A Conciergerie e a Sainte Chapelle são os vestígios do mais antigo palácio real parisiense, o Palácio de la Cité, considerado uma das maravilhas da arquitetura medieval na França.
Após quatro incêndios e muitas reformas, pouco restou do antigo palácio. Mas ainda é possível visitar, por exemplo, o grande salão que era usado como refeitório para os 2 mil funcionários do castelo.
No final do século 14, o rei Carlos V se mudou para o outro lado do rio Sena, se instalando do Louvre. O antigo palácio continuou a ser usado para funções administrativas e como sede do parlamento. Na ausência do rei, um concierge foi nomeado para administrar o local – daí a origem do nome Conciergerie.
A partir de 1391, parte do imóvel passou a ser usado como prisão – tanto para prisioneiros comuns como políticos. O tratamento dado aos prisioneiros dependia de sua condição social – os mais ricos tinham celas individuais com cama e escrivaninha. Os mais pobres dormiam em cima da palha em celas escuras, úmidas tomadas pelas pragas.
Durante a revolução francesa, a prisão recebeu sua prisioneira mais ilustre – Maria Antonieta. Reza a lenda que, ao aguardar a morte em sua cela, seus cabelos ficaram brancos de um dia para o outro. A rainha deportada deixou a Conciergerie para ir para a guilhotina, instalada na atual place de Concorde. A cela de Maria Antonieta e sua trajetória dentro da prisão foram reconstituídas.
Além de Maria Antonieta, a Conciergerie – que passou a ser conhecida como a antecâmara para a guilhotina – recebeu cerca de 2700 prisioneiros durante o reino do terror. Todos eles encaminhados para a guilhotina. Trata-se de um testemunho emocionante desta época revolucionária. A visita a Conciergerie é imperdível para aqueles que querem entender um pouco mas sobre a Revolução Francesa.
Clique aqui para comprar seu ingresso corta-filas para a Conciergerie.
Conciergerie: 2 boulevard du Palais, 75001 | Metrô: Châtelet ou Cité.
Leia também:
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
27 Comentários
Lara Langoni
Gostaria de registrar meu agradecimento ao blog por suas dicas, estive no início de outubro de 2016 em Paris e fui visitar a Sainte Chapelle e a la conciergerie, me emocionei com a prisão de Maria Antonieta e a cela que foi reconstituída. Verdadeiramente o livro ao vivo. Obrigada!
Lara Langoni
Rodrigo Lavalle
Lara, obrigado a você pela audiência e confiança. Ficamos felizes em ajudar.
Cintia Marassi
Passei ontem e hoje e está fechada. Tem previsão para reabrir? Apenas Saint Chapelle está abeta é o que parece…
Rodrigo Lavalle
Cíntia, o site oficial da Conciergerie diz que ela abre amanhã, segunda-feira, dia 06/06.
Gisele
Olá Lina!!! Adorooooo ler sua dicas e comentários. Parabéns !
Lina em media quanto tempo dura a visita?
Karol
Ola,
Quero muito visitar a Conciergerie e tenho duvida se o Paris Museum pass dá o acesso, assim como o Chanteau de Versalhes?
Rodrigo Lavalle
Karol, o Museum Pass dá acesso a esse dois monumentos. Veja a lista completa aqui: http://www.parismuseumpass.com/rub-les-musees-et-monuments-par-nom-5.htm.
Abraços.
Monique
Manoel, o povo tinha raiva da rainha, da Maria Antonieta, porque estavam morrendo de fome e ela esbanjando. Ela vivia comprando vestidos, dando festas, enquanto o povo não tinha o que comer, estavam na miséria e pagavam cada vez mais impostos. E, quando ela disse: “Se não tem pão que comam brioches!” , as pessoas ficaram com muita raiva.- Hoje em dia contestam se foi ela mesmo quem disse essa frase ou se foi sua cunhada.
Espero ter ajudado. 😉
manoel
Andei lendo algumas coisas sobre a rainha Maria Antonieta, não ntendi até agora pq os revolucionários tinham tanto ódio dela, afinal nunca soube que ser rainha é crime, menos ainda ter anseio de uma confidente…mas o Robespierre pagou bem pago pelo que ele fez com a pobrezinha…
leonardo mac cormick
Não deixem de fazer uma pausa para foto da capela onde os 21 deputados Girondinos passaram a sua última noite jantando, antes de irem para o cadafalso no dia seguinte pela manhã, alguns choravam, outros cantavam hinos patrióticos e outros se consolavam, inclusive uns dos deputados quando ouviu sua sentença, enfiou um punhal no coração e morreu, seu cadáver estava nessa capela também, para ser guilhotinado junto com os outros no dia seguinte, sinistro…
leonardo mac cormick
Pessoal, deixar de ir a Conciergerie é inaceitável, por ali passaram as grandes cabeças da revolução francesa, soube quando estive lá que estavam restaurando a cela de Robespierre, inclusive tentei subir para o andar de cima pela sala do refeitório para tentar chegar sala do lendário Tribunal Revolucionário e fui barrado, infelizmente estava fechado, mas tentar entrar pela janela ano que vem, orem por mim…
Thais
Oi Lina. Vou a Paris e a Conciergerie faz parte do meu roteiro. Um único individuo precisa ter hora marcada ou é só chegar e entrar? Abraço!
Rodrigo Lavalle
Thais, você precisa comprar ingresso para ter acesso ao monumento. Você pode comprá-lo na nossa lojinha aqui no blog: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/conciergerie/.
Abraços.