Pequena comparação entre Paris e Berlim à partir da visão de um turista brasileiro.
Uma amiga querida se mudou para Berlim recentemente e então resolvi unir o agradável ao agradável e fui passar meu aniversário lá. Apesar de já ter visitado a cidade em outras duas ocasiões, essa foi a primeira vez que fui à Berlim depois de estar morando em Paris. Posso dizer que isso fez toda a diferença na percepção e vivência da cidade.
Eu nunca fui muito bom em racionalizar o que vivo e vejo. Isso virou uma prática mais diária depois que comecei a escrever para o Conexão Paris. Agora preciso por as experiências no papel, traduzir os sentimentos (e o conhecimento) em palavras.
O primeiro sentimento que surgiu quando cheguei em Berlim foi um alívio enorme. Percebi o quanto Paris pode ser uma cidade sufocante e opressora na sua beleza e organização metódica; nos seus prédios alinhados, da mesma altura e cor, com suas decorações e frufrus. “Excesso de fofura”, como eu costumo dizer ao me referir a certas coisas e pessoas. Não que Berlim seja caótica ou feia. Mas ela é variada, misturada, assumida. A cicatriz do muro esta lá para quem quiser ver.
Essa sensação de alívio vem também da organização espacial da cidade que é bem mais “espalhada”, menos densa e mais fluida que Paris. Há mais espaços vazios/livres e menos gente. As ruas são mais largas. As estações de metrô são quase desertas. Não tem catraca, não tem barreiras, não tem portas de saída que só abrem de dentro pra fora. Porém existem fiscais, não uniformizados como os da RATP francesa, mas à paisana. Dizem que, às vezes, para pegar os espertinhos no flagra, eles se disfarçam como casais de namorados…
Se os parisienses são famosos pela sua elegância e savoir-faire no vestir podemos dizer que os berlinenses são um povo simples, básico, à vontade beirando o desleixado. O estilo das pessoas é sóbrio e casual.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção na cidade foi o piso dos playgrounds infantis nos parques e praças. Em Paris, esse piso é de material sintético macio que amortece as crianças quando elas caem. Em Berlim esse piso não existe. Se a criança cai, ela cai no bom e velho chão de terra que, inclusive, estava um lamaçal.
Se em Paris é difícil encontrar cafés e restaurantes com conexão wi-fi, em Berlim é praticamente impossível. Acho que eles já estão vivendo em uma sociedade pós-hipster. Mesmo nos cafés moderninhos não há wi-fi. O uso de laptops é proibido em alguns deles e há avisos pedindo aos pais que “domem” seus filhos pequenos.
Parece que Berlim é uma cidade “na dela”, vivendo sua vida tranquilamente sem se importar com as aparências ou com o que pensam a seu respeito. Ao contrário de Paris, que é uma cidade muito “metida”.
Mas todas essas minhas impressões e sensações podem ter sido somente aquele alívio que a gente sente quando chega em uma cidade que não é a nossa. Aquela sensação de liberdade extrema sem medo do ridículo.
Como ir de Paris até Berlim
- Avião: a viagem de avião dura 1h40. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem cerca de 8h10 de duração mas pode variar dependendo da época, hora e dia da vigem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: passando pela Bélgica e depois cidades como Colônia e Dortmund na Alemanha. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
58 Comentários
Carina Dantas
Olá Rodrigo! Parabéns pela comparação. Cada palavra nos faz imaginar cada cena… Vou a Paris no final de dezembro, e lá ficarei por 15 dias. Estou pensando em conhecer Berlim, Londres, Bruxelas e Bruges. rs Estou um pouco perdida quanto ao roteiro, onde ir primeiro. Pode me ajudar? Pensei assim: Paris (3 dias), Londres (4 dias), Bruges (1 dia), Bruxelas (2 dias), Berlim (2 dias) e Paris ( 2 e meio dias). Ficarei 19h em Amsterdam (conexão), na ida a Paris. O que acha? É fácil ir de trem?
Rodrigo Lavalle
Carina, eu ficaria somente 1 dia em Bruxelas e 3 dias em Berlim. Eu não gosto de Bruxelas e amo Berlim, gosto pessoal. Bruxelas-Berlim e Berlim-Paris acho cansativo fazer de trem, são muitas horas de viagem.
Abraços.
jorge fortunato
Você iria achar Viena tediosa. Penso.
Chico Luz
gostei muito do texto porque senti algo parecido ao visitar as duas cidades. Sempre tive curiosidade em conhecer tanto Paris quanto Berlim e, quando vi as duas de perto, tive impressões similares às do autor.
mas Berlim me ganhou em tudo, e é a cidade para onde pretendo me mudar em breve. Talvez a impressão mude com uma visita a outros pontos de Paris, que me pareceu um lugar meio frio em comparação com a capital da Alemanha.
Ana Guimarães
Parabéns pela comparação entre as duas cidades, Rodrigo! Como alguém disse aí nos pitacos, nunca havia cogitado conhecer a Alemanha, até que pintou uma viagem a Berlim, em abril do ano passado, por oito dias. Adorei! Resumindo, trata-se de uma cidade (povo?) descomplicada, sem firulas como a minha, a sua, a nossa querida Paris. E, com uma admirável proporção de espaço público/ pessoas nas ruas. Fora a ausência de engarrafamentos. Em novembro do ano passado, quando aí estive pela quarta vez, fiquei chocada com o excesso de gente por todo lado e com o trânsito infernal. Definitiva/ uma mudança para pior desde minha primeira estadia, em 2000.
Mas sempre quero voltar!
Tatiana Stender
Amei seu post pois sempre fui apaixonada por Paris, onde estive 5 vezes, até que conheci Berlim alguns meses atrás e fiquei meio desorientada no quesito paixão européia. Acho que as duas são maravilhosas e cada um com seu jeito tão diferente e especial! 😉
Luiz Antonio
Sempre tive zero vontade de conhecer Alemanha, mas de tanto ouvir falar de Berlim, e agora com seu texto, estou pensando em por na listinha.
Marcello Brito
Cris Dano,
Paris tb é uma cidade reconstruida. A cidade que amamos é uma reconstrução do sec. 19.
A grande reforma urbanistica sequer poupou seu nucleo historico mais importante e onde a cidade nasceu na ilha de la cite.
cris danois
Rodrigo, Paris é uma cidade antiga, histórica, tem mais de mil anos, enquanto Berlim é reconstruída, novíssima, da metade do século. Paris é bela e acolhedora e tb nunca senti preconceito ou olhares em Paris, ao contrário. Cada um na sua. Paris é um alívio em relação a várias cidades que já visitei. Um misto de ordem, beleza, cultura, antiguidade, arte. Na Alemanha gostei de Hamburgo, mas, enfim, gosto nunca se discute.
Marcy
Oi Rodrigo
Mas então vc é de uma das cidades mais belas e agradáveis deste país -. B.H – traçada, c luminosidade, ótimas lojas, culinária, povo educado, enfim todas as vezes q lá estive gostei mto. Agora q S.P é um caos (atualmente) eu concordo e posso falar pq sou paulista, não paulistana.
Abç
Adriana Pessoa
Liliane Teixeira,
acho que vc é a minha amiga Lili, de BH, que mora no Rio!!!!
Seja muito bem vinda Pitaqueira! Esse blog é a sua cara!!