Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
479 Comentários
Ines
Fiquei hospedada no Château d’Artigny, em Montbazon, uma região muito simpática do Vale do Loire. Esse castelo pertenceu ao Monsieur Coty — aquele, dos cosméticos — e hoje funciona como um belíssimo hotel. De carro, dava para ir aos castelos… um por dia, sem pressa, com tempo para apreciar. 4 dias magníficos no Vale do Loire
Lina
Ine
Obrigada pela dica.
Helena V.
Lina, tudo bem?
Adoro tudo o que você publica. Mesmo estando longe de Paris, suas informações me deixa cada vez mais perto dessa cidade maravilhosa!
Sem dúvida que alugar um carro é a melhor pedida, pelo para mim e meu marido foi. A maior vantagem é a liberdade de locomoção.
Eu e meu marido alugamos um carro em Paris e passamos 4 maravilhosos dias no Vale do Loire. Até num hotel parecido com um castelinho nós ficamos hospedados (em Amboise). Quando abríamos nossa janela pela manhã, víamos o Castelo de Amboise. Aproveitamos e demos uma esticadinha até o Monte Saint Michel.
Tudo inesquecível!
Abraços,
Helena
Luciene
Prezada Lina
Acabei de descobrir o seu blog, muito interessante!
Em dezembro deste ano estaremos, eu e meu esposo, passando nove dias em Paris. Gostaríamos de ir ao Vale do Loire, como fazer para contatar empresa, preferencialmente, que se comunique em português e também taxista em Paris com a mesma característica? Enfim, precisamos ter uma estada agradável e proveitosa na cidade Luz.
Muito grata!
Lina
Lucienne
Indico algumas empresas com chofer brasileiro.
Olhe este abaixo. Pessoa ótima.
https://www.conexaoparis.com.br/2009/06/12/precisa-de-um-guia-em-paris-traslado-do-aeroporto-para-paris-quer-visitar-giverny/
Vinicius Helpa
Ola Lina.
Só uma ultima pergunta. Você recomenda eu comprar as passagens pela internet ou deixar para comprar na hora da chegada. Merci
Vinicius
Lina
Vinicius
Já perdi o fio da meada. Passagens para o quê? Para os castelos? Se for compre na hora.
Vinicius Helpa
Lina
É dificil encontrar a estação do TGV no CDG.
Posso comprar as passagens pelo site da SNCF?
Obrigado
Lina
Vinicius
A estação está indicada. Fique tranquilo. O site da SNCF é seguro, trata-se da estatal francesa.
Vinicius Helpa
Ola Lina. Gostaria de uma informação. Como faço para ir ao Vale do Loire a partir do Aeroporto Charles de Gaulle. Um TGV do aeroporto até Tours ou outra sugestão….obrigado.
Lina
Vinicius
Pegue o trem na estação TGV do CDG para Saint Pierre de Corps, estação ao lado de Tours. Lá pegue trem que te deixa em poucos minutos na estação de Tours. Duração da viagem toda 1.57h.
marcia
Lina, obrigada pela reposta. O pitaco com as dicas da Sophia me ajudaram bastante! Valeu Sophia!!! A dica de serem muitos castelos foi preciosa! Eu estava com esta sensação… A ultima coisa que quero é correr!!!
Então, aqui vai mais uma pergunta: vi as dicas de hotel em Paris que você deu e gostei, mas já faz tempo que temos vontade de ficar no Hotel Les Grandes Ecoles. Fica no Quartie latin, perto do Panthéon – 75, rue Cardinal de moine. Vocês conhecem? e a localização é boa?
Lina
Marcia
Acho que já te respondi, não? Sobre o hotel.
Sophia
Oi, Marcia! Sei que a pergunta foi para a Lina, mas vou dar meu pitaco. Le Manoir les Minimes é uma escolha clássica, conheço pessoas que ficaram lá e gostaram muitíssimo. Já fiquei no Château des Arpentis (http://www.chateaudesarpentis.com/) e foi uma delícia, caso você queira uma alternativa. É muito perto de Amboise. Particularmente, acho muita coisa para fazer em dois dias. Sou uma turista em passo mais lento, então quando fui fiz apenas um castelo por dia. É cansativo ver dois castelos por dia, porque tem um monte de coisa para ver e apreciar. Seu roteiro é viável, mas um pouco corrido. Se não puder ficar mais dias, exclua um castelo (entre os que você apontou, sugiro tirar Cheverny). Você pode fazer Blois + Chambord num dia e Amboise + Chenonceaux no outro dia. Se você fizer questão de ver Cheverny, faça no mesmo dia de Blois e Chambord, já que é mais perto destes. De Paris a Amboise você vai levar entre 2h30 a 3h, dependendo do trânsito. Considere ir de trem até Tours e pegar o carro ao chegar lá na estação. Há locadoras ali e você pode retirar o carro e ir rapidinho até Amboise. Se você for voltar de carro para Paris, fica meu aprendizado: abasteça na estrada um pouco antes de chegar à cidade, já que é uma tarefa ingratíssima procurar postos na área urbana e as taxas de combustível das locadoras são abusivas. Abraços.
Lina
Sophia
Seu pitaco é excelente. Não conheço este castelo/hotel. Olhei no Booking e ele é muito bem cotado.
marcia
Olá Lina,
Seu blog é muito bom!!
Estou indo para paris em novembro com o meu marido. Pretendemos ficar 2 dias no Vale do loire. Pensamos em nos hospedar no Le manoir les minimes, em Amboise. Você conhece este hotel ou sugere outro? Queremos hotel em castelo. Pensamos em conhecer: Blois, Amboise, Chambord, Chenoceaux e Cheverny. Você acha que conseguimos fazer isso com calma? Que roteiro sugere para vermos estes castelos? Só mais uma coisa… Pensamos em ir de carro desde Paris. Quantas horas levaremos?
Obrigada
Lina
Marcia
Sophia te aconselhou muito bem.
Completando, acho Amboise mais bem situado para conhecer os outros castelos. Se quiser, faça Paris Amboise de trem. Depois alugue carro.
Laura
Olá Lina! Estou com alguns amigos em Paris e pretendemos reservar uns 3 dias para conhecer o Vale do Loire e o Mont Saint Michel. Qual a opção de transporte mais barata? Carro ou trem? Você saberia indicar algum hotel ou albergue bom e barato em Tours ou Amboise?
Devemos ir para lá nesta quinta, espero que você veja essa mensagem a tempo.
Muito obrigada. 🙂
Lina
Laura
Trem é mais barato. Para a Vale do Loire pegue trem até Amboise e de lá conheça os castelos. Em um dia pode conhecer dois. O problema é que vai precisar de carro para ir até os castelos. Não precisa dormir, faça um bate e volta.
Para o Mont, vá de trem até Rennes, lá pegue ônibus até Mont Saint Michel. Você precisa dormir um dia por lá.
Não conheço albergues, mas olhe o site das chambres d’hôtes.