A Conciergerie e a Sainte Chapelle são os vestígios do mais antigo palácio real parisiense, o Palácio de la Cité, considerado uma das maravilhas da arquitetura medieval na França.
Após quatro incêndios e muitas reformas, pouco restou do antigo palácio. Mas ainda é possível visitar, por exemplo, o grande salão que era usado como refeitório para os 2 mil funcionários do castelo.
No final do século 14, o rei Carlos V se mudou para o outro lado do rio Sena, se instalando do Louvre. O antigo palácio continuou a ser usado para funções administrativas e como sede do parlamento. Na ausência do rei, um concierge foi nomeado para administrar o local – daí a origem do nome Conciergerie.
A partir de 1391, parte do imóvel passou a ser usado como prisão – tanto para prisioneiros comuns como políticos. O tratamento dado aos prisioneiros dependia de sua condição social – os mais ricos tinham celas individuais com cama e escrivaninha. Os mais pobres dormiam em cima da palha em celas escuras, úmidas tomadas pelas pragas.
Durante a revolução francesa, a prisão recebeu sua prisioneira mais ilustre – Maria Antonieta. Reza a lenda que, ao aguardar a morte em sua cela, seus cabelos ficaram brancos de um dia para o outro. A rainha deportada deixou a Conciergerie para ir para a guilhotina, instalada na atual place de Concorde. A cela de Maria Antonieta e sua trajetória dentro da prisão foram reconstituídas.
Além de Maria Antonieta, a Conciergerie – que passou a ser conhecida como a antecâmara para a guilhotina – recebeu cerca de 2700 prisioneiros durante o reino do terror. Todos eles encaminhados para a guilhotina. Trata-se de um testemunho emocionante desta época revolucionária. A visita a Conciergerie é imperdível para aqueles que querem entender um pouco mas sobre a Revolução Francesa.
Clique aqui para comprar seu ingresso corta-filas para a Conciergerie.
Conciergerie: 2 boulevard du Palais, 75001 | Metrô: Châtelet ou Cité.
Leia também:
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Lara Langoni
Gostaria de registrar meu agradecimento ao blog por suas dicas, estive no início de outubro de 2016 em Paris e fui visitar a Sainte Chapelle e a la conciergerie, me emocionei com a prisão de Maria Antonieta e a cela que foi reconstituída. Verdadeiramente o livro ao vivo. Obrigada!
Lara Langoni
Rodrigo Lavalle
Lara, obrigado a você pela audiência e confiança. Ficamos felizes em ajudar.
Cintia Marassi
Passei ontem e hoje e está fechada. Tem previsão para reabrir? Apenas Saint Chapelle está abeta é o que parece…
Rodrigo Lavalle
Cíntia, o site oficial da Conciergerie diz que ela abre amanhã, segunda-feira, dia 06/06.
Gisele
Olá Lina!!! Adorooooo ler sua dicas e comentários. Parabéns !
Lina em media quanto tempo dura a visita?
Karol
Ola,
Quero muito visitar a Conciergerie e tenho duvida se o Paris Museum pass dá o acesso, assim como o Chanteau de Versalhes?
Rodrigo Lavalle
Karol, o Museum Pass dá acesso a esse dois monumentos. Veja a lista completa aqui: http://www.parismuseumpass.com/rub-les-musees-et-monuments-par-nom-5.htm.
Abraços.
Monique
Manoel, o povo tinha raiva da rainha, da Maria Antonieta, porque estavam morrendo de fome e ela esbanjando. Ela vivia comprando vestidos, dando festas, enquanto o povo não tinha o que comer, estavam na miséria e pagavam cada vez mais impostos. E, quando ela disse: “Se não tem pão que comam brioches!” , as pessoas ficaram com muita raiva.- Hoje em dia contestam se foi ela mesmo quem disse essa frase ou se foi sua cunhada.
Espero ter ajudado. 😉
manoel
Andei lendo algumas coisas sobre a rainha Maria Antonieta, não ntendi até agora pq os revolucionários tinham tanto ódio dela, afinal nunca soube que ser rainha é crime, menos ainda ter anseio de uma confidente…mas o Robespierre pagou bem pago pelo que ele fez com a pobrezinha…
leonardo mac cormick
Não deixem de fazer uma pausa para foto da capela onde os 21 deputados Girondinos passaram a sua última noite jantando, antes de irem para o cadafalso no dia seguinte pela manhã, alguns choravam, outros cantavam hinos patrióticos e outros se consolavam, inclusive uns dos deputados quando ouviu sua sentença, enfiou um punhal no coração e morreu, seu cadáver estava nessa capela também, para ser guilhotinado junto com os outros no dia seguinte, sinistro…
leonardo mac cormick
Pessoal, deixar de ir a Conciergerie é inaceitável, por ali passaram as grandes cabeças da revolução francesa, soube quando estive lá que estavam restaurando a cela de Robespierre, inclusive tentei subir para o andar de cima pela sala do refeitório para tentar chegar sala do lendário Tribunal Revolucionário e fui barrado, infelizmente estava fechado, mas tentar entrar pela janela ano que vem, orem por mim…
Thais
Oi Lina. Vou a Paris e a Conciergerie faz parte do meu roteiro. Um único individuo precisa ter hora marcada ou é só chegar e entrar? Abraço!
Rodrigo Lavalle
Thais, você precisa comprar ingresso para ter acesso ao monumento. Você pode comprá-lo na nossa lojinha aqui no blog: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/conciergerie/.
Abraços.