A Conciergerie e a Sainte Chapelle são os vestígios do mais antigo palácio real parisiense, o Palácio de la Cité, considerado uma das maravilhas da arquitetura medieval na França.
Após quatro incêndios e muitas reformas, pouco restou do antigo palácio. Mas ainda é possível visitar, por exemplo, o grande salão que era usado como refeitório para os 2 mil funcionários do castelo.
No final do século 14, o rei Carlos V se mudou para o outro lado do rio Sena, se instalando do Louvre. O antigo palácio continuou a ser usado para funções administrativas e como sede do parlamento. Na ausência do rei, um concierge foi nomeado para administrar o local – daí a origem do nome Conciergerie.
A partir de 1391, parte do imóvel passou a ser usado como prisão – tanto para prisioneiros comuns como políticos. O tratamento dado aos prisioneiros dependia de sua condição social – os mais ricos tinham celas individuais com cama e escrivaninha. Os mais pobres dormiam em cima da palha em celas escuras, úmidas tomadas pelas pragas.
Durante a revolução francesa, a prisão recebeu sua prisioneira mais ilustre – Maria Antonieta. Reza a lenda que, ao aguardar a morte em sua cela, seus cabelos ficaram brancos de um dia para o outro. A rainha deportada deixou a Conciergerie para ir para a guilhotina, instalada na atual place de Concorde. A cela de Maria Antonieta e sua trajetória dentro da prisão foram reconstituídas.
Além de Maria Antonieta, a Conciergerie – que passou a ser conhecida como a antecâmara para a guilhotina – recebeu cerca de 2700 prisioneiros durante o reino do terror. Todos eles encaminhados para a guilhotina. Trata-se de um testemunho emocionante desta época revolucionária. A visita a Conciergerie é imperdível para aqueles que querem entender um pouco mas sobre a Revolução Francesa.
Clique aqui para comprar seu ingresso corta-filas para a Conciergerie.
Conciergerie: 2 boulevard du Palais, 75001 | Metrô: Châtelet ou Cité.
Leia também:
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Fernando Pessoa de Aquino
Uma visita a Conciergerie é conhecer um pouco do drama vivido por todos que pereceram na guilhotina!
Jacqueline
Estarei em Paris ainda no dia 20, mas não, obrigada. Sempre senti muito pelo que fizeram a Maria Antonieta. Entende-se que seus cabelos tenham branqueado do dia pra noite. Imagino o pavor da pobrezinha. Foram cruéis demais. Deveriam tê-la devolvido à sua origem e pronto. Não suportaria ver um lugar de tanta dor.
Vladia Castro e Silva
Oi, Lina!!!
Estava vendo o blog sobre Paris e estou encantada c as dicas. Vou esse ano pela terceira vez. Só que dessa vez vou no dia 21/12. Nunca fui no frio. Tu tens alguma dica p o dia 24/12? Vou c minha família, incluindo um sobrinho de 5 anos.
A gente tinha visto a opção de ir p Eurodisney. Compensa passar o dia lá e ficar p os fogos no dia 24/12??
No dia 25/12, o que funciona? E dia 24/12, como é o horário de funcionamento? É verdade que o Louvre não abre às terças?
Desculpa por tantas perguntas!!!
Amélia
Adorei visitar este prédio, imaginei toda a situação vivida lá e realmente dá arrepios, mas em compensação a Saint Chapelle, ao lado, é uma poesia! no passeio de bateaux, tanto de dia como de noite a imagem da Conciergerie a beira do Sena impressiona muito!
Amanda
No site consta que o monumento estará fechado a partir de 27 setembro até 20 outubro. Essa informação procede? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Amanda, se está escrito no site oficial do monumento a informação procede.
Abraços.
Mariana Berutto
Amanda, o pessoal do Centre des Monumentos Nationaux nos confirmou que a Conciergerie vai fechar para a desmontagem da exposição da coleção Pinault. Trata-se de um fechamento excepcional entre os dias 27/09 e 20/10. Ela reabrirá em 21/10 ao meio dia.
Adriana Pessoa
Para mim, um dos mais belos monumentos de Paris.
Imperdível a visita.
conexaoparis
Francisca
Vai de metrô. Pega o metro na estação Bastille, a linha 1 e desce em Charles de Gaulle Etoile. Nesta estação você pega a linha 6 e desce em Boissière. Antes de sair do metrô procure o mapa do bairro para se orientar.
Francisca Grenzer
Olá Lina,
gostaria de visitar o Musée Baccarat da 11 Place des Etats Unis 75116. Mas estou com dúvida em relação ao transporte, de acordo com a indicação do site do hotel estarei perto da praça da Bastilha você saberia me dizer se é muito longe de onde vou ficar ou devo deixar essa visita para a próxima viagem a Paris?
Não quero fazer nada correndo já passei dessa fase quero vê as coisas de Paris bem calmamente.
Beijo na alma
Vívian
o lugar apesar de maravilhoso dá arrepios, pela energia negativa e pela história que carrega. Nossa não consigo imaginar alguém fazendo festa lá!
Vale a visita… lá você entende perfeitamente o terror daquela época.
Claudia Pimenta
oi lina! a conciergerie é realmente impressionante! e nada mais lindo do que vê-la à noite, do sena, em um passeio de bateaux…. talvez seja um dos meus bâtiments favoritos! é história pura! e um belo passeio pela história da frança! bjs!!!