site , e ver todos os comentários , já me sinto como se fossemos conhecidas .
Obrigada
CYNTHIA
OLA! VCS TEM ALGUM POST DO MAISON DE LA TRUFE? O QUE ACHAM DO RESTAURANTE?
OBRIGADA!
Rodrigo Lavalle
Cynthia, nós citamos esse restaurante em dois artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/17/circuito-madeleine-parque-monceau/ e https://www.conexaoparis.com.br/2013/08/23/dicas-de-restaurantes-de-um-leitor-do-conexao-paris/.
Abraços.
Ana Guimarães
E o hotel Madeleine, onde fiquei hospedada em 2005: uma excelente estadia.
Carlos Steele
Além desses endereços chiques a igreja é linda vale muito a pena conhece-la.
Ana
Os nomes não estão aparecendo no post, ficam espaços em branco…
Rodrigo Lavalle
Ana, você se refere ao artigo acima? Para mim está tudo normal. Tente em outro navegador.
Abraços.
Maria das Graças
E as maravilhosas frutas cristalizadas (confiserie) da Hediard! Melhores só mesmo a da Confiserie Lilamand em Saint Rémy de Provence.
Henrique Galli
Lembrando do Le Camion Qui Fume, que fica ao lado da praça e tem um hamburguer maravilhoso.
Maria das Graças
Incluo na lista a Maison de la Truffe, onde se come muito bem no almoço por um preço justo e com atendimento cordial. E ainda tem delícias para se comprar na boutique.