Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
479 Comentários
Pedro Sancho
Rodrigo boa tarde.
No o último pitado e resposta sobre “Como visitar os castelos do vale do Loire” li um questionamento do Pedro sobre as estradas no Vale do Loire em Janeiro. Ocorre que estarei em Paris lá no mesmo período.
Seria possível me informar o e-mail dele para contactá-lo, e quem sabe, faremos o percurso em dois carros, o que trará mais segurança para os dois.
Caso tenha receio, solicito a gentileza de repassar meu contato para ele. De forma que se for do interesse ele poder me contactar.
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Pedro, vou passar o seu email para o Pedro.
Abraços.
Pedro
Vou estar com a família (esposa e 2 filhos) em janeiro em Paris. Quero passar 2 ou 3 dias no loire. Inclusive dormir em um desses castelos indicados. Como são as estradas nessa época do ano? Há perigo como neve ou gelo nas estradas? Não tenho experiência em dirigir nessa temperatura.
Rodrigo Lavalle
Pedro, pode haver gelo e neve sim. Leia nossos artigos sobre como dirigir na neve: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/28/conselhos-de-como-dirigir-na-neve/ e https://www.conexaoparis.com.br/2012/02/14/vai-dirigir-no-inverno-alugue-carro-com-pneus-para-neve/.
Acompanhe a previsão do tempo nesse site: http://www.meteo-paris.com/france/previsions.html.
Abraços.
João David
Boa tarde Rodrigo,
Vou a Paris em janeiro e gostaria de saber se mesmo com o inverno rigoroso vale a pena conhecer Loire?
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
João, vale conhecer os castelos. Algumas vinícolas estarão fechadas e os vinhedos estarão secos e tristes.
Abraços.
Silvia
Oi, vamos sair de Paris de carro direto pro Loire e gostaríamos de saber se tem alguma coisa no caminho que vale a pena parar pra conhecer… cidade, monumento ou restaurante/café. Obrigada.
p.s. na volta já está previsto a visita a Chartres e Verssailles.
Rodrigo Lavalle
Sílvia, o que vale a pena conhecer já é na região: Orleans, Blois.
Abraços.
Edilene cardoso
Rodrigo, o que vç me diz sobre Annecy, vale a pena conhecer? Nunca estive na frança, pensei fazer Paris e depois esta cidade, o q acha?
Rodrigo Lavalle
Edilene, vale sim. Você leu nosso artigo de ontem sobre Annecy https://www.conexaoparis.com.br/2015/09/06/os-alpes-franceses-annecy/?
Mas se você não conhece a França seria mais interessante ficar o máximo de tempo em Paris e conhecer as cidades mais próximas. Leia esse artigo com dicas de passeios de um dia próximos a Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2014/06/17/passeios-perto-de-paris/.
Abraços.
Maia
Resolvi deixar mais um comentário, porque consegui planejar minha viagem, com a ajuda desse site, os organizadores e os pitaqueiros.
Passamos 13 dias na França, sendo os três últimos no Vale do Loire. Valeu a pena, pois acho que deixei o melhor para o final.
Nós estávamos em 5 pessoas: 2 adultos, 2 idosos e 1 criança de 10 anos e o programa agradou a todas as idades. Fomos em uma quarta-feira, pois quis evitar o final de semana.
>> Pegamos o Trem para Tours, onde alugamos um carro, mas ficamos hospedados em Amboise, que é simplesmente maravilhosa, peculiar, fascinante. Assim o roteiro ficou dessa forma (por causa das idades, fizemos tudo bem devagar):
Primeiro Dia: fomos do trem direto para Chenonceau, Castelo das Damas. Ele é incrível. Almoçamos por lá e acabamos ficando quase umas 4 horas. Em seguida seguimos para Amboise, deixamos as malas e fomos direto passear e conhecer o Castelo com o mesmo nome. Difícil escolher o mais bacana. Vale a pena passear pela cidade, pois ela é uma surpresa gratificante.
Dia 2 – Castelo Chambord, é gigantesco e magnifico. Passamos a manhã toda por lá e almoçamos. Além da visita ao castelo, vimos o show equestre às 11h45, que nos arrancou muitas risadas, pois há uma parte de comédia também. Tem também passeio com carrinho elétrico, bicicleta, barco.
Em seguida, Cheverny. Uma graça e às 17h tem a alimentação dos cães…o que deixa as crianças fascinadas. Têm outras coisas interessantes por lá…mas não tive tempo. A cidade também é linda
Último dia – Clos Luce, última morada de Da Vinci. Não pude ver no primeiro dia, então deixei para o fim. Meu filho disse que foi o melhor castelo, pois lá, as crinças podem brincar com as invenções de Da Vinci, no jardim. Realmente saímos de lá encantados demais. Fomos almoçar, apreciar a cidade pela última vez e pegar o trem de volta a Paris e ir para o Aeroporto, com a Telma Tour.
Espero ter ajudado de alguma forma. Quem vai com pouca gente, consegue ver mais castelos, mas acho que com calma, fica mais prazeroso aproveitar os detalhes.
Abraços
Viviane
Olá, Rodrigo, iremos a Tours em outubro, chegaremos em Paris e vamos direto pelo TGV saindo do CDG, vi no site da Rail Europe e está mais barato que a SCNF, mas afinal, são duas empresas diferentes? Achava que eram a mesma coisa. rs Vimos que fica mais barato comprar direto na RailEurope em vez de fazer a parceria com a AirFrance, pq a conexão que eles oferecem é muito apertada, nosso voo chega às 8h e o trem parte pra Tours às 10:15, então, vamos pegar o das 12:49 pra fazermos tudo com calma, vc tem alguma opinião sobre isso? Desde já, obrigada.
Rodrigo Lavalle
Viviane, geralmente a Rail Europe cobra uma taxa alta na venda das passagens. Eu sempre utilizo o site oficial da SNCF. Mas, se a mesma passagem está mais barata na Rail Europe, compre lá mesmo. Eu também acho 2 horas pouco tempo entre a chegada do seu avião e a partida do trem.
Abraços.
RENATA
Boa tarde
Adoro o site de vocês. Fiz todo o roteiro da minha viagem por ele.
Mas estou com um problema, e peço a ajuda de vocês para tentar resolver. Comprei ontem pelo site de vocês o passeio pelo Vale do Loire com a ParisCityVision, no valor total de 372,60 euros já incluindo o desconto de 10%. Todo este valor foi debitado imediatamente no meu cartão de crédito, mas desde ontem eu não recebi os vouchers do passeio! Já olhei em todas as minhas caixas de e mail e nada!Estou desesperada, pois viajo daqui a dois dias e preciso imprimir os vouchers antes!!! Me ajudem por favor. Tenho o número do meu pedido, posso enviar para vocês. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Renata, me envie o número do pedido no email [email protected].
Abraços.
Cicero Tavares
Olá Rodrigo, eu e minha esposa vamos ficar 6 dias em Paris (vindo de Londres de trem) gostaria muito de conhecer o Loire ou um local com castelos, o que você acha? Eu quero conhecer o centro de Paris, porém gostaria de explorar outras regiões, apesar do curto tempo. Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Cícero, existem vários castelos ao redor de Paris. Leia os nossos artigos sobre eles:
– Versailles: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/18/quando-e-como-visitar-versailles/
– Fontainebleau: https://www.conexaoparis.com.br/2015/05/26/o-maravilhoso-castelo-de-fontainebleau/
– Chantilly: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/26/castelo-chantilly/
Se você quiser ir ao Vale do Loire leia esse artigo onde citamos várias opções de como ir e quais castelos visitar: https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/.
Abraços.
Ursulla Monteiro
Olá Rodrigo,
Eu e meu namorado vamos para a Europa em novembro, mas estou bastante preocupada com o tempo neste período e se os castelos estarão fechados. Você acha que é uma boa época para conhecer o Vale do Loire? Como estamos com o roteiro completamente em aberto tanto de países quanto regiões, gostaria de saber o q acha dessa região em novembro??
Rodrigo Lavalle
Ursulla, os castelos funcionam em novembro. Essa não é a época mais bonita do ano mas se você só tem esse mês para viajar acho que vale a pena conhecer os castelos. Dois dias no Vale do Loire são suficientes. Como dissemos no artigo acima, você consegue visitar de 2 a 3 castelos por dia.
Abraços.