Pequena comparação entre Paris e Berlim à partir da visão de um turista brasileiro.
Uma amiga querida se mudou para Berlim recentemente e então resolvi unir o agradável ao agradável e fui passar meu aniversário lá. Apesar de já ter visitado a cidade em outras duas ocasiões, essa foi a primeira vez que fui à Berlim depois de estar morando em Paris. Posso dizer que isso fez toda a diferença na percepção e vivência da cidade.
Eu nunca fui muito bom em racionalizar o que vivo e vejo. Isso virou uma prática mais diária depois que comecei a escrever para o Conexão Paris. Agora preciso por as experiências no papel, traduzir os sentimentos (e o conhecimento) em palavras.
O primeiro sentimento que surgiu quando cheguei em Berlim foi um alívio enorme. Percebi o quanto Paris pode ser uma cidade sufocante e opressora na sua beleza e organização metódica; nos seus prédios alinhados, da mesma altura e cor, com suas decorações e frufrus. “Excesso de fofura”, como eu costumo dizer ao me referir a certas coisas e pessoas. Não que Berlim seja caótica ou feia. Mas ela é variada, misturada, assumida. A cicatriz do muro esta lá para quem quiser ver.
Essa sensação de alívio vem também da organização espacial da cidade que é bem mais “espalhada”, menos densa e mais fluida que Paris. Há mais espaços vazios/livres e menos gente. As ruas são mais largas. As estações de metrô são quase desertas. Não tem catraca, não tem barreiras, não tem portas de saída que só abrem de dentro pra fora. Porém existem fiscais, não uniformizados como os da RATP francesa, mas à paisana. Dizem que, às vezes, para pegar os espertinhos no flagra, eles se disfarçam como casais de namorados…
Se os parisienses são famosos pela sua elegância e savoir-faire no vestir podemos dizer que os berlinenses são um povo simples, básico, à vontade beirando o desleixado. O estilo das pessoas é sóbrio e casual.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção na cidade foi o piso dos playgrounds infantis nos parques e praças. Em Paris, esse piso é de material sintético macio que amortece as crianças quando elas caem. Em Berlim esse piso não existe. Se a criança cai, ela cai no bom e velho chão de terra que, inclusive, estava um lamaçal.
Se em Paris é difícil encontrar cafés e restaurantes com conexão wi-fi, em Berlim é praticamente impossível. Acho que eles já estão vivendo em uma sociedade pós-hipster. Mesmo nos cafés moderninhos não há wi-fi. O uso de laptops é proibido em alguns deles e há avisos pedindo aos pais que “domem” seus filhos pequenos.
Parece que Berlim é uma cidade “na dela”, vivendo sua vida tranquilamente sem se importar com as aparências ou com o que pensam a seu respeito. Ao contrário de Paris, que é uma cidade muito “metida”.
Mas todas essas minhas impressões e sensações podem ter sido somente aquele alívio que a gente sente quando chega em uma cidade que não é a nossa. Aquela sensação de liberdade extrema sem medo do ridículo.
Como ir de Paris até Berlim
- Avião: a viagem de avião dura 1h40. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem cerca de 8h10 de duração mas pode variar dependendo da época, hora e dia da vigem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: passando pela Bélgica e depois cidades como Colônia e Dortmund na Alemanha. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
58 Comentários
camilla
Adorei o texto.
Berlim é uma cidade adoravel e até mesmo emocionante, fico chocada quando alguem vai conhecer e volta dizendo que não gostou.
Carmen Agnes
Excelente texto! Deixou-me com mais vontade de conhecer Berlim e com saudade de Paris… Obrigada, Rodrigo!
Alexandre W.
Excelente texto Rodrigo, como de costume. Infelizmente ainda não conheço as duas cidades, mas seu relato já deu uma prévia e uma dica sobre o que observar fora do roteiro tradicional.
Guilherme Poulain
que delícia ler esse texto! deu vontade de ir visitar Berlim, tendo sido morador de Paris também. embora minha road trip ano passado pela Alemanha também já tenha me feito sentir algumas sensações que você descreveu.
Nick
Ainda não conheço Berlim, mas o que Rodrigo descreve no começo do texto, constatei uma vez ao ir de Paris para Lisboa. Não que a capital de Portugal seja feia, pelo contrário, tem muitos encantos. Mas depois de passar vários dias imersos nessa beleza “opressora” de Paris e desembarcar na singeleza de Lisboa, foi realmente um choque.
Marli rosetti
Tenho vontade de conhecer Berlim …parabéns pelo texto!!!
Tânia Ziert Baião
Rodrigo e Marcello: vocês ” acordaram” minha sexta-feira ! Morta de curiosidade para conhecer a “nova” Berlim, já que a minha lembrança é de séculos atrás …
Marcello Brito
Independente de escolhas e preferencias pessoais não há como negar que Berlim é hoje a cidade mais dinâmica da Europa, com uma produção de novos meios, sejam eles artísticos, de reflexão e pensamentos, exemplares.
A nova Berlim novamente unificada ainda é uma malha urbana em construção. Como nenhuma outra capital da europa ela ainda carrega sombras fisiscas da divisão e os destroços de duas grandes guerras que se refletem numa confuguração espacial ainda um tanto desestruturada, espalhada, não homogenea, com grandes vazios, como campos de futebol abandonados , que provocam no pedestre espanto e reflexão pois carregam em seu nada, a marca do tempo moderno.
E é nesse vazio espacial e de conceito deixado pela aventura erratica da modernidade do seculo xx que se constroe umas das mais facinantes urbes da nova era.
Bárbara Silva
Rodrigo, gostei do seu texto. Curiosidade, qual é a sua cidade natal?
Rodrigo Lavalle
Bárbara, sou de Belo Horizonte!
Abraços.
Ricardo
Acho bacana este tipo de comparação entre cidades, sem preconceitos ou excesso de “tecnicismos”. Visão de turista mesmo. Eu faço muito isto também. E acho engraçado quando ouço alguém dizer que Paris é sufocante, cheia de gente ou algo assim. É que em termos de caos, comparada a São Paulo, Paris parece mais com Poços de Caldas… 🙂