Eymard é um amigo, histórico leitor do Conexão Paris, grande viajante apaixonado por Paris, mais precisamente, por Saint Germain de Près. Numa troca de emails informais ele me descreveu sua última refeição no Comptoir du Relais, bistrô do famoso chef Yves Camdeborde.
Não se trata de um bistrô qualquer e sim de um dos endereços mais conhecidos de Paris. Reproduzo aqui seu texto divertido.
“ Definitivamente eu não me dou bem com o Comptoir du Relais. Camdeborde que me perdoe! Meu filho, confesso, é o rei dos pequenos incidentes. Sempre no prato dele aparece aquele cabelinho, aquela joaninha…
Desta vez, no Comptoir du Relais, ele achou um little bugs. Ok. Isto pode acontecer.
O garçon pediu desculpas, explicou: são pequenos bichinhos que estão nos champignons. Ok. Também entendo que estes bichinhos possam estar nos cogumelos com sua perninhas, sim, este tinha perninhas e anteninhas… pelo menos estavam intactas!
Mas os cogumelos não deveriam ser lavados? Ou muito bem lavados?
Para compensar, trouxeram um prato com trufas negras… mas nada compensa um prato com little bugs.
E, olha, eu não sou chato! Sou até bem compreensivo. Mas… não dá. Não volto. E não recomendo. Comida apenas “normal” e com passageiro clandestino (complemento do CP).
Nos encontramos após este incidente e discutimos o acontecido. Para nós, o chef deveria ter vindo até a mesa pedir desculpas, trocar o prato, não cobrar nada e no final desenrolar tapete vermelho para Eymard e família. E, mais tarde, enviar várias dúzias de rosas à Lourdes, esposa do Eymard.
Há anos atrás, publicamos um artigo sobre este restaurante. Se quiser lê-lo clique aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Valéria Chociai
Passei 16 dias em Paris em outubro do ano passado. Foram dias ótimos e me assustei com o quanto fui bem tratada nas lojas e restaurantes, apesar de tudo o que lia e ouvia a respeito dos franceses. Mas no Comptoir tinha que ser diferente… cheguei meia hora antes da reserva, o restaurante estava ABSOLUTAMENTE VAZIO, zero pessoas mesmo, e fui ENXOTADA. Disseram que eu só deveria voltar na hora certa. Ok… eu entendo que ter chegado antes pudesse complicar o serviço e tudo mais… que deixar uns turistas cansados depois de um dia inteiro de caminhada se sentar e tomar uma água enquanto esperam o horário da comida em si possa ser também um desconforto para quem prefere não fazer nada… mas num restaurante desse nível ser enxotada foi demais… se eu voltei no horário certo da reserva? Estão me esperando até hoje…
Madá
Fui lá em 2009, no almoço, por conta do post do CP, assim achei perfeita a publicação do relato bem-humorado do Eymard com o alerta. Minha experiência foi maravilhosa, mas ainda bem que não voltei. Gostei muito do Avant, mas acho que tbm não volto lá!
Eymard, bravô! Se ainda fossem trufas brancas , uma garrafa de champanhe milesime e uma sobremesa mais especial, e outros mimos ainda passaria, desde que com as desculpas pessoais do chef presente (se é que tinha um por lá!). Perdeu um super cliente e quem sabe muitos brasileiros queridos do CP.
Quanto aos ratos, acho mais difícil de o restaurante evitar, pois muitos circulam livremente nas ruas e restaurantes à beira da calçada são suscetíveis a visitas inesperadas.
eduluz
Ôpa, faltou o sorriso. 🙂
Bete
Absurdo mmo. Aconteceu o mmo com a minha Irma e meu cunhado no Deux Magots em outubro de 2014 !!!!! No prato de salada q pediram veio uma larva e o restaurante simplesmente ofereceu um cafe como recompensa !!!!! Se fosse nos Estados Unidos, isso até daria um processo !!!!! Nojenta a atitude do lugar !!!
EduLuz
Esse Eymard reclama de barriga cheia!!!
Alvaro Coutinho
Ja fui la, fiquei na fila, etc etc … Tudo o que o Eymard relatou e a Lina informou e importante. Nao ha desculpa para a falta de higiene num estabelecimento comercial. Ainda bem que o Eymard e easy-going, pois o ocorrido e mesmo um escandalo. Em tempo, prefiro o Avant Comptoir, mas vou pensar mil vezes em voltar la depois de ler o relato no amigo que viu o chef passando com os auxiliares “peludos” na mao …
Mauricio Christovão
Um dia vão inventar a lavagem a seco para cogumelos e o problema estará resolvido…
Estou com Eymard(mais uma vez): Não viajo para me aborrecer e procuro exercitar a tolerância, mas há casos em que uma reclamação se faz necessária.
Heloisa Luz
Eymard, eu penso exatamente como você! É muito difícil, quase impossível, eu me aborrecer com eventuais acidentes de percurso, principalmente quando estou viajando e por esse motivo, já fui muito criticada. Quanto ao Le Comptoir, estive lá apenas uma vez e confesso que não achei nada demais, nem bichinhos clandestinos. Em Saint Germain, pra citar apenas uma região, tem outros restaurantes menos famosos e melhores. Pra concluir, compartilho com vc uma paixão: Saint Germain.
Ninon Lecomte
Olá gente, como cozinheira e parisiense posso afirmar isso é inadmissível. Cogumelos quando não podem ser lavados (sim, pois existe uma técnica, que precisa de tempo e bastante cuidado) devem ser limpos, um a um, com toda a delicadeza necessária. Existem produtos que precisam de bastante atenção, não adianta nada botar champignons na carta, esperar que o cliente delire de alegrias mas por trás do balcão não ter o cuidado necessário. Melhor então, escolher produtos que não precisem de tanto cuidado pra não correr o risco, caro Camdeborde. Falta de higiene é cada vez menos tolerado em Paris e pelo que vi, vários pequenos incidentes desse tipo acontecem em sua casa.
Considero também uma falta de respeito deixar essas coisas acontecerem, uma vez que a fama permite o preço de subir e já não obriga a manter a qualidade .
Fui poucas vezes lá, mas lembro que na primeira delas, não havia terminado meu prato e retiraram. Afinal, a fila na rua era enorme né?
Em compensação, jamais tive nenhum problema nas mil vezes que nos apertamos no l’Avant Comptoir para umas taças e uns petiscos alegres. Sempre bom.
simone lettieri
Camundongos em Paris, e tb em NY, são uma realidade do cenário e por isso a eles lhes parece algo bem natural, é rotineiro – aré no Louvre estão! Bugs tb, para alguns é proteína… E são cidades consideradas com os melhores restaurantes, ainda assim. vai entender …