Para nossa série de artigos denominados Conexão Paris/Nova Iorque, publicamos o segundo artigo da Claudia, um bonito circuito para aqueles que já conhecem a cidade e procuram algo fora dos roteiros mais conhecidos.
Por Claudia Gonçalves de Souza
Depois de sugerir um passeio ao sul da ilha, decidi nesta matéria leva-lo ao extremo norte de Manhattan, ao Fort Tryon Park, um projeto maravilhoso dos Irmãos Olmsted responsáveis também pelo Central Park de Manhattan e pelo Propect Park do Brooklyn.
Este parque foi financiado por John D. Rockfeller e doado à cidade em 1931. Este passeio é um dos meus favoritos. Quando chegamos ao Fort Tryon esquecemos onde estamos e vivemos grande momento de evasão nos sentindo na idade média.
Além da beleza do parque, o Fort Tryon possui outro atrativo de peso, um anexo do Metropolitan Museun of Art chamado The Cloisters.
A história do Cloisters é interessante. Rockefeller, no início dos anos 1930, comprou a coleção de arte medieval do escultor George Gray Barnard e a doou ao Metropolitan que construiu esta extensão para a doação.
The Cloisters é na realidade uma construção que mistura edifícios medievais autênticos e edifícios copiados da arquitetura medieval. Na época, os americanos compraram castelos e monumentos europeus medievais e os levaram para o Estados Unidos. The Cloisters é uma montagem, pedra por pedra, dos monumentos originais misturados à construções que imitam o estilo. Imaginem que no The Cloisters encontramos vestígios até da Catedral Notre Dame de Rouen.
Barnard,escultor americano cujas obras podem ser vistas na ala americana do Metropolitan Museum, viajou pela França no inicio do século 20 para adquirir esculturas e elementos arquitetônicos medievais de monastérios franceses. A sua coleção está exposta cronologicamente no The Cloisters e a Sala das Tapeçarias é, sem dúvida alguma, o ponto alto do conjunto.
Entrar no The Cloisters é viver um retorno ao passado medieval europeu. Incrível viagem. Preste atenção nos jardins do The Cloisters cujo paisagismo é baseado em informações achadas em textos medievais. Ele possui mais de 250 plantas que eram cultivadas na Idade Média.
Após a visita do The Cloisters, sugiro que ande pelo parque. A vista panorâmica que temos do rio Hudson já valeria o passeio.
E, fato extraordinário, Rockefeller apoiou o Palisades State Park, em frente do Fort Tryon, do outro lado do rio Hudson no estado de New Jersey, para que o The Cloisters nunca perdesse esta vista maravilhosa.
Como chegar:
. de carro: Henry Hudson Parkway North até a primeira saída depois da ponte George Wahington ( Fort Tryon Park)
. de ônibus número M4 Fort Tryon/The Cloisters até a última parada. Em NY os ônibus andam devagar e temos tempo para apreciar paisagens e pessoas. Mas o trajeto é longo. No sábado, dia de menos trânsito, levamos 1h45 até o Fort Tryon.
. no site do museu temos uma ferramenta que indica o melhor caminho a partir do seu endereço. Clique aqui.
E o museu possui um café onde podemos descansar e tomar algo.
Na volta deste passeio pelo Fort Tryon e The Cloisters, gosto de parar no Harlem para um lanche ou um brunch. Um dos meus favoritos é o Red Rooster, na 310 Lenox avenue entre a 125 e 126 streets. A Lenox hoje é chamada de Malcolm X também.
Aliás, vale conferir o Red Rooster em qualquer dia e qualquer hora nem que seja para umas cervejas. O bar e super agradável e a decoração de muito bom gosto. E anote, temos Gospel Music no Brunch e Jazz no happy hour. O brunch de sábado e domingo é concorrido, principalmente durante o verão. As reservas não são aceitas e a solução é chegar e colocar o nome na lista de espera. Aberto 7 dias por semana. Brunch sábados e domingos das 10h até 15 horas. Aberto para jantar de 17h até 22.30h.
Fort Tryon Park, 99 Margaret Corbin Drive, New York NY 10040. Aberto 7 dias por semana. De março a outubro das 10h até 17.15h e de novembro até fevereiro das 10 até 16.45h.
Que tal uma escala Paris/NY? Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
Fátima
Claudia,
Acompanho os seus posts. Irei a NYC pela primeira vez em outubro. Gostaria de saber se você faz um roteiro com acompanhamento, como sugeriu a Fernanda.
Obrigada
Fátima
Lindo museu. Ticket válido pro Met e Cloisters (e a gente fixa o preço). Ótima dica.
Fernanda
Oi Claudia, adorei seus dois posts sobre NY. Vou no fim de agosto para la, será que você não faria um roteiro de 5 dias para mim? Se lhe for viável esse tipo de serviço entre em contato comigo por email para acertarmos os detalhes e honorários. Obrigada
Marcia Lube
Sempre tive muita vontade de ir conhecer, mas achava o acesso complicado.
Agora com este post fiquei animada !
Cândida Silva
Estive pela primeira vez em NY no feriado da Páscoa e fiz a visita ao The Cloister! Valeu muito a pena. Fui de onibus, o M4, e realmente a viagem é longa… Mas há uma outra possibilidade, ir de metro, linha 1, até a Av. San Nicholas e então tomar o bus M4. Na volta, foi o que eu fiz. Desci do bus nessa avenida e peguei o metro até Times Square. Economiza-se muito tempo, pois a ida (só usando o bus) gastei mais de 2:30h. Houve um momento que pensei ter perdido a parada, ter errado o onibus, mas ao perguntar ao motorista, ele me disse que estava tudo certo, o The Cloisters é o ponto final da linha… Atravessa-se praticamente a ilha toda. Na saída do museu, se não me engano, na primeira parada do bus, tem a opção do metro Linha A, que também pode ser mais uma alternativa para economizar o tempo do trajeto pra quem está de transporte público.
O museu é bonito, e a vista linda!