Eymard é um amigo, histórico leitor do Conexão Paris, grande viajante apaixonado por Paris, mais precisamente, por Saint Germain de Près. Numa troca de emails informais ele me descreveu sua última refeição no Comptoir du Relais, bistrô do famoso chef Yves Camdeborde.
Não se trata de um bistrô qualquer e sim de um dos endereços mais conhecidos de Paris. Reproduzo aqui seu texto divertido.
“ Definitivamente eu não me dou bem com o Comptoir du Relais. Camdeborde que me perdoe! Meu filho, confesso, é o rei dos pequenos incidentes. Sempre no prato dele aparece aquele cabelinho, aquela joaninha…
Desta vez, no Comptoir du Relais, ele achou um little bugs. Ok. Isto pode acontecer.
O garçon pediu desculpas, explicou: são pequenos bichinhos que estão nos champignons. Ok. Também entendo que estes bichinhos possam estar nos cogumelos com sua perninhas, sim, este tinha perninhas e anteninhas… pelo menos estavam intactas!
Mas os cogumelos não deveriam ser lavados? Ou muito bem lavados?
Para compensar, trouxeram um prato com trufas negras… mas nada compensa um prato com little bugs.
E, olha, eu não sou chato! Sou até bem compreensivo. Mas… não dá. Não volto. E não recomendo. Comida apenas “normal” e com passageiro clandestino (complemento do CP).
Nos encontramos após este incidente e discutimos o acontecido. Para nós, o chef deveria ter vindo até a mesa pedir desculpas, trocar o prato, não cobrar nada e no final desenrolar tapete vermelho para Eymard e família. E, mais tarde, enviar várias dúzias de rosas à Lourdes, esposa do Eymard.
Há anos atrás, publicamos um artigo sobre este restaurante. Se quiser lê-lo clique aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Elizabeth Moreira Lima
Poderíamos dizer que estas coisas acontecem “nas melhores famílias de Paris?”
Denise
Almocei lá em abril.Fila na porta.
Grande decepção.É para não repetir mais.
Comidinha sofrivel,lugar com cara de sujo
Pode mesmo aparecer vidas estranhas na comida.
Em frente ao Trocadero já nos trouxeram dalada literamente sem lavar e higienizar.
Vários pequenos seres vivos caminhavam
a vontade por nossas saladas.
Mostramos ao garçon e fomos embora
Em frente ao trocader
Terezinha
Estive em Paris em outubro 2014 e fui duas vezes no Compotoir…não achei nenhum bichinho
Vai ver que comi e nem senti…q derrota!!!
Rsrs
Rachel vaccari vassao
Estou em Paris, até o próximo fim de semana. Até agora, só posso reclamar de uma coisa: as informações dadas por estabelecimentos comerciais, mesmo com um mapa na mão, não são as mais corretas. Parece que não gostam ou não querem ajudar os turistas. E isso que falo francês!
Nzame
Em 2014 fomos conhecer O Le comptoir ,como era cedo p almoçar ficamos tomando cerveja no bristô
Em frente e vimos uma cena indescritível, um chef de cuisine saiu do restaurante por uma porta lateral com 2 ratos enormes mortos jogou no meio fio com uma elegância frAncesa, 10 minutos depois abriu a porta e espantou mais 2 ratos vivos ,depois disto eu digo o melhor restaurante de Paris é o Picard,morro de nojo de qualquer um.
Marina
Quem diria…o Comptoir sempre tinha filas na calçada, e se não me engano,meses para conseguir uma mesa dentro do restaurante.E absurdo! O pior é o trauma para comer de novo os cogumelos,com medo de achar os tais bugs,rs Eu amo champignons!Essa me atingiu 🙁 rsrsrsrs A conta não poderia ser cobrada,e a cortesia deveria vir com um pedido de desculpas!
Larissa Correa
O que se paga na comida em Paris não é barato, e se ainda vem com um bichinho de “brinde”, ecaaa!! Realmente a França pode ter uma das melhores culinárias do mundo, mas em quesito limpeza perde feio. O pessoal lá não tem muita noção de higiene quando diz respeito a comida, achei um absurdo colocarem a mão na comida para servir para você (doces, paes, croissant….).
Lilian
Em 2012 fui jantar no restaurante “Chez Clemente” em frente ao Cafe de la Paix, próximo a Opera Garnier, onde um camundongo passeava livremente pelo salão como se fosse habitué. Reclamamos e eles não se importaram a mínima. Pedimos a conta e fomos embora em seguida!
Mauricio Christovão
Je suis Eymard!!! Todo meu apoio nesse episódio.
Mariangela
Eu é meu marido tivemos uma situação parecida num restaurante em Montmartre, frequentado quase exclusivamente por franceses, o”le Relais Gascon”. Lá eles servem uma saladas gigantes deliciosas e a minha tinha um coró que só percebi no final. Chamamos o garçon e no meu péssimo francês mostrei o bichinho, ele não se apertou e perguntou se eu gostaria de um outro prato e como recusei ele nos trouxe a conta sem cobrar a salada.
Sinceramente, a salada estava maravilhosa! Maldito coró.