Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
479 Comentários
Fabiana
Em um dia consigo conhecer esses três Castelos:
Villandy; Chantilly e Chambord.
Marina
Olá! Primeiro, parabéns pelo Blog! Ele é quase que essencial para pessoas que vão visitar Paris pela Primeira vez e estão montando um roteiro!!
Gostaria muuuuito de uma dica: é possível fazer o Palácio de Versalhes pela manhã e algum castelo do Vale de Loire pela tarde? Somente encontrei passeios que atrelam Versalhes à Giverny, mas ainda não encontrei Versalhes com Vale de Loire! Se sim, como faço??
Agradeço desde já pela atenção dispensada!
Marina
Rodrigo Lavalle
Marina, possível é, mas extremamente cansativo. Talvez por isso não hajam os dois passeios juntos. Para o Vale do Loire é preciso alugar carro e ir de castelo em castelo, não é um passeio simples.
Abraços.
Eduardo AviZ
Veja todos os passeios no Vale do Loire em http://www.travelling.com.br/pariscityvision.html
Jefersson
Ola, gostaria de ajuda pois pretendo conhecer o máximo de castelos do vale, qtos dias serão precisos para visitá-los?
Rodrigo Lavalle
Jefferson, são inúmeros castelos na região. Como foi dito nesse artigo, é possível conhecer de 2 a 3 castelos por dia, isso vai depender do tempo de visita e da sua paciência. Os principais e mais bonitos da região são Chambord, Chenonceaux, Amboise, Clos Lucé. Alguns outros sobre os quais já escrevemos: Villandry (https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/castelos-do-loire/villandry/) e d’Artigny (https://www.conexaoparis.com.br/2014/04/01/chateau-dartigny-um-hotel-vale-loire/).
Abraços.
FERNANDO
Cara Natália,
Não vejo comentários sobre o Castelo de Azay-le-Rideau. Está aberto à visitação? Abre todos os dias?
FERNANDO
Caro Rodrigo,
Pretendo ir agora no dia 15 de agosto para a França e gostaria de visitar os castelos de Chambord, Amboise, Chenonceau, Villandry e Azay-le-Rideau em um só dia, saindo de Paris de madrugada de carro. É possível? É melhor durante a semana? Compramos os ingressos na hora?
Rodrigo Lavalle
Fernando, estou achando 5 castelos muito para um dia só. Tanto do ponto de vista de tempo quando de paciência. Alguns ingressos têm que ser comprados com antecedência e outros só são vendidos no local. Pesquise nos sites oficiais de cada castelo. Durante a semana é melhor.
Abraços.
João B.
Obrigado, Rodrigo.
Uma outra dúvida, por favor:
Na sua opinião, para evitar muitas filas e grande número de turistas, é melhor ir ao Vale do Loire em dias úteis ou no final de semana? Muito obrigado!
Rodrigo Lavalle
João, dias de semana são sempre menos cheios. Verifique no site de cada castelo os horários de funcionamento.
Abraços.
João
Boa noite.
Estarei em Paris em outubro e penso em ir ao Vale do Loir, mas estou em dúvida entre alugar um carro ou ir de trem até Tours, para só depois apanhar o veículo.
Então gostaria de saber, por gentileza, se a saída de Paris de carro, em direção ao Vale, é fácil, sem complicações, ou se pode dificultar demais o passeio já de início.
Grato e atenciosamente.
Rodrigo Lavalle
João, a saída de Paris pode ser difícil pelo trânsito pesado que existe ao redor da cidade.
Abraços.
Fabiola
Lina e Rodrigo,
Vou para o Loire agora na Pascoa. Gostaria de saber se no domingo de Pascoa as coisas funcionam por la. As lojas abrem? E possivel visitar os castelos? Aceito sugestoes. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Fabiola, as lojas devem estar fechadas porque é domingo. Os castelos de Chenonceau e de Chambord, os mais conhecidos, estarão abertos.
Abraços.
Marcia Lube
Patricia
Em termos de vinhos , a região do Vale do Loire é riquíssima.
Conheça algumas vinícolas. Telefone antes para confirmar o horário de atendimento.
Indico o Château de Fosse-Sèche, Bernard Daubry, Jasnières ou o Domaine de Beaurepaire (Menetou-Salon).
Mas se você quiser apenas degustar e comprar algumas garrafas, visite o cavist “Le Voltaire” em Chinon , onde encontrará boas opções em vinhos da região.
O Mont Saint Michel é programa para um dia inteiro. E se você tiver mais tempo, dê uma chegada a Cancale, um encanto de lugar a beira mar. Saboreie seus frutos do mar. Ou então almoce no “Côte Mer” curtindo a vista do Mont ao fundo da baía.