Por Carlos Junqueira
Tudo aconteceu, é claro, porque não olhamos com atenção as instruções na parte de fora do banheiro público, se não me engano apenas em francês.
Mas depois reparamos que muitos turistas se confundem, por isso acho útil contar nossa experiência.
Estávamos caminhando na região do Trocadéro, quando minha esposa precisou ir ao banheiro. Quando isto ocorria parávamos em um café, tomávamos uma taça de vinho e utilizávamos o banheiro do estabelecimento. Mas nos deparamos com um banheiro público, que são muitos em Paris.
Para quem não sabe, são banheiros individuais grandes e totalmente automáticos.
Quando chegamos o banheiro estava ocupado. A única coisa que reparamos era que o mesmo era unissex. Minha esposa entrou imediatamente após a saída de um senhor.
A porta se fechou e foi aí que resolvi prestar atenção nas instruções no lado de fora. Afinal eu seria o próximo e algo me dizia que alguma mancada iria ocorrer, afinal era muita sofisticação. Vi o passo a passo escrito e desenhado na parte de fora dos banheiros e percebi que ela tinha entrado na hora errada.
Neste instante ouvi uns gritos, a porta do banheiro se abriu e vi minha esposa, com os cabelos molhados, desesperada levantando suas calças!
Rimos muito da situação.
Foi então que ela me contou o que ocorreu no banheiro. Ela se preparou para utilizar o vaso sanitário quando ouviu uma gravação, em francês. Obviamente ela não entendeu nada. Em seguida, ela ouviu um barulho no vaso sanitário e pensou “que chique, vão trocar a tampa, primeiro mundo é outra coisa”. Só que de repente o vaso sanitário foi recolhido na parede e lavado. Ao mesmo tempo, saiu do teto um vapor de água para higienizar todo o ambiente e consequentemente a molhou também.
Sem entender muita coisa, ela só teve tempo de reparar que não estava totalmente composta quando a porta se abriu.
Por sorte não tinha ninguém na fila, mas tive a nítida impressão que alguns franceses, sentados em uma brasserie perto, se divertiram muito com a situação.
Moral da história, os banheiros públicos em Paris são excelentes, extremamente limpos, porém tome cuidado para não entrar na hora errada!
Complemento do Conexão Paris: como usar os toilettes públicos:
. as instruções de uso são em várias línguas, em braille e sonoras. A porta desliza para abrir. Não tenha medo de ficar bloqueado. No interior, existe uma saída alternativa manual.
. se o banheiro estiver ocupado, após a saída do usuário espere que a limpeza seja feita. Tudo será lavado e desinfetado após cada utilização.
. dentro do toilette existe um porta casaco, espelho, lixo, lavabo, wc, distribuidor de sabonete, seca-mãos, distribuidor de papel higiênico.
Clique aqui para ver o mapa dos toilettes de Paris.
Fotos: Mairie de Paris.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
57 Comentários
Claudia
Na mensagem na imagem acima, diz que as instruções de voz estão disponíveis pressionando o botão à direita ao entrar.
Só pra eu entender, a gente entra e aperta o botão dentro do banheiro aí começa uma mensagem de voz e já podemos ir usando ou esse botão é o que está na imagem do lado de fora aí apertamos antes de entrar, espera-se a mensagem para ser liberado.
Por fim, queria saber quanto tempo demora para ser liberado após uma pessoa ter saído do banheiro?
Rodrigo Lavalle
Claudia, o botão da foto acima é externo. Você vai apertá-lo para que a porta abra. Do lado de dentro há um botão para fechar a porta e outro para abrir a porta. Demora cerca de 30 segundos.
Beth
Sinceramente o que me dá medo é ficar presa no tal banheiro. Poxa vida, já viajei algumas vezes e nunca precisei usar banheiros públicos e espero que em Paris não seja a minha estréia kkkkkkk. Realmente esses comentários são bem engraçados e no minimo me deixam meio ansiosa aahahahahaah
Adorei!
Rose
Fui num banheiro no Marché Saint Pierre…precisava usar c/urgência…e tinha uma fila enorme…entrei, e a porta começa a abrir e a fechar, abrir e fechar, e eu lá dentro, muito aflita, sem saber o q/fazer…passei um grande apuro !
Priscila
Eu usei um desses banheiros, são extremamente limpos, mas eu lembro que havia instruções em inglês, ou eu que entendi a explicação mesmo, que explicava que o banheiro era higienizado apos cada utilização, lembro de ver alguma coisa que explicava, dai não dei mancada. Mas confesso que fiquei um pouco apreensiva da porta abrir enquanto eu utilizava o banheiro kkkk. Mas enfim eu amei Paris, quero e vou voltar novamente, segui todas as dicas possíveis do conexão, e foi maravilhosa a minha viagem!
Alessandra Cavalcante
Eu viajei em agosto passado e apesar de amar a França tenho algumas lembranças ruins , pois precisei levar minha filha de 5 anos ao banheiro e tive grandes problemas! Uma delas aconteceu em Versalhes. quando saí do palácio por volta das 17 hs fomos andando para pegar o tem e paramos naquelas lojinhas de suvenirs. Minha filha ficou com vontade de ir ao banheiro. Meu marido ficou comprando na loja e eu corri para o Macdonal’s , que foi o que o vendedor da loja me informou ser o banheiro mais próximo. entrei no macdonal’s e pedi a atendente para levar minha filha pequena ao banheiro que estava trancado. Eles disseram que só se eu comprasse algo. mas eu estava sem dinheiro e meu marido estava na loja de suivenirs. Resultado não deixaram minha filinha ir ao banheiro e eu implorei, mas não houve meio! saímos e ela acabou se urinando nas calças! pegamos o trem de volta, eu chorando e ela chorando. Fiquei magoada com a França e com o Macdonal’s e jamais irei comer nada lá! Outra situação foi na estação da Disney paris, voltando para paris, as 21;00hs o baheiro estava trancado e minha filha novamente com vontade, não havia um funcionário se quer no banheiro. havia na porta do banheiro, um local para passar os tickets do metrõ, mas eu passava e a porta não abria! Não aparecia ninguém para ajudar! Entramos no trem e novamente ela se urinou! dentro do trem! Triste isso! Essa é uma lembrança ruim que tenho da França! dias depois fui para Londres e lá conseguia levar minha filha em qualquer baheiro! até dentro da igreja de Wesminster deixaram ela usar! parabéns para os ingleses para os ingleses! nota zero para os franceses!
Andrea
Quando fui em 2012 optei em utilizar os pagos, mas com essa dica na próxima vou aproveitar sem medo.
Solanger
como adorei este post e achei muito elucidativo e gostaria de “curtir”, envio a sugestão de colocar como no facebook a opção de “curtir” e etc..
Rodrigo Lavalle
Solanger, obrigado pela sugestão.
Lucia Lebre
A minha experiência foi em Londres, passei mal depois de um almoço que não caiu bem e precisei usar um desses banheiros. O aviso dizia ue deveria ser inserida uma moeda só que coloquei uma, duas moedas e nada, então uma amiga veio me ajudar e … nada. Resultado… tive que recorrer ao restaurante mais próximo. Sufoco total.
Quanto aos banheiros públicos parisienses, realmente, são o máximo.
Parabéns pela matéria. Adorei!
Maritza
Ri muito agora! O mesmo aconteceu comigo e umas amigas…. Mas foi um pouco diferente. No nosso caso o banheiro já tinha sido todo higienizado e como estávamos muito apertadas, e ele demora alguns minutinhos para ser limpo… Resolvemos entrar de 3 de uma vez…. E quando estava fazendo xixi… O vaso recolheu, a porta se abriu e começou a tocar uma sirene… Só foi risadas…. Mas valeu a experiência.