Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
479 Comentários
Cris
Ola boa tarde. Tenho uma viagem marcada para França em Janeiro de 2018. Ainda não estou certa do que fazer, mas como ja estive la em Junho de 2017, pensei em ir ao Vale do Luar. O frio inviabiliza o passeio? E as estradas nesta época, é melhor evitar?
Rodrigo Lavalle
Cris, os castelos continuam abertos no inverno. O frio não inviabiliza o passeio mas as paisagens não estarão tão exuberantes quanto nos meses mais quentes do ano.
Ariadne Lima
Olá, parabéns pelo Blog!! Gostaria de saber se a primeira semana de março costuma ser muito fria a ponto de inviabilizar um passeio no Vale do Loire. E fácil alugar um carro nessas cidades? Precisa de habilitação internacional ou basta a brasileira?
Desde já agradeço sua atenção!
Rodrigo Lavalle
Ariadne, faz frio mas não ao ponto de inviabilizar a visita ao Vale do Loire. Vá de trem até a cidade de Tours e lá alugue um carro. Há algumas agências de locação de veículos na estação de trem de Tours. É necessário ter a permissão internacional de conduzir, entre em contato com Detran da sua cidade.
Aline
Importante que se diga: os 10% de desconto da ParisCity é para uma visita com audio-guia (é não para outras opções com guia ou com almoços incluidos). Tive problemas com isso e foi bem desagradável, pois descobri somente quando já estava no roteiro.
Rodrigo Lavalle
Aline, sentimos muito pelo inconveniente mas essas informações estão bem claras no artigo sobre os 10% de desconto linkado no artigo acima, clique aqui e também na página do passeio no site da ParisCityVision, clique aqui.
Fernanda
Olá, adoramos seu site e seguimos várias dicas!
Vamos ao vale do Loire em abril.
Gostaria de saber se as roupas lá são mais descontraídas ou mais arrumadas como em Paris (de dia e de noite).
Vamos jantar um em restaurante uma estrela do Guia Michelin no Vale do Loire. Pediria roupas mais formais, como blazer?
Obrigada!
André
Ficarei 7 dias inteiros em Paris e depois terei mais 3 dias e meio livres com minha esposa . Não sabemos exatamente o que fazer . Os dias livres serão entre 01/07/17 e 04/07/17. Pode nos ajudar ?
Rodrigo Lavalle
André, qual a programação de vocês nos primeiros 7 dias? Vocês pretendem visitar outras cidades nesses outros 3 dias e meio? Preciso de mais informações para sugerir algo que vocês já não tenham feito nos 7 primeiros dias.
Leandro
Olá, estou em Lyon à trabalho e pretendo passar três dias (08 a 11/10/2016) no Vale do Loire antes de me dirigir a Paris. Recomenda alugar um carro com devolução em Paris ou melhor ir de trem até Ambroise ou Tours, alugar um carro por lá e depois pegar outro trem para Paris? Tem alguma dica de hospedagem em castelos? Abraço, Leandro
Rodrigo Lavalle
Leandro, o melhor é ir de trem até Amboise ou Tours, alugar um carro por lá e depois pegar outro trem para Paris.
Tatiana
Olá, sabe se tem como voltar de amboise ou tours direto pro aeroporto de Orly de trem? Qual seria a estação de Orly (oeste)? obrigada!
Rodrigo Lavalle
Tatiana, não há ligação direta. Uma opção é ir de Tours de trem TGV até a Gare de Massy Palaiseau, lá pegar o trem RER B até a estação Antony e em Antony pegar o trem automático Orlyval (ele pára nos terminais Sul e Oeste de Orly).
José Augusto
Boa noite. Dia 4 de novembro deste ano iremos passar uma semana no Vale do Loire. Faz frio nessa época? Tem como ir de trem saindo de Paris até lá? Qual a melhor Cidade para nos hospedar e ficar circulando pelas Cidades? Tem como ir de uma Cidade para outras de trem? Nessa região só tem Castelo para visitar? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
José, em novembro faz frio, esse pode ser o mês mais frio do ano. Veja esse vídeo sobre como se vestir no inverno: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/30/como-se-vestir-inverno-europeu-o-video. De qualquer forma, antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
Como dissemos no artigo acima, você pode pegar um trem em Paris e ir até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. No Vale do Loire, a ligação de transporte público entre uma cidade e outra é deficiente.
O Vale do Loire é também uma importante região vinícola francesa. Leias nossos artigos: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/vale-do-loire. Nesse caso o carro seria ainda mais importante pois lhe permitiria visitar as vinícolas.
maria monteiro
Olá Rodrigo,
Estou planejando visitar o vale do loire em setembro ou outubro,qual seria a melhor época dentre estes 2 meses?
Rodrigo Lavalle
Maria, setembro. Outubro já começa a fazer frio e cinza.
Abraços.
Ana Silva
Olá. Estou a planear ir de Portugal a Paris de carro e gostaria de visitar o vale do Loire e alguns castelos. Será que é possível dormir num castelo? Qual é o preço das entradas nos castelos para uma família de 2 adultos e 2 crianças? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana, dentro da propriedade do castelo de Chambord há um Bed & Breakfast: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/04/bb-castelo-de-chambord. Há também o Château Noirieux (um castelo menor): https://www.conexaoparis.com.br/2013/06/23/chateau-noirieux-hotelcastelo-e-restaurante-no-vale-do-loire e o d’Artigny (https://www.conexaoparis.com.br/2014/04/01/chateau-dartigny-um-hotel-vale-loire/) Nesse artigo há outras opções de hospedagem: https://www.conexaoparis.com.br/2012/01/18/sugestao-de-roteiro-e-hospedagem-no-vale-do-loire.