Vários leitores ficaram assustados e tristes com o artigo Novembro e fevereiro – os meses mais frios em Paris. Muitos acharam que vão desperdiçar suas férias ou não vão aproveitá-las ao máximo vindo a Paris no inverno. Nesse artigo vamos te dar dicas de como se vestir e o que fazer no inverno em Paris.
Inverno em paris
Toda estação tem seu charme, suas peculiaridades e seus contratempos. Como já escrevemos no artigo Vale a pena conhecer Paris no inverno?, nessa estação a vida normal da cidade continua a acontecer, algumas coisas a gente deixa de fazer e outras a gente só faz nela.
O importante é focar nos aspectos positivos e tentar minimizar os negativos. Para isso, é necessário estar bem preparado e ter conhecimento do que se vai enfrentar.
Nesse artigo vamos fazer um resumão!
Como se vestir
Não é necessário trazer 2 malas de 32kg cheias de suéteres e casacos de lã, concentre-se em poucas peças (as que sejam mais coringas em cor e estilo) e lembre-se do look em camadas que foi bem explicado no artigo Roupas adequadas para o inverno. Veja também nosso vídeo sobre o assunto, clique aqui.
– em cima: ‘segunda pele’ de tecido tecnológico + suéter de lã/cachemir + blazer + casaco/parka/doudoune
– embaixo: ceroula + calça (para as muito corajosas: meia de lã grossa + vestido/saia)
Muito importante é manter as extremidades e o pescoço protegidos. E pelas extremidades que o corpo perde mais calor e é por causa do pescoço exposto que ficamos doentes:
– cabeça: gorros de lã/cachemir; chapéus; boinas ou o capuz dos casacos
– pescoço: cachecóis de lã/cachemir
– mãos: luvas
– pés: sapatos fechados e de solas grossas + palmilha isolante + meias de lã/cachemir. Leia o artigo Pés quentinhos no inverno
Lembrando que as roupas de couro não são indicadas para o inverno rigoroso e que as peças de cachemir são mais leves, fofas e quentes que as de lã.
O que fazer
Óbvio que ninguém vai deixar de andar no Jardim das Tulherias ou de dar um pulinho no Jardim de Luxemburgo mas, no inverno, os programas migram para dentro dos prédios.
Se você já conhece Paris, aproveite para conhecer outros museus, além dos habituais, como o Petit Palais, o Museu do Quai Branly, Palais de Tokyo, Jeu de Paume, Museu da Caça e da Natureza, Museu Cluny.
Assista um concerto na Igreja da Madeleine, uma peça no Teatro do Châtelet ou no Teatro do Champs Élysées ou um espetáculo no Crazy Horse.
Mas o melhor jeito de se aquecer é comer e beber. Sem culpa, pois são férias e no inverno gastamos muitas calorias para nos mantermos aquecidos. A fome bate mais rápido e mais vezes ao dia! Aproveitem as delícias típicas da estação como o vinho quente – O folclórico vinho quente -, a raclete e o fondue, sobre o qual a Karen falou no artigo O fondue dos franceses. Além do sempre bem vindo e reconfortante chocolate quente. Leiam o artigo Angelina, uma casa de chá em Paris.
Ao se fazer caminhadas ou os roteiros a pé sugeridos pelo Conexão Paris no nosso guia Cinco Roteiros em Quatro Dias, o segredo do sucesso é parar de tempos em tempos e entrar em algum café ou loja para se aquecer. E beber água, a gente acaba esquecendo ou não sentindo sede mas é fundamental.
A dica mais importante: durante o inverno, ninguém quer ficar sentado nas calçadas. Todo mundo fica dentro dos bares que, por serem pequenos, acabam ficando bem cheios. Isso facilita a interação e a paquera entre as pessoas que, aliada a tristezinha da falta de luz, rende inúmeros ‘‘amores de inverno’’.
Leia também:
- Vale a pena conhecer Paris no inverno?
- O inverno em Paris em vídeo
- Segredos parisienses: como amarrar seu cachecol
- Como manter seus pés quentinhos no frio
- Como arrumar a mala para Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
148 Comentários
Eymard
Luciana, estou curioso com a resposta do Rodrigo. Mas, de experiencia propria, posso te dizer do Parque La Villete, que tem uma área inteira para crianças. Mesmo nos museus há espaços para crianças.
Luciana
Rodrigo, estarei em Paris com minha filha de 3 anos na semana que vem. Trocando passeios externos pelos internos, existe em Paris algo como o SESC em SP? Ou seja, um local com brinquedoteca, música, contação de histórias, esportes, teatro e até atividades circenses para criancas? Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Luciana, realmente não conheço. O Centro Pompidou costuma ter umas áreas para crianças mas não é sempre. Além disso existem as mediatecas espalhadas pela cidade, muitas delas tem o espaço infantil. E como o Eymard disse, tem a Cité des Sciences et de l’Industrie no Parc de la Villette. Está acontecendo no Museu de Arte Lúdica uma exposição sobre os 25 anos da Pixar que fez desenhos animados como: “Toy Story”, “Procurando Nemo”, “Ratatouille”, etc: http://www.artludique.com.
Abraços.
Marc
Estou em Paris há 4 dias e não estou vendo problema algum com frio, contratempos, etc… pelo contrário, está maravilhoso. Que continue assim, a cidade fica mais gostosa!
Cristiane Pereira
Ei, Rodrigo, só hoje vi este seu artigo, muito bom! As dicas do CP sobre como aproveitar Paris no inverno, quais os melhores programas e as roupas adequadas para o frio (e para não sentir tanto frio…) estão me ajudando muito! E como sou do time que acha que o importante é focar no que a cidade – e a vida – tem de bom, estou ansiosa para chegar logo em Paris e descobrir a beleza da cidade no inverno, ver as ruas iluminadas pelas luzes de Natal e as vitrines coloridas, tomar muito chocolate quente (olha que boa desculpa vai ser o frio), curtir as varandas aquecidas tomando um bom vinho. Viver não se adia, nunca – como diz o querido mestre Dodô. À bientôt!
Rodrigo Lavalle
Cristiane, obrigado! E focar sempre no que a vida tem de bom!
Abraços!
eymard
O inverno nos traz novas experiencias. Como vivemos em pais tropical, não temos nem de longe o tipo de inverno que se vive na Europa. Portanto, viajar nessa época tem seus encantos. Ao contrario dos residentes, a experiencia é breve e pode ser bem prazerosa. Como nao temos controle sobre o tempo, contamos com a sorte porque, por ex, viajar em dia de muita neve é bem complicado. Como saber? Nao tem como. Arrisca-se. (Anderson, eu arriscaria a viagem. Se tiver uma nevasca, recalcule e va de trem).
Anderson Chauvet
Obrigado pela informação, Rodrigo Lavalle. Comprei o roteiro e, incrível, devorei na hora… recebi o PDF, abri no iPad e quando fui ver… acabou… rsrsrs. Muito bom. Quando retornar, tentarei trazer minhas humildes impressões sobre tudo o que vi… A propósito, li o post do Sergio Gonçalves sobre ir de Paris a Veneza. A última parte de minha viagem com minha esposa será justamente de Veneza para Paris. Estava decidido (até hoje) a voar, mas de repente me deu uma vontade de fazer de carro, ficando uma noite em Geneve. Isso será dia 05/01/2014. Perguntas: estou louco ? estradas? montanhas? neve? corrente no carro? Grande abraço e obrigado de novo.
Lina
Anderson
Hoje os pneus especiais neve resolvem o problema. Alugue um carro com estes pneus.
Loucura, não se você consultar a meteorologia antes de tomar sua decisão.
Sophia
Anderson, a Quechua é marca própria da Decathlon. Eles têm uma marca própria para cada esporte. São produtos mais baratos porque não há gastos com marketing, propaganda, comissões de vendedores da indústria… Em geral, são produtos de honesta relação preço-qualidade. Se no orçamento não cabem as outras mais famosas, esta é uma boa substituição.
Lourdes Marques
Mais uma vez, ótimas dicas Rodrigo. Todo meu “enxoval” de inverno em Paris foi comprado tendo como base seus artigos. Abraços.
Rodrigo Lavalle
Lourdes, muito obrigado pelos elogios e pela confiança!
Abraços.
Naise
Olá, estarei em Paris no inicio de abril/2014. Será minha primeira vez na cidade. Meu marido vai participar da Maratona. Todos meus contatos dizem que chove bastante. Tem dicas para me dar ? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Naise, as dicas estão no artigo. Para enfrentar a chuva é preciso muita paciência, um bom guarda-chuva ou capa e, o mais importante, sapatos impermeáveis.
Abraços.
Dulcelina
Irei a Paris no período de10 a 14 de janeiro.Ainda estarão as decorações natalinas?
Rodrigo Lavalle
Dulcelina, não tenho certeza.
Abraços.