Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
479 Comentários
cintia
Bom dia Lina e Rodrigo! Gostaria de saber se existe trem direto de Paris a Amboise. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Cintia, existe sim em determinados horários, nem todos são direto. Pesquise horários e preços e compre as passagens nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
celeste
como fazer para passar em Giverne. Iremos de Paris para o Vale de Loire, Ficaremos em Tours por 5 dias , dá para dar um esticada a GIVERNE? lembrando que usaremos transporte ferroviário ou onibus se precisar, é possível ? Queriamos muito visitar o Jairdim e a casa de Monet. Abraços e obrigada desde já.
Rodrigo Lavalle
Celeste, só existem opções de trem de Tours para Giverny passando por Paris.
Abraços.
Eduardo Câmara
Estou indo a Paris agora em abril. Aluguei um carro para retirar e devolver em orly. Vou viajar pelo vale do loire até tours onde estou com htl reservado. Gostaria de saber como proceder quanto aos pedagios das estradas. Qual seria o melhor roteiro a seguir.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, não sei te informar, pesquise no site Mappy: http://goo.gl/Yzjj1Q. Leia nosso artigo sobre pedágios: https://www.conexaoparis.com.br/2010/07/28/pedagios-nas-estradas-da-franca/ e https://www.conexaoparis.com.br/2009/09/05/site-para-calcular-as-distancias-os-pedagios-e-os-gastos-com-gasolina-na-franca/.
Abraços.
Lucia
Olá!
De Paris, iremos para Tours, onde ficaremos por 4 dias. Gostaria de aproveitar bem o tempo para conhecer alguns castelos. Depois iremos a Mont Saint Michel, pernoitaremos e voltaremos para Paris. Estou cheia de dúvidas….
Sair de Paris de carro é complicado?
É possível ir de carro ou ficará muito cansativo?
Melhor ir de trem até Tours e lá alugar um carro para conhecer os castelos?
Que castelos devemos priorizar para conhecer?
De Tours a Mont Saint Michel é melhor ir de carro ou outro transporte?
Gostaria muito de uma sugestão de roteiro para aproveitar bem a viagem.
Obrigada, seu blog é o máximo!!!
Rodrigo Lavalle
Lúcia, sair de Paris de carro ou ir de trem até Tours e lá alugar um carro vai depender da disposição do motorista. Há pessoas que adoram dirigir (e as estradas francesas são ótimas). Leia esse artigo com dicas: https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/.
Não existe trem direto que ligue a região do Vale do Loire ao Mont Saint Michel.
Abraços.
Daniel
Rodrigo, boa tarde!
Como ir do Marais (proximo a estação St Paul) à Blois e de Amboise ao Marais? É pela estação de Montparnasse ou pela Gare Du Nord? Pode me indicar um site confiável para compra dos bilhetes? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Daniel, para ir de Paris à Blois você pega o trem na Gare Montparnasse ou na Gare d’Austerlitz. Isso depende do horário do trem.
O trem que sai de Amboise chega em Paris em uma dessas suas estações citadas acima.
Compre os bilhetes nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/
Marcelo Caldeira
Eu e a namorada fomos para a França em novembro e alugamos um carro em Lille e fomos até Tours. Viagem um pouco longa mas muito legal.
Em Tours nos hospedamos no Clarion (http://www.clarionhotel.com/hotel-tours-france-FR382), excelente estadia.
Ficamos 3 dias e conhecemos os castelos de Chambord, Clos Lucé e Chenonceau (O mais bonito, imperdível).
Experimentamos alguns espumantes e vinhos da região, simplesmente fantásticos.
É uma região que recomendo para qualquer um ir, mesmo tendo pouco tempo.
Abs.
Rodrigo Lavalle
Marcelo, obrigado pelas dicas.
Abraços.
selma marcelino
ola rodrigo, estamos pensando em ir p frança no final de abril , entrando maio, p lua de mel, quero conhecer o vale, mas sempre sonhei em fazer aqueles voos de balão, vc sabe se a época teria condições?? ja vai estar primavera??sera q e muito caro??
Rodrigo Lavalle
Selma, o passeio de balão descrito nesse artigo https://www.conexaoparis.com.br/2010/01/07/vale-do-loire-de-balao/ acontece do meio de março até final de outubro. Em maio o clima é bom, na teoria haveria condições do passeio acontecer.
Abraços.
Dillemba
Bom dia, Rodrigo. Em setembro pretendemos conhecer o Vale do Loire, com um pernoite, mas tem que ser em transporte público. Pensei em ir de Paris a Blois e conhecer o castelo de Chambord, que parece que é o maior. Pernoitaríamos em Tours , na manhã seguinte Amboise, à tarde Chenonceau e volta à Paris. Está bom assim eu devo fazer o contrário, começar com Amboise e Chenonceau e deixar Chambord para o segundo dia? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, a ordem não importa muito.
Abraços.
Edu
Olá Rodrigo vou para França em julho e tenho a seguinte dúvida: os castelos do Vale do Loire abrem todos os dias da semana? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Edu, os dois principais castelos da região, Chenonceau e Chambord, ficam abertos todos os dias do ano (com exceção do 1° de janeiro e 25 de dezembro). Para os demais eu sugiro que você pesquise nos respectivos sites.
Abraços.
LEANDRO
Saímos de Paris para um passeio de dois dias pelo vale do Loire (eu, esposa e criança). Minha viagem deu muito certo pois não enfrentamos o estresse de alugar e sair de carro de Paris. Fomos de Paris a Orleans (1h) e lá pegamos um carro na hertz, local até perto da estação ferroviária. De lá seguimos a autoestrada em direção a Amboise, onde ficamos num chateau lindo (Chateau du Pray). No caminho da ida já paramos em Chambord e na volta em Chenonceaux. Ambosie em si já nos apresenta o castelo de Ambosie e Clos de Lucé. A autoestrada é bem sinalizada e um mapa já basta para chegar aos castelos, sem contar que lá durante o percurso não encontrei as famosas barberagens de caminhoneiros e motoristas brasileiros que ultrapassam sem dar seta ou se mantém a esquerda o tempo todo, não… lá em dois dias não vi nada disso. Na volta passamos por Blois e conhecemos a catedral de S. Nicolas e ainda tomamos um chá e comemos docinhos numa simpática casa de chás… Realmente um passeio imperdível.
Rodrigo Lavalle
Leandro, obrigado pelo seu depoimento.
Abraços.