Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
479 Comentários
Patricia
Olá pessoal do Conexão! Amo o blog, já estive em Paris e as dicas de vocês são as melhores!! Volto à França agora em maio com meu marido e desta vez vamos conhecer o Vale do Loire e o Mont Saint Michel. Alugaremos o carro em Paris e queremos conhecer o que pudermos em 4 dias. Gostaria de saber, neste percurso, quais vinícolas e “fromageries” vocês indicam para conhecermos. Nós passaremos por elas no caminho ou precisamos nos programar e fazer reservas? Outra pergunta, na volta do Mont Saint Michel, o que é imperdível? Teremos o dia todo para voltar a Paris, pois vamos dormir no MSM. Abraços a todos!!
Rodrigo Lavalle
Patrícia, visite essas duas vinícolas: http://www.domainedesouches.com/ e http://www.huet-echansonne.com/MaisonHuet/MaisonHuet_domaines.php?LangueSite=FR.
Fromageries, não conhecemos. Talvez nas vinícolas eles indicam.
Do Mont Saint-Michel até Paris você pode parar em Giverny para ver a casa e os jardins de Monet, em Lisieux (se for católica….).
Abraços.
Marcia Lube
Felipe Severino
Realmente traga a sua CNH e tente.
Já alugamos carros na França algumas vezes e, nem sempre exigiram a Carteira Internacional .
E em outras ocasiões, foi a condiçao “sine qua non”!
Fabiana Valente
Tem também o Castelo Cheverny, o castelo do Tintin. Além de muito bonito, tem os famosos cães de caça, que são uns amores. Vale a pena.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Cheverny
Felipe Severino
Boa noite Lina, boa noite Rodrigo!
Queria fazer uma pergunta. Eu viajo à Paris amanhã, e só pretendia ficar em Paris e ir em Versailles, mas vi um programa sobre o Vale do Loire na tv hj e me encantei. Pesquisei o dia inteiro sobre isso, e decidi que vou a Tours visitar Chenoncheau, mas fiquei em dúvida se é permitido alugar um carro e dirigir com a CNH brasileira, pois não tenho a internacional.
É permitido?
Abraços
Rodrigo Lavalle
Felipe, é preciso ter a carteira internacional que você pede pelo site do DETRAN. Mas traga a sua carteira brasileira e tente…
Abraços.
Mariana G.
Obrigada Sophia, gostei muitos das dicas que vc deu e já estou me animando mais com a ideia de alugar carro… só a liberdade de não precisar se preocupar com horários de trens e ônibus já deve compensar 🙂
Sophia
Mariana G., pode relaxar. Circular de carro pela França é muito tranquilo mesmo! As estradas estão em ótimas condições e são bem sinalizadas. Mesmo sem GPS e mapa já consegui me virar muito bem. Basicamente, minhas três sugestões para auxiliar na navegação (em ordem decrescente de preferência pessoal): 1) Instale um app de GPS no seu smartphone (p. ex., procure por Tomtom Europe na App Store, se vc tem iPhone). Uma vez instalado, ele não usa mais o sinal 3G, só o do satélite, então você não vai pagar pela conexão; 2) Compre um chip de alguma operadora local na França (eu costumo usar a Orange e “abasteço” com 1 giga) para acesso à internet e use o Google Maps. Não se esqueça de desbloquear seu celular antes de ir, caso ainda não o tenha feito; 3) O bom e velho mapa em papel da Michelin. Eles são vendidos pela França e tem com vários detalhes das estradas por região; 4) Peça um carro com GPS para a locadora. Esta é minha última opção porque nem sempre eles têm disponível na hora que você vai pegar o carro.
Boa viagem!!
Mariana G.
Grata pela resposta, Rodrigo!
Acho que vai ficar mto complicado mesmo, mas ainda sim prefiro ir de Paris até Caen de trem e só alugar o carro lá, aí devolver em Tours, depois de visitar o Mt. St. Michel e os castelos do Loire e antes de retornar a Paris de trem. Na verdade estou bem insegura quanto a dirigir nas rodovias de lá, nunca dirigi no exterior :/ Vcs tem algum post com dicas pra quem vai alugar carro na França?
Obrigada 🙂
Lena
Lina e Rodrigo. Gostaria de compartilhar uma decisão que tomamos (mas ainda não está fechada) e ver se vocês acham que funciona. Vamos pela primeira vez à França e ficaremos muitos dias. Vamos fazer todas essas visitas fora de Paris que quem vai pela primeira vez não pode deixar de fazer…. Vale do Loire, Versailles, Giverny, Reims e Epernay, etc… Pesquisamos e os preços para apenas um casal (já que iremos sozinhos) nesses “bate-volta” que pegam e deixam no hotel e está saindo muito caro, além de alguns oferecerem um horário apertado que achamos não dê para apreciar todas essas maravilhas (é um sonho se realizando) com tranqüilidade. Bem, ir de RER assim que vc chega, tendo que prestar atenção a detalhes, locais, etc ficamos receosos pq nenhum de nós fala francês. Como meu marido adora dirigir e já dirigiu em vários outros países, optamos por alugar um carro (só com esse propósito, não para andar por Paris) por alguns dias seguidos e fazer todos esses passeios, com liberdade de horários e ao nosso gosto, parando onde der vontade. O custo de carro, ingressos, combustível, garagem no hotel ou na rua… sai mais barato do que nessas empresas. Vcs acham que funcionará bem? Ah… mais uma coisinha, como é que funciona estacionar na rua? Como pagamos? (na rua do hotel tem muita vaga, todas escrito PAYANT). É verdade que os postos de combustível são subterrâneos? Desculpe tanta pergunta e agradeço desde já!!! Grande abraço!!! E como sempre, parabéns!!!
Rodrigo Lavalle
Lena, é super fácil ir de trem (seja o trem urbano RER, seja o trem comum) para Versailles, Reims e Epernay. Para o Vale do Loire e para Giverny é melhor mesmo ir de carro. O problema do carro dentro de Paris é realmente onde parar, as vagas escritos PAYANT são pagas, existe uma máquina próxima onde a pessoa compra um ticket (não sei quanto custa). Existem alguns postos na superfície mas a maioria está escondida nos subsolos (nos estacionamentos subterrâneos) ou na periferia da cidade. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2009/04/01/postos-de-gasolina-abertos-24-h/.
Abraços.
Mariana G.
Oi Lina, será que pode me ajudar?
Estou pensando em sair de Paris ir até Caen (de trem) lá visitar Omaha Beach, o memorial de Caen e o cemitério, depois no mesmo dia, ir até o Mt. St. Michel e ficar uma noite por lá, no dia seguinte ir para o Vale do Loire (via Rennes de trem) e só então alugar um carro pra conhecer os castelos. Vc acha possível fazer tudo isso de transporte público? Como ir de Caen até o Mt. St. Michel? Em Caen é possível visitar um pouco das praias e monumentos do “Dia D” sem carro?
Obrigada, mais uma vez! Não sei o que seria do planejamento da minha viagem sem esse blog maravilhoso 😉
Rodrigo Lavalle
Mariana, não é aconselhável fazer este roteiro sem carro. De Rennes para o Mont Saint Michel tem ônibus compatível com uma visita durante o dia. De Caen é mais difícil. E para visitar o circuito do desembarque melhor ter um carro. O ideal para conhecer toda esta região é alugar um carro.
Abraços.
Christiane
Obrigada Rodrigo! Montei toda minha viagem , primeira vez em Paris, baseada no blog de vocês! Desde roteiros até restaurantes! Não vejo a hora de final de abril chegar! 😉
Rodrigo Lavalle
Christiane, que bom! Boa viagem!
Abraços.