Gostaria de apresentar para vocês uma amiga de longa data. Claudia é mineira, norte americana e novaiorquina. Um dia, conversa vai conversa vem, entre duas taças de champagne, peguntei para a Claudia se ela não queria escrever artigos sobre New York. Sobre a sua Nova Iorque. Este é o primeiro deles.
Por Claudia Gonçalves de Souza
Há mais de trinta anos moro em Nova Iorque, cidade que para mim é um resumo do mundo. Foi andando de norte ao sul e de leste a oeste que conheci todos seus quarteirões, restaurantes, bares, cafés, seus parques, museus, suas curiosidades e sua diversidade.
Nova Iorque é o paraíso para quem gosta de caminhar e esta é a melhor maneira de se conhecer esta metrópole quase toda ela plana.
O verão e o outono são as melhores épocas para longos passeios e como acabamos de entrar no verão novaiorquino, inauguro uma Conexão Paris/Nova Iorque dois dos meus circuitos preferidos nesta cidade.
A ilha de Manhattan está cercada pelo Rio Hudson e pelo Rio Leste. Ao norte temos o Bronx e à sudeste o Brooklyn.
. Um passeio maravilhoso é atravessar a ponte do Brooklyn. Eu sempre faço ida e volta para aproveitar o máximo o panorama.
Eu pego a linha verde número 6 do subway na rua 59, na Bloomingdales Statin, e desço na estação Brooklyn Bridge, em frente ao City Hall, a prefeitura.
Antes de atravessar a ponte Brooklyn Bridge eu admiro, mais uma vez, o belo parque e os prédios majestosos desta área. Às vezes faço uma pequena pausa no parque, um agradável momento de descanso antes da caminhada.
A travessia da ponte, ida e volta, dura uma hora. Ao chegarmos no meio da ponte, a vista que temos da baia de New York é maravilhosa. De lá vê-se a Estátua da Liberdade e todos os prédios de Downtown. E, olhando para o norte, temos o espetáculo da ilha de Manhattan e todos os seus skyscrapers.
. Meu segundo passeio preferido é caminhar por TriBeCa. Este bairro residencial é cheio de lojas interessantes, cafés e restaurantes gostosos. Pegue o subway numero 1 ( linha vermelha) em Columbus Circle Station, rua 59 com Central Park West, e desça na estacão de Franklin Street.
Até os anos 1970, o sul de Manhattan era desvalorizado e ocupado pelas docas, atividades porturárias e armazéns. Nesta época,Tribeca era o bairro dos artistas e seus ateliers. Aí eles encontravam grandes espaços para morar e trabalhar e aluguéis baratos.
Com o crescimento da década de 80 e graças à administração dos prefeitos Giuliani e Bloomberg Nova Iorque se transformou e Tribeca, hoje, é uma região caríssima e seus lofts viraram apartamentos luxuosos.
O Tribeca Film Festival de Roberto DeNiro contribuiu também para a mudança do bairro e deu à ele a característica que hoje tem.
As ruas principais de Tribeca são: Greenwich, Hudson, West Broadway, Franklin, Jay, Harrison e Duane street. Ande por elas devagar apreciando a arquitetura, as lojas, os café e os restaurantes. Esta parte de Manhattan é mais estreita e um zig zag pelos quarteirões é possível. Tribeca não é grande e pode ser percorrida em duas horas.
Alguns pontos de interesse que valem ser conferidos:
. A Dover Street Market filial da loja de Londres. Multimarcas de 7 andares criada por Kawakubo da Comme des Garçons, 160 Lexington Ave.
. A loja do estilista Issey Miyake, 119 Hudson street
. A Shoofly loja deroupas para crianças, 42 Hudson street.
. O Tribeca Grill de Robert DeNiro, 375 Greenwich St.
. A Working Class uma loja de decoracão super contemporânea,168 Duane street.
. O brushstroke um restaurante franco japonês do chef David Bouley em associação com o Tsuji Culinary Institute, 30 Hudson street
. O Upstairs, 135 W.Broadway.
. O The Odeon, o restaurante mais antigo da região, uma brasserie com precos normais,145 West Broadway.
. Boulay, grande restaurante, super conhecido. Preços caros à noite, mas com menu fixo no almoço por 55 dólares por pessoa. Blazer obrigatório. 163 Duane street
. Kaffe, onde eu adoro tomar café. Gosto também da sua estilosa decoracao de carneirinhos esculpidos na madeira, 401 Greenwich entre as ruas Warren e Chambers.
. Le Pain Quotidien, ótimo lugar para um lanche rápido e uma parada para usar o banheiro. 81 West Broadway.
Quando posso passar um dia inteiro passeando, faço os dois roteiros acima. Começa por TriBeCa, desço até a prefeitura de NY, City Hall, descanso no parque e em seguida atravesso a ponte do Brooklyn.
Uma dica para caminhantes de longa distancia: NY tem poucos banheiros públicos. A melhor opção é parar num café, tomar alguma coisa e usar os banheiros.
Que tal uma escala Paris/NY? Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Cynthia Alzuguir
Que boa ideia , Claudia! Vou aproveitar suas dicas
agora em agosto. Adorei seu post. Ficarei aguardando ansiosa os próximos. Bj.
Cecilia Abs André
Claudia, parabens! mesmo morando aqui ha 22 anos aprendo e vejo sempre coisas novas dessa incrivel NYC com voce. Nesse artigo ja anotei um monte pra ir ver. Obrigada!
Maria Luisa Miceli Silveira Leite
Apoio o que escreveu o pitaqueiro Eymard, Paris e Nova York, uma conexão muito mais do que perfeita.
fernanda godinho
Já estive em Paris duas vezes e o blog foi fundamental para aproveitar ao máximo a minha estada. Em janeiro estarei em Nova York e pelo visto cheia de dicas tb. Adorei !!! Qual será a periodicidade dos posts? Obrigada desde já.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, provavelmente um post por semana.
Abraços.
carlane
Adorei a matéria !!! parabens, mais uma vez, a conexão ficou maravilhosa!!!
abraços e aguardamos !!!
Rose Benedetti
Ninguem comhece esta ilha (NY) melhor que voce!! Que boa ideia ! Parabéns ! Sua fiel seguidora de sempre! Vou avisar os paulistas!!
Bjs
claudia g de souza
Para a pessoa que procurava restaurantes nos arredores do Lincoln center bom para crianças e adultos , ali no predio da Time Warner,59 st com Broadway, no Columbus Circle ,o super mercado Whole Foods possui uma area de mesas . Para o cafe da manha e almoço ou mesmo um lanche a tarde e otimo para adultos e kids/ Outro lugar fica na portaria do hotel Meridian na 57th st entre 6 e 7 ave de burgers muito bons, e em frente ao Lincoln Center tem a filial do PJ Clarkes very kids friendly.
Norma Catão
Oi Claudia,
Que ideia genial!! Ninguém melhor do que você para falar de NY. Vou ser sua fiel seguidora e pode contar com a minha divulgação. Muito sucesso e bjs
Maria Helena Lopes bolinelli
Adorei essas dicas e gostaria de saber se vai ter mais dicas de NY
Eu amo essa cidade
Lina
Maria Helena
Vamos publicar vários artigos da Claudia. Aguarde.
Julianna
Adorei! Super pertinente no meu caso, já que vou para Nova York em novembro!
Vou passar 10 dias lá. Você tem mais dicas de roteiro?
Também gostaria de indicação de hotel com bom custo benefício.
Obrigada!
Vou passar 10 dias lá.