Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.

Castelo de Chambord, no Vale do Loire. Foto: La reserve du Val de Loire, no Flickr.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
479 Comentários
Beth
Eliane
Mt. Saint Michel em dezembro é muito frio e úmido, sem falar no vento…
Eliane
Irei com meu namorado em dezembro para Paris e ficarei 6 dias. Estive aí o ano passado e apaixonei.Gostaria de conhecer uma cidade perto de Paris, em um bate e volta, indo de TGV, pensei em Mt. Saint Mchel, Vale do Loire ou qualquer outra. O que me sugere?
conexaoparis
Eliane
Como disse a Beth é inverno. Mas se o inverno não for rigoroso, pode ir no Mont Saint Michel. Por influências marítimas, o inverno nesta região costuma ser menos rigoroso que em outras regiões francesas.
Marina
Olá Lina,
Vou viajar de lua-de-mel para o Vale do Loire. Vamos alugar um carro, o que você sugere: pegamos o TGV até Tours ou até Amboise? A facilidade para alugar carros nas duas cidades é a mesma? Você sabe o nome de empresas de aluguel de carros nesssas duas cidades?
Como é lua-de-mel, queríamos algo inesquecível com os melhores hoteis, passanddo por várias cidades (por isso, vários hoteis também). O que você sugere para a viagem ser inesquecível? Você acha que é possível irmos de carro até Borgonha tb ou é muito longe? Demais o seu blog!!! Obrigada!
conexaoparis
Marina
Para visitar os castelos a localização de Amboise é melhor. Entre no site das empresas mais conhecidas como Avis e Hertz e veja se eles estão lá. Creio que sim.
cleide souza
Ola, estarei fazendo uma viagem de 15 dias pela Europa e gostaria de relaxar 3 dias em uma das praias do sul. Saindo de Paris qual nos indicaria: Claro que beleza e história no mesmo lugar sempre são positivos. Obrigada.
conexaoparis
Cleide
A França não tem praias maravilhosas como as nossas.
Isto dito, vá á Nice ou Saint Tropez.
Natália
Olá..
Quero saber qual a melhor época para ir?
conexaoparis
Natália
Em qualquer época. Os castelos são bonitos o ano todo.
Beth
Neusa
Tem um catelo/hotel bem interessante na região chamado Chateau d’Artigny. Acho que Lina já colocou um post sobre o assunto.
http://www.grandesetapes.fr/fr/Chateau-hotel-artigny/
Neusa
Lina,
Já consegui o aéreo,mas não sei como nos resolvermos com o pacote
já conheçemos Paris bem detalhada.
Um abraço
Neusa
Neusa
Oi,Lina!
Abri uma revista e vi comentários sobre AVIGNON e gostaria de ficar num castelo em Loire e visitar ao redor,além disso gostaria de conhecer Lisieux,terra de Santa Teresinha.
Vc me ajuda?
Vou com minha mãe e gostaria que fosse bem agradável ela está precisando viajar e ver muitas coisas maravilhosas,que seja maravilhoso!!!!
um abraço,
Neusa
conexaoparis
Neusa
Não estou entendendo. Visitar o Vale do Loire é um passeio. Visitar Avignon é outro passeio.
Para visitar o Loire vá de tgv trem até Tours centre. Alugue um carro e visite os principais castelos: Chenonceau, Chambord e Amboise, por exemplo. Durma uma noite na região. Fica mais confortável. Leia todos os artigos sobre hospedagem nesta região arquivados na categoria Castelos do Loire.
Para visitar Avignon pegue o tgv Paris Avignon e passe um fin de semana na cidade.
Sidnei Bissacot
Lina,
seu blog é supimpa! Parabéns!
Chego a Paris em 19/07 e dia 26/07, programei fazer Paris/Blois e 28 Blois/Tours.
Minhas dúvidas:
1) Os tickets de trem só são vendidos pela SNCF? Onde mais posso comprar?
2) Devo comprar com antecedência pela internet ou posso comprar na estação em Paris? Nesse caso, corro o risco de não encontrar vaga?
Obrigado. Abraço
conexaoparis
Sidnei
Tem vários trens por dia para Tours. Pode comprar na hora. Mas se conseguir comprar por internet tudo fica mais seguro.
Leticia
Lina,
Acabei de conhecer o blog e tbém adorei!!
Estou indo para Paris e Vale do Loire com meu marido na semana que vem. Ficaremos hospedados em Noizay (parece que fica 8 km depois de Amboise) e gostaríamos de fazer o passeio de balão. Qual vc sugere?
conexaoparis
Letícia
Nunca entrei e nunca entrarei em um balão. Sou touro. Detesto tirar os pés do chão.
Mas tem artigos no blog de pessoas que fizeram este passeio e as empresas escolhidas.