Vários leitores ficaram assustados e tristes com o artigo Novembro e fevereiro – os meses mais frios em Paris. Muitos acharam que vão desperdiçar suas férias ou não vão aproveitá-las ao máximo vindo a Paris no inverno. Nesse artigo vamos te dar dicas de como se vestir e o que fazer no inverno em Paris.
Inverno em paris
Toda estação tem seu charme, suas peculiaridades e seus contratempos. Como já escrevemos no artigo Vale a pena conhecer Paris no inverno?, nessa estação a vida normal da cidade continua a acontecer, algumas coisas a gente deixa de fazer e outras a gente só faz nela.
O importante é focar nos aspectos positivos e tentar minimizar os negativos. Para isso, é necessário estar bem preparado e ter conhecimento do que se vai enfrentar.
Nesse artigo vamos fazer um resumão!
Como se vestir
Não é necessário trazer 2 malas de 32kg cheias de suéteres e casacos de lã, concentre-se em poucas peças (as que sejam mais coringas em cor e estilo) e lembre-se do look em camadas que foi bem explicado no artigo Roupas adequadas para o inverno. Veja também nosso vídeo sobre o assunto, clique aqui.
– em cima: ‘segunda pele’ de tecido tecnológico + suéter de lã/cachemir + blazer + casaco/parka/doudoune
– embaixo: ceroula + calça (para as muito corajosas: meia de lã grossa + vestido/saia)
Muito importante é manter as extremidades e o pescoço protegidos. E pelas extremidades que o corpo perde mais calor e é por causa do pescoço exposto que ficamos doentes:
– cabeça: gorros de lã/cachemir; chapéus; boinas ou o capuz dos casacos
– pescoço: cachecóis de lã/cachemir
– mãos: luvas
– pés: sapatos fechados e de solas grossas + palmilha isolante + meias de lã/cachemir. Leia o artigo Pés quentinhos no inverno
Lembrando que as roupas de couro não são indicadas para o inverno rigoroso e que as peças de cachemir são mais leves, fofas e quentes que as de lã.
O que fazer
Óbvio que ninguém vai deixar de andar no Jardim das Tulherias ou de dar um pulinho no Jardim de Luxemburgo mas, no inverno, os programas migram para dentro dos prédios.
Se você já conhece Paris, aproveite para conhecer outros museus, além dos habituais, como o Petit Palais, o Museu do Quai Branly, Palais de Tokyo, Jeu de Paume, Museu da Caça e da Natureza, Museu Cluny.
Assista um concerto na Igreja da Madeleine, uma peça no Teatro do Châtelet ou no Teatro do Champs Élysées ou um espetáculo no Crazy Horse.
Mas o melhor jeito de se aquecer é comer e beber. Sem culpa, pois são férias e no inverno gastamos muitas calorias para nos mantermos aquecidos. A fome bate mais rápido e mais vezes ao dia! Aproveitem as delícias típicas da estação como o vinho quente – O folclórico vinho quente -, a raclete e o fondue, sobre o qual a Karen falou no artigo O fondue dos franceses. Além do sempre bem vindo e reconfortante chocolate quente. Leiam o artigo Angelina, uma casa de chá em Paris.
Ao se fazer caminhadas ou os roteiros a pé sugeridos pelo Conexão Paris no nosso guia Cinco Roteiros em Quatro Dias, o segredo do sucesso é parar de tempos em tempos e entrar em algum café ou loja para se aquecer. E beber água, a gente acaba esquecendo ou não sentindo sede mas é fundamental.
A dica mais importante: durante o inverno, ninguém quer ficar sentado nas calçadas. Todo mundo fica dentro dos bares que, por serem pequenos, acabam ficando bem cheios. Isso facilita a interação e a paquera entre as pessoas que, aliada a tristezinha da falta de luz, rende inúmeros ‘‘amores de inverno’’.
Leia também:
- Vale a pena conhecer Paris no inverno?
- O inverno em Paris em vídeo
- Segredos parisienses: como amarrar seu cachecol
- Como manter seus pés quentinhos no frio
- Como arrumar a mala para Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
148 Comentários
gladis
Adoro o Conexão Paris! Como estarei indo à Paris em final de janeiro e início de fevereiro, quais atividades seriam indicadas ao escurecer, já que as noites serão mais longas? O passeio no Sena é melhor à noite ou de dia? Tbm gostaria de saber se todos os museus e igrejas cobram a entrada. Para 7 dias o melhor nos museus, metrôs, etc, são os passes ou individual? Onde seria bom comprar: aqui (qual o site) ou no local? Obrigada.
Jacqueline
Mesmo sendo do frio, vou continuar insistindo em setembro e outubro. Pena que desse jeito nunca verei a decoração de Natal e não andarei na roda gigante. Tenho toda a roupa para um frio europeu que uso um ou dois dias em cada inverno daqui. Neve conheci nas cordilheiras do Chile. Paris prefiro no clima ameno do inicio do outono, pois é uma cidade para curtir ao ar livre. Boa sorte aos corajosos.
Anderson Chauvet
Amigos, parabéns pelo site e pelas dicas. Falando em Paris, frio e loja Decathlon como a Juliana citou acima, comprei roupas da marca Quechua” e confesso que desconfiei pelo preço muuuuito menor do que as famosas The North Face e Columbia. Vocês aqui conhecem esta marca ? A qualidade e acabamento é muito boa, mas aquece bem ? Um abraço a todos e obrigado.
Rodrigo Lavalle
Anderson, a Quechua é bem utilizada por aqui. Eles fazem roupas para esportes ao ar livre. É uma marca menos ‘fashion’ e mais ‘prática’ que a North Face, por isso os preços são menores.
Abraços.
Andrea Soares
Chegamos em Paris dia 30 de dezembro, , na verdade, queremos mesmo o inverno , já que moramos em Salvador e passamos calor o ano inteiro! rsrs Queremos frio, vinho, comida gostosa, lugares aconchegantes, fondue! Estamos nos preparando para o frio e adoro as dicas do Conexão Paris! Estão sendo de grande utilidade. Obrigada! Ansiosa pela nossa ida! 🙂 <3
Marcia
Estou saindo pra Paris no Sabado.
Estou curtindo muito ler Conexao Paris!
Obrigada pela as dicas. E minha primeira vez la!!
Fatima
Estou de malas prontas. Chego em Paris dia 30 de dezembro. Espero ver as decorações de Natal. Adoro as dicas de inverno, estou curtindo todos os posts. Obrigada. beijos.
marina albino
Sou portuguesa e sou super fã da conexão paris.
Vou de 29 de Dezembro a 2 de Janeiro.
Vou dia 30 fazer um dia de visita a Paris, pois os restantes dias são passados na Disney.
Adoro as vossas dicas.
Estou indecisa entre comprar o Bilhete Mobilis e o Visiter Paris.
Quanto muito só vou aproveitar o desconto da subida ao arco do triunfo e o cruzeiro do sena…
Que me dizem?
Rodrigo Lavalle
Marina, o Bilhete Mobilis zonas 1 à 5, por não ir aos aeroportos, é mais barato que o Paris Visite.
Abraços.
Juliana
Super indico que as moças que gostam de manter os pés sequinhos pensem em galochas caso a temporada parisiense preveja chuva. A minha, eu comprei na Decathlon e é na verdade uma bota de montaria – comprei um tamanho acima pois gosto de colocar palmilhas para aumentar o conforto e, para o inverno, pretendo colocar uma daquelas de lã, pra isolar bem =)
Giselda Ferreira
As matéria do Conexão Paris sao sempre produtivas, cheias de dicas e informações.
Estou morando há quase um ano em Paris e sempre aproveito as indicações dadas pelo CP.
Parabéns!!!!
Kaka
Bom Dia Apaixonados por PARIS
Das diversas vezes que estive em Paris em diferentes estações do ano, confesso que a melhor foi em fevereiro. Claro que amo inverno, mas foi uma experiência incrível, dias ensolarados, céu totalmente azul, pessoas charmosamente vestidas, fontes congeladas……. FOI MARAVILHOSO, e em momento algum, deixamos de fazer qualquer passeio, mesmo que a pé, flanando nas charmosas ruas e vielas e parando vez por outra para tomar um chocolate quente para esquentar. PARIS NO INVERNO É TUDO DE BOM!!!! bjs a todos viciados em PARIS