Eymard é um amigo, histórico leitor do Conexão Paris, grande viajante apaixonado por Paris, mais precisamente, por Saint Germain de Près. Numa troca de emails informais ele me descreveu sua última refeição no Comptoir du Relais, bistrô do famoso chef Yves Camdeborde.
Não se trata de um bistrô qualquer e sim de um dos endereços mais conhecidos de Paris. Reproduzo aqui seu texto divertido.
“ Definitivamente eu não me dou bem com o Comptoir du Relais. Camdeborde que me perdoe! Meu filho, confesso, é o rei dos pequenos incidentes. Sempre no prato dele aparece aquele cabelinho, aquela joaninha…
Desta vez, no Comptoir du Relais, ele achou um little bugs. Ok. Isto pode acontecer.
O garçon pediu desculpas, explicou: são pequenos bichinhos que estão nos champignons. Ok. Também entendo que estes bichinhos possam estar nos cogumelos com sua perninhas, sim, este tinha perninhas e anteninhas… pelo menos estavam intactas!
Mas os cogumelos não deveriam ser lavados? Ou muito bem lavados?
Para compensar, trouxeram um prato com trufas negras… mas nada compensa um prato com little bugs.
E, olha, eu não sou chato! Sou até bem compreensivo. Mas… não dá. Não volto. E não recomendo. Comida apenas “normal” e com passageiro clandestino (complemento do CP).
Nos encontramos após este incidente e discutimos o acontecido. Para nós, o chef deveria ter vindo até a mesa pedir desculpas, trocar o prato, não cobrar nada e no final desenrolar tapete vermelho para Eymard e família. E, mais tarde, enviar várias dúzias de rosas à Lourdes, esposa do Eymard.
Há anos atrás, publicamos um artigo sobre este restaurante. Se quiser lê-lo clique aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Mariana
A comida francesa é ótima, mas eles não têm muita higiene ao manusear a comida.
LARA AMADEU
Gente, fui num restaurante no Marais em dezembro comer o famoso Ratatouille e de repente vejo um rato passando pelo salão! Chegamos à conclusão que era o próprio Remy do desenho porque a comida estava boa! Ele que preparou meu prato! kkkkkk
César Aragão
É…esse tipo de coisa pode acontecer.Uma vez,em Paris,estando em um restaurante com uma amiga,vimos um rato enorme passear tranquilamente .
Outra vez,em um restaurante em Saint Germain,o prato de salada da minha irmâ,veio com cinza de cigarro,e não era pouca.
Silvia
Lamentável. Concordo que no minimo o chefe deveria ter se dirigido a mesa de Eymard pedir desculpas e não cobrar.
Fernanda Frare Zanetti
Tivemos uma experiência horrível num bistrô badaladinho em Saint German, quando percebemos pequenos ratinhos brancos entre as mesas. Chamamos o garçon, que disse que isso era normal (!?) na região e por óbvio fomos embora. Mas confesso que dormir aquela noite foi muito difícil! De qualquer maneira sempre tivemos experiências incríveis nas muitas vezes que fomos a Paris, e essa ficou sendo uma história (bizarra) para contar. Solidariedade total a Eymard e sua família e parabéns Lina, o blog é incrível, é sempre minha fonte de consulta e atualização antes de embarcar! Tenho até os guias e tudo mais. bjs
jorge fortunato
Eu levantava e ia embora…
Valeria
Exatamente o champignon de Paris por exemplo não se lava, mas o fato de passar um pano humido não é desculpa para não limpar direito. A desculpa do garçon foi pessima!
Gisele Fernandes
Eu é meu marido almoçamos lá em outubro de 2014 e sinceramente não gostamos do atendimento e nem da comida . O que valeu mesmo foi a entrada de Foie Gras… Não recomendo !
Paula Machado
Sou novata nos comentários (mas não na leitura…) e assino embaixo!! O Eymard poderia encaminhar esse post para o restaurante! 🙂
Leda
Nogento demais aaaargh!
Mas na verdade dependendo do cogumelo não se lava, porque eles absorvem a água, apenas limpam com um pano ou guardanapo.