O Tuileries é o mais central, o mais histórico, o mais antigo, o mais elitista e um dos mais bonitos jardins de Paris. A sua localização é excepcional: ele está entre a praça Concorde e o Louvre e perto do Museu d’Orsay, da praça Vendôme e da Ópera Garnier. É neste jardim que bate o coração da cidade.
O Tuileries é um jardim real de um palácio que não existe mais. Antes de ser somente um jardim, Tuileries foi um castelo construído em 1564 por Catherine de Médicis. Ele ocupou um terreno onde existia uma antiga fábrica de tuiles (telhas), daí seu nome. O Palácio de Tuileries foi parcialmente queimado durante a guerra civil em 1871 e demolido em 1883.
O Jardin des Tuileries é tão importante do ponto de vista turístico e tão denso em informações e lazeres que nós sugerimos, pelo menos, um meio dia para você o conhecer.
O que deve ser visto no Tuileries
1 – Se você entrar no jardim a partir do Louvre, não perca a histórica e famosa perspectiva que temos do Arco do Carrousel até a Grande Arche de la Defense, passando pela praça Concorde, pela Champs Elysées e pelo Arco do Triunfo. Não canso de admirá-la. O Arco do Triunfo do Carrousel é lindo com seus mármores coloridos e suas decorações. Ele comemora as vitórias de Napoleão de 1805 e 1806.
2 – Logo após o Arco do Carrousel, você verá o Jardim do Carrousel que foi construído para ligar o Louvre ao Tuileries. Se prestar atenção verá 20 esculturas do famoso artista francês Maillol espalhadas entre seus arbustos.
3 – O Tuileries é um museu de esculturas ao ar livre. Espalhados entre árvores que datam, algumas, do Império, você encontrará esculturas de Rodin, de Carpeaux, de Max Ernst, Giacometti, Dubuffet, Henry Moore… que você contemplará assentado nas cadeiras verdes do jardim. Essas cadeiras são tão famosas que já foram adotadas mundo afora (clique aqui e leia nosso artigo).
4 – Observe que várias esculturas antigas estão danificadas, sem mãos e sem os pés. Elas não foram restauradas e lembrarão para sempre os excessos dos movimentos políticos da história francesa. Cada vez que as vejo não posso deixar de pensar como a história se repete. Hoje mesmo, em outros países, movimentos políticos destroem obras de arte remarcáveis.
5 – O Tuileries possui dois maravilhosos museus: o Orangerie e o Jeu de Paume. O Orangerie é de 1892 e foi construido para receber as Ninféas de Monet. Ele acolhe também a coleção de Jean Walter e Paul Guillaume, com belos quadros de Soutine, Utrillo, Derain.
O Jeu de Paume, construído para a prática de um jogo considerado o antepassado do tênis, é hoje um museu que acolhe exposições temporárias de fotografia.
6 – Preste atenção na maneira como as árvores são meticulosamente podadas. O efeito gráfico que elas produzem, no inverno, é maravilhoso. Esta poda a 2.20 metros de altura tem por objetivo acentuar a perspectiva até o Arco do La Défense. Duas vezes por ano, na primavera e no outono, os jardineiros plantam e substituem mais de 70.000 plantas e flores.
7 – Tuileries possui uma livraria interessante não somente para aqueles que gostam de plantas e jardins como também para comprar lembrancinhas de Paris. Cada vez que entro na livraria encontro objetos e livros que me agradam.
8 – O Tuileries não possui, como o Luxembourg, uma imensa área de lazer incluindo campos de tênis, de basquete e áreas de jogos para as crianças. Este jardim histórico oferece somente um pequeno espaço de brinquedos e um carrossel.
Restaurantes
Espalhado pelo jardim você encontrará 4 pequenos cafés com toldos vermelhos. Eles são simples e nos instalamos para pedir um sanduíche, uma crepe, uma coupe de champanhe e a vida é perfeita.
Existe uma outra opção que poderia ser sensacional, mas vale a pena somente pela localização. Em uma das alas do Louvre se encontra o Musée des Arts Décoratifs e seu restaurante Le Saut du Loup. Se a cozinha fosse correta ele seria perfeito. Então, a dica é válida se você se instalar de frente para a torre é pedir somente seu champanhe.
Eventos no Tuileries
A – Quando chega o verão, entre final de junho e meados de agosto, um parque de diversões chamado Fête Foraine se instala no Tuileries: roda gigante, algodão doce, carrinhos, pipocas, monstros se misturam com as esculturas prestigiosas. Este parque deve ser um grande incômodo para os moradores dos belos prédios vizinhos. Imagino que eles corram pela manhã no Tuileries, tomem um aperitivo nos cafés do jardim e passeiem com os cachorros nas áreas permitidas. De repente o espaço é invadido pelo trem fantasma, palhaços e tiro ao alvo. Mas você não tem nada a ver com isso, aproveite para comer pipoca e ver Paris do alto da roda gigante. A vista é maravilhosa.
B – Todos os anos, durante a Fiac, Feira de Arte Contemporânea, o Tuileries se torna um anexo do Grand Palais, a sede da Feira. Passeando pelo jardim, você verá uma exposição temporária de obras de renomados artistas internacionais. Ela acontece sempre em outubro.
C – Jardins, Jardin é um evento que envolve paisagismo, design de móveis de jardins e plantas. Ele hoje é uma referência para as tendências do jardim urbano. Todos os anos ele se instala no Jardin des Tuileries. Este evento acontece sempre no final de maio e início de junho.
D – Defiles de Moda. Todos os anos o Tuileries participa dos grandes eventos em torno da moda. Dois pavilhões são montados no jardim e, enquanto corremos, admiramos o desfile do street style.
Como viram, o Tuileries é realmente o coração da cidade com seus eventos dos mais elitistas aos mais populares, com seus turistas e seus habitués. Para rentabilizar seu tempo, a visita do Tuileries deve estar incluída no mesmo dia da visita do Louvre ou do Orsay.
Piquenique no Tuileries
Fazer piquenique no Tuileries é complicado. Se o Luxembourg tem um pequeno espaço para os piqueniqueiros, o Tuileries não tem nenhum. Esqueça a tradicional toalha quadriculada, instale-se nos bancos e nas cadeiras e deixe a vida passar.
Para terminar, um detalhe interessante: a água para molhar o jardim vem do Canal de l’Ourcq, distante 80 km de Paris, graças à uma bomba de forte pressão controlada por sistema informatizado. Como o jardim é público e as folhas são varridas, o solo seca rapidamente e necessita um cuidado especial.
O Tuileries é tão fundamental que ele se encontra no nosso artigo Como conhecer ou rever Paris em duas horas. O escrevemos para aqueles que fazem escala longa nos aeroportos da cidade.
Leia aqui um artigo sobre todos os parques e jardins de Paris.
Procurando um lugar para fazer piquenique em Paris? Leia este artigo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
anete claudia
Gostaria de saber se o lugar é seguro para se visitar durante o dia, sozinha.Sou uma senhora de meia idade .
Rodrigo Lavalle
Anete, é super seguro. Só não dê atenção para as mocinhas que ficam recolhendo assinaturas no local, elas são golpistas.
Abraços
Joseph
É possível fazer piqueniques no Buttes Chaumont e no Belleville?
Rodrigo Lavalle
Joseph, sim.
Abraços.
Jacqueline
Vou “morar” por um mês bem pertinho, entre o Louvre e Notre Dame. Passearei novamente nos jardins. E ainda me perguntam: por que sempre Paris?
Marcia
Alô! Estou aqui em Paris e gostaria de conhecer esta livraria! Poderiam me dar alguma referência de onde encontrá-la no jardim? Obrigada 🙂
Rodrigo Lavalle
Márcia, ela fica na entrada principal do jardim na Place de la Concorde.
Abraços.
Eduardo
Como é bom se sentar nas cadeirinhas do Tuileries… é a felicidade.
Cristiane Pereira
Amei o artigo. Nunca esmiucei o Tuileries de ponta a ponta, numa única vez. Agora já tenho o roteiro!
Francinaide de Lima
Lina, fico muito feliz a cada artigo. O Conexão Paris foi um achado de quando morei na europa e visitei a cidade pela primeira vez. Um sonho realizado! Paris é belíssima e suas dicas são preciosas. Quando eu retornar à Paris usarei todas. Parabéns!
Beatriz Bello
Como conheci primeiro o jardim de Luxemburgo, não me senti atraída a andar pelo de Tuileries. Mas não deixa de ter seu encanto. A livraria é linda, tem um excelente toillete e é bom lugar oaraesctever sobre sua viagem. Compre um dos anotadores mais fofos e comece a contar tudo
Maria Emilia
Como eu gosto de vocês! E parece que essa conexão me inclui, porque acaba de uma forma ou de outra, me ajudando no que preciso. Estaremos regressando a Paris, tipo assim para dar um beijo, enquanto vamos para outros destinos. E aí, encontro no final do post uns links super adequados. Obrigada, seus lindos!
Regina Celia Gitahy de Oliveira
Tenho pouca tolerância ao frio , portanto, só faço viagens no período de primavera e verão. Passei um mês em Paris e pude constatar a grande beleza, peculiaridade e encanto de seus jardins, tão floridos à época.
Tenho fotos lindas, embora amadoras, da Cidade Luz !