Eymard é um amigo, histórico leitor do Conexão Paris, grande viajante apaixonado por Paris, mais precisamente, por Saint Germain de Près. Numa troca de emails informais ele me descreveu sua última refeição no Comptoir du Relais, bistrô do famoso chef Yves Camdeborde.
Não se trata de um bistrô qualquer e sim de um dos endereços mais conhecidos de Paris. Reproduzo aqui seu texto divertido.
“ Definitivamente eu não me dou bem com o Comptoir du Relais. Camdeborde que me perdoe! Meu filho, confesso, é o rei dos pequenos incidentes. Sempre no prato dele aparece aquele cabelinho, aquela joaninha…
Desta vez, no Comptoir du Relais, ele achou um little bugs. Ok. Isto pode acontecer.
O garçon pediu desculpas, explicou: são pequenos bichinhos que estão nos champignons. Ok. Também entendo que estes bichinhos possam estar nos cogumelos com sua perninhas, sim, este tinha perninhas e anteninhas… pelo menos estavam intactas!
Mas os cogumelos não deveriam ser lavados? Ou muito bem lavados?
Para compensar, trouxeram um prato com trufas negras… mas nada compensa um prato com little bugs.
E, olha, eu não sou chato! Sou até bem compreensivo. Mas… não dá. Não volto. E não recomendo. Comida apenas “normal” e com passageiro clandestino (complemento do CP).
Nos encontramos após este incidente e discutimos o acontecido. Para nós, o chef deveria ter vindo até a mesa pedir desculpas, trocar o prato, não cobrar nada e no final desenrolar tapete vermelho para Eymard e família. E, mais tarde, enviar várias dúzias de rosas à Lourdes, esposa do Eymard.
Há anos atrás, publicamos um artigo sobre este restaurante. Se quiser lê-lo clique aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
eymard
Outro tema interessante. Aprendi que não se “lava” cogumelos. Ok. Mas se limpa. Ou não?
eymard
Amigos. Sim, aqui somos amigos. De longa data. Alguns de pouca data, mas…de longo tempo. Não gosto de reclamar. Acho que não vale a pena. Sempre que viajo procuro não levar tão a sério os contratempos. São poucos dias. Não sei quando volto. Então procuro sempre o lado bom. Me divirto, mesmo quando não dá tudo certo. No caso, relatei o ocorrido sem qualquer pretensão de reclamar. Mas, é fato! Aconteceu. Lina teve a generosidade de compartilhar no blog e no facebook. Nesse caso, relato de uma experiencia. Obrigação de informar. Fato. E, como muitos disseram, não podia acontecer. Não ali. Em um lugar super procurado. Super badalado. Mas, tudo bem. Aconteceu. E….como deveriam proceder? Como sou “turista”, ok. Leva um prato com trufas negras. Oh!!!! Trufas negras. Preferia um simples e sincero pedido de desculpas. Só isso. Mas o serviço é impessoal. Tratam-nos como turista. Ponto. Quem sabe se voltará? Está de passagem. Por isso, também não entendo o superlativo sucesso. Filas. Dificuldade para conseguir mesa. Já tive outras experiencias parecidas. Mas o tratamento que deram foi outro. Completamente outro. Só mais um comentário: o facebook. Me divirto com os comentarios. O post da Lina tem uns 99 comentários. Me diverti com alguns. Um, que deve achar que sou um chato, diz: “queria ver o cara comer uma goiaba com bicho”!. Outro diz: pelo menos se tem bicho, não tem agrotóxico. Acho divertido opiniões. Nada disso, gente! Foi apenas uma situação. Um fato. E acho que temos sim que compartilhar essas experiencias. As boas e as não tão boas. Só não acho normal um restaurante não estar nem ai. Especialmente se for um restaurante badalado. Por isso, obrigado Lina.
Agenor Maia
Realmente cogumelo não se lava e nem se lava bem.
Cláudia Oiticica
Puxa, Eymard! Desagradável! Eu fui lá tem uns 6 anos para conhecer e voltei em outra oportunidade para tirar a má impressão que tive da primeira vez. Fiquei mesmo sem entender a razão do sucesso desse estabelecimento. E agora, jamais!!
Francy
Eymard e Lourdes :inteira solidariedade a vocês .Perdeu o Comptoir um excelente cliente ,uma desculpa feita pelo chef ,e o jantar grátis .eu achei que o Jorge Fortunato tem razão :é prá levantar ,e ir embora .
Denise Marques
agora em dezémbro de 2014 eu,meu marido e folhos tentamos almoçar no Le Comptoir .Chegamos quase quatro da tarde e mesmo assim o restaurante estava lotado e com fila na porta . Desistimos e fomos em um restaurante do outro lado da rua que achamos divino ! Ambiente ,atendimento e comida maravilhosos !
Carolina
Já fomos duas vezes no restaurante, e na primeira achei um pedaço de vidro no sorbet. E tive um “leve” pedido de desculpas. Mas, todo o resto foi sensacional. Voltamos ano passado para dar mais uma chance. Mas, dessa vez a comida não convenceu. Comemos o exótico, a’te de demais, “ris de veau”. Mas não é para o meu paladar. E voltando ao assunto dos cogumelos, realmente não se lava pois eles absorvem a água. Somente passam um escova…. enfim, muita coisa estranha rolando nesse restaurante. Eu acho que devemos procurar novas opções.
Emanuel Messias L.Limaf
Fui no Comptoir du Relais, a noite num sábado,estava superlotado. Desisti. Ainda bem.
Emanuel Messias L.Lima
Quando não são ratos nos restaurantes, são gatos.
Liduina Holanda
Eu não comeria….mas acho que “Eymard” deveria ter recebido pedido de desculpas e não pagar a salada ….mas francês é outra cultura! E se não têm lá tanta higiene com o próprio corpo, que dirá com a comida….